Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Civilizações Pré-Colombianas dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    UNIOESTE 2012

    "Quando lá chegamos, ficamos atônitos com a multidão de pessoas e a ordem que prevalecia, assim como com a vasta quantidade de mercadoria." Castilho, Bernal Diz Del. História verdadera dela conquista de Ia Nueva Espafia. México. Porrúa. 1960. O trecho acima refere-se a uma narrativa de um colonizador espanhol a respeito da Cidade de TenochtItIán, localizada no Império asteca. Sobre os Astecas, é correto afirmar que

  2. 2

    UPE 2012

    Com relação às áreas Mesoamérica e Andina, no período coIoniaI, é correto afirmar que os(a)

  3. 3

    UNESP 2010

    Observe o mapa. A região que aparece no mapa corresponde ao território que os Incas dominaram por alguns séculos antes da chegada dos espanhóis ao continente americano. Esse povo ficou conhecido por saber aproveitar todos os recursos naturais, inclusive de áreas distantes ou de condições climáticas não muito favoráveis a agricultura. A forma como esse povo conseguiu lidar com a natureza, extraindo dela os recursos naturais necessários ao seu abastecimento está relacionada com

  4. 4

    ENEM 2016

    Quando surgiram as primeiras notícias sobre a presença de seres estranhos, chegados em barcos grandes como montanhas, que montavam numa espécie de veados enormes, tinham cães grandes e ferozes e possuíam instrumentos lançadores de fogo, Montezuma e seus conselheiros ficaram pensando: de um lado, talvez Quetzalcóatl houvesse regressado, mas, de outro, não tinham essa confirmação.   PINSKY, J. et. al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2007 (adaptado).   A dúvida apresentada inseria-se no contexto da chegada dos primeiros europeus à América, e sua origem estava relacionada ao

  5. 5

    UCS 2012

    Relacione os povos pré-colombianos, apresentados na COLUNA A, às características que os identiflcam, elencadas na COLUNA B. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

  6. 6

    ENEM 2010

    O Império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e composta por imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados. A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura, principalmente o cultivo da batata e do milho. A principal característica da sociedade inca era a

  7. 7

    UEL 2009

    Os astecas sacrificavam prisioneiros de guerra para alimentar seus deuses. O capturado tinha seu coração arrancado, era decapitado e tinha seu sangue bebido pelo captor que, depois, levava o corpo para casa, esfolava-o, comia-o com milho e vestia sua pele. É correto afirmar que estes rituais no mundo dos astecas eram de ordem simbólica, uma vez que:

  8. 8

    UFSM 2014

    Analise o quadro: VINCENT, Bernard. 1492: Descoberta ou Invasão? RJ: Jorge Zahar, 1992. p.l 19. (adaptado) O acentuado declínio populacional dos astecas do México, no século XVI, está relacionado, entre outros, com os seguintes fatores: I. a utilização de armas de fogo altamente destrutivas durante os processos da conquista militar. II. as epidemias letais trazidas pelos conquistadores, como a gripe, a varíola, o sarampo. III. a intensificação da escravidão indígena e do tráfico de escravos índios para a metrópole. IV. a violência colonial e a alta mortalidade devido ao agravamento das condições de vida dos índios. Está(ão) correta(s)

  9. 9

    UFG 2014

    Leia o texto a seguir. A riqueza dos incas e astecas foi assim devorada num relance, os impérios eliminados e, dentro em pouco, não estava ali, de toda a riqueza sonhada, senão o solo, prodigiosamente rico de ouro e prata, e restos de tribos selvagens, apavoradas, combalidas, desmoralizadas. O espanhol [...], por essa forma depredadora, adaptou logo as suas tendências e apetites naturais as condições novas que se lhe ofereciam. Enquanto houve riqueza acumulada, ele foi depredador, guerreiro, conquistador. Esgotaram-se as riquezas, ele fez-se imediatamente sedentária. Colheu os restos de populações índias sobreviventes às matanças, escravizou-as e fê-las produzir riquezas para ele - cavando a mina ou lavrando a terra. BOMFIM, Manoel. A América Latina: males de origem. Rio de Janeiro: Topbooks, 1993. p. 103. (Adaptado). Ao analisar as relações entre as metrópoles ibéricas e as suas colônias americanas, o pensador brasileiro Manoel Bomfim (1868-1932) fez uma analogia entre sociedades humanas e organismos biológicos, prática recorrente entre inúmeros intelectuais brasileiros no início do século XX. A partir da análise do texto, considerando o contexto histórico e os conceitos de interações biológicas, conclui-se que o conquistador espanhol

  10. 10

    UNESP 2009

    Entre as civilizações pré-colombianas dos maias e dos astecas, havia semelhanças culturais significativas. No momento em que foram conquistadas,

  11. 11

    ENEM 2013

    O canto triste dos conquistados: os últimos dias de Tenochtitlán Nos caminhos jazem dardos quebrados; os cabelos estão espalhados. Destelhadas estão as casas, Vermelhas estão as águas, os rios, como se alguém as tivesse tingido, Nos escudos esteve nosso resguardo, mas os escudos não detém a desolação... PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2007 (fragmento). O texto é um registro asteca, cujo sentido está relacionado ao(à)

  12. 12

    UNESP 2017

    Os deuses disseram entre si depois de criar o homem: “O que os homens comerão, oh deuses? Vamos já todos buscar o alimento.” Enquanto isso, as formigas vermelhas estavam colhendo e carregando os grãos de milho que traziam de dentro do Tonacatepetl (Montanha do Sustento). O deus Quetzalcoatl encontrou as formigas e lhes disse: “Digam-me, onde vocês colheram os grãos de milho?”. Muitas vezes lhes perguntou, mas as formigas não quiseram responder. Algum tempo depois, as formigas disseram a Quetzalcoatl: “Lá.” E apontaram o lugar. Quetzalcoatl se transformou em formiga negra e as acompanhou. Desse modo, Quetzalcoatl acompanhou as formigas vermelhas até o depósito, arranjou o milho e em seguida o levou a Tamoanchan (moradia dos deuses e onde o homem havia sido criado). Ali os deuses o mastigaram e o puseram na nossa boca para nos robustecer. Apud Eduardo Natalino dos Santos. Cidades pré-hispânicas do México e da América Central, 2004. O texto asteca   

  13. 13

    FATEC 2017

    As misteriosas cidades e edificações da civilização maia que resistiram ao tempo incluem obras reconhecidas como patrimônio mundial. Tais achados vêm intrigando pesquisadores até a atualidade, já que pouco se sabe sobre as origens, a organização social e as causas do fim dessa civilização, no século X. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais características da civilização maia. 

  14. 14

    UECE 2018

    Os incas do Peru antigo utilizavam elementos para ativar a memória parecidos com a escrita. Diferentes tipos de nós eram utilizados para registrar as transações mercantis diárias e de longo prazo, ou pagamentos de tributos do império. Esse instrumento que era muito útil para comunicação e registros contábeis do império inca é denominado

  15. 15

    UNESP 2019

    Outra prática comum aos povos mesoamericanos foi a construção de cidades. [...] As cidades mesoamericanas também serviam para dar identidade grupal aos seus habitantes, ou seja, as pessoas se reconheciam como pertencentes a tal cidade e não como “indígena”, termo que começou a ser utilizado pelos espanhóis para referir-se aos milhares de grupos que se [...] autodenominavam mexicas, cholutecas, tlaxcaltecas, dependendo da cidade que habitavam. (Eduardo Natalino dos Santos. Cidades pré-hispânicas do México e da América Central, 2004.) As cidades existentes na América Central e no México no período pré-colombiano 

  16. 16

    UFU 2021

    Diferentemente de outros povos mesoamericanos, os maias não construíram um império unificado, tendo sua sociedade organizada em várias cidades-estados tais como: Tikal, Copán e Chichén-Itzá. Esses povos desenvolveram avançados conhecimentos nos campos da arquitetura, da escrita, da matemática e da astronomia. Acerca das contribuições dos maias, é INCORRETO afirmar que esses

  17. 17

    UFU 2018

    “No momento de sua descoberta, a América apresentava uma grande heterogeneidade etnográfica. A escala civilizatória era muito variada desde as sociedades organizadas política e economicamente com um forte e bem estruturado aparelho estatal até as tribos de pescadores.” BRUIT, H. H. Bartolomé de Las Casas e a Simulação dos Vencidos: Ensaio sobre a conquista hispânica da América. Campinas-SP: Editora Unicamp, 1995, p.42. Há um consenso de que dentre as sociedades pré-colombianas de maior avanço estavam maias, astecas e incas. Sobre as características socioculturais dos incas, é correto afirmar que 

  18. 18

    UEPG 2013

    Diversos povos habitavam a América quando os europeus chegaram. Era uma população com enorme diversidade cultural. Considerando a trajetória da história desses povos, assinale a alternativa correta em relação às suas realizações.

  19. 19

    UNIOESTE 2014

    "Os espanhóis, ao chegarem ao Novo Mundo, depararam-se com as populações nativas, e muito se impressionaram com o nível de civilização de algumas delas." In: WASSERMAN, Cláudia; GUAZZELLI, Cesar Barcellos. História da América Latina: do descobrimento a 1900. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1996 p.37. Sobre as populações que viviam na América, à época da chegada dos conquistadores europeus, é CORRETO afirmar que

  20. 20

    UEL 2009

    Texto I  Eis aqui, portanto, o princípio de quando se decidiu fazer o homem, e quando se buscou o que devia entrar na carne do homem. Havia alimentos de todos os tipos. Os animais ensinaram o caminho. E moendo então as espigas amarelas e as espigas brancas, Ixmucaná fez nove bebidas, e destas provieram a força do homem. Isto fizeram os progenitores, Tepeu e Gucumatz, assim chamados. A seguir decidiram sobre a criação e formação de nossa primeira mãe e pai. De milho amarelo e de milho branco foi feita sua carne; de massa de milho foram feitos seus braços e as pernas do homem. Unicamente massa de milho entrou na carne de nossos pais. (Adaptado: SUESS, P. Popol Vuh: Mito dos Quiché da Guatemala sobre sua origem do milho e a criação do mundo. In: A conquista espiritual da América Espanhola: 200 documentos – Século XVI. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 32-33.)   Texto II “Se você é o que você come, e consome comida industrializada, você é milho”, escreveu Michael Pollan no livro O Dilema do Onívoro, lançado este ano no Brasil. Ele estima que 25% da comida industrializada nos EUA contenha milho de alguma forma: do refrigerante, passando pelo Ketchup, até as batatas fritas de uma importante cadeia de fast food – isso se não contarmos vacas e galinhas que são alimentadas quase exclusivamente com o grão. O milho foi escolhido como bola da vez devido ao seu baixo preço de mercado e também porque os EUA produzem mais da metade do milho distribuído no mundo. (Adaptado: BURGOS, P. Show do milhão: milho na comida agora vira combustível. Super Interessante. Edição 247, 15 dez. 2007, p. 33.) Com base nos textos e nos conhecimentos sobre os subtemas, assinale a alternativa que expressa as diferenças entre aquelas sociedades na sua relação com o mundo.  

  21. 21

    UFU 2000

    Sobre as civilizações pré-colombianas dos Astecas, Maias e Incas é correto afirmar que I- a base econômica dessas sociedades era a agricultura, sendo a terra pertencente à comunidade ou ao Estado e trabalhada coletivamente. II- enquanto os Incas e os Astecas desenvolveram um avançado sistema de escrita, registrando a história coletiva, os Maias se dedicaram a representar cenas do cotidiano em objetos cerâmicos, sem desenvolver a escrita. III- para os Astecas, a guerra de conquista tinha um duplo objetivo: obrigar as tribos subjugadas a pagarem tributos e obter prisioneiros para os sacrifícios nos rituais religiosos. IV- enquanto na sociedade asteca a escravidão era a base das relações de trabalho, os Maias e os Incas adotavam o trabalho coletivo livre, em sociedades igualitárias, sem hierarquias sociais. Assinale a alternativa correta.

  22. 22

    UFU 2002

    “Um mistério continua ligado à conquista (da América); trata-se do resultado do combate. Por que esta vitória fulgurante, se os habitantes da América são tão superiores em número a seus adversários, e lutam em seu próprio solo?” TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1983, p. 51. Para responder a esta pergunta, os historiadores têm apontado vários elementos que, em conjunto, podem explicar a vitória dos espanhóis sobre as populações ameríndias na conquista da América. Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada explicação para a derrota das populações ameríndias.

  23. 23

    FUVEST 2013

    Quando Bernal Díaz avistou pela primeira vez a capital asteca, ficou sem palavras. Anos mais tarde, as palavras viriam: ele escreveu um alentado relato de suas experiências como membro da expedição espanhola liderada por Hernán Cortés rumo ao Império Asteca. Naquela tarde de novembro de 1519, porém, quando Díaz e seus companheiros de conquista emergiram do desfiladeiro e depararam-se pela primeira vez com o Vale do México lá embaixo, viram um cenário que, anos depois, assim descreveram: “vislumbramos tamanhas maravilhas que não sabíamos o que dizer, nem se o que se nos apresentava diante dos olhos era real”. Matthew Restall. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 15-16. Adaptado. O texto mostra um aspecto importante da conquista da América pelos espanhóis, a saber,

  24. 24

    UNEMAT 2015

    “Tenochtitlán, uma cidade de canais, praças e mercados, pirâmides, templos, palácios, lojas e residências, que começou numa ilha no lago Texcoco e estendeu-se para as praias mais próximas com as quais se comunicava por estradas. Na época da conquista espanhola, ela era uma orgulhosa metrópole de 200 mil habitantes, tão soberba que o conquistador Bernal Diaz del Castillo registrou que mesmo ‘aqueles que estiveram em Roma ou Constantinopla dizem que em termo de conforto, regularidade e população nunca viram algo semelhante’”. (PINSKY, Jaime et al. História da América através de textos. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1991. Adaptado).   A cidade de Tenochtitlán era o centro de qual Império?

  25. 25

    UFV 2012

    Antes da chegada dos espanhóis ao território que seria chamado de América, havia muitos povos com culturas e organizações políticas e sociais bastante distintas entre si. De modo geral, esses povos são denominados pré-colombianos. Sobre os povos incas, considere as afirmativas abaixo, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas:   ( ) Os incas constituíram um vasto império, integrado por povos de idêntica cultura. ( ) O império inca se desenvolveu na costa Oeste da América, na cordilheira dos Andes. ( ) A cidade de Cuzco era o centro administrativo e sagrado do império inca. ( ) A sociedade não era estratificada e o governo era composto por diferentes estratos sociais. ( ) O poder político máximo era do imperador, considerado o filho do deus Sol.   Assinale a sequência CORRETA:

  26. 26

    PUC-GO 2016

    Queimada   À fúria da rubra língua do fogo na queimada envolve e lambe o campinzal estiolado em focos fenos sinal. É um correr desesperado de animais silvestres o que vai, ali, pelo mundo incendiado e fundo, talvez, como o canto da araponga nos vãos da brisa!   Tambores na tempestade [...] E os tambores e os tambores e os tambores soando na tempestade, ao efêmero de sua eterna idade. [...] Onde? Eu vos contemplo à inércia do que me leva ao movimento de naufragar-me eternamente na secura de suas águas mais à frente! Ó tambores ruflai sacudi suas dores! Eu que não me sei não me venho por ser busco apenas ser somenos no viver,   nada mais que isso! (VIEIRA, Delermando. Os tambores da tempestade. Goiânia: Poligráfica, 2010. p. 164, 544, 552.)     Os versos do texto tratam da destruição da fauna e da flora em uma queimada e de tambores. Esse cenário nos lembra a situação da América antes da conquista dos europeus. O continente era habitado por cerca de 50 milhões de pessoas, que possuíam diversos níveis culturais. Assinale a alternativa que indica corretamente tal diversidade entre os povos ameríndios e suas respectivas regiões:

  27. 27

    UENP 2013

    Nos últimos anos, mais de três mil livros foram lançados tendo como temática o fim dos tempos no dia 21/12/2012. Isto sem contar os documentários, filmes, blogs e afins. Tamanha difusão sobre o assunto está fundamentada na interpretação de um antigo calendário maia, um povo que habitou a América antes da chegada dos europeus. Sobre a história dos povos pré-colombianos, analise as seguintes afirmações. I. Os maias se desenvolveram na América Central e alcançaram seu apogeu no século VII; construíram grandes templos, pirâmides e observatórios de astronomia. II. Os astecas se desenvolveram a partir do século XII, na região da atual Bolívia. Como dominavam a ourivesaria (trabalhos manuais com ouro), quando os europeus chegaram à América, a civilização asteca tornou-se alvo dos espanhóis e foi dizimada em pouco tempo. III. Os incas formavam um grupo bastante numeroso que habitava a América quando da chegada dos europeus. As ruínas de uma de suas cidades, Machu Picchu, constituem-se atualmente em um dos pontos turísticos mais procurados no Peru. Quais afirmativas são corretas?

  28. 28

    UEMA 2011

    Dentre as sociedades pré-colombianas, algumas atingiram um alto grau de organização sociopolítica, a exemplo dos impérios maia, asteca e inca. Acerca desses três grandes impérios é possível afirmar: I – O Império maia, extremamente militarizado, foi o que mais ofereceu resistência à dominação espanhola, não logrando êxito. II – Um dos elementos de sustentação dos impérios asteca e inca, do ponto de vista econômico, foi a atividade agrícola, tendo o sistema de plantation como sua base econômica. III – As cidades incas, grosso modo, erguidas nas montanhas, serviam como observação astronômica, fundamental para orientação das estações do ano, para as colheitas e como centro religioso. IV – O império asteca necessitava cada vez mais da dominação de outros povos para obtenção de força de trabalho, como elemento de sustentação econômica. V – Os espanhóis ao chegarem ao continente americano se depararam com cidades extremamente desenvolvidas, como Tenochitlan, que era mais populosa que Madrid, uma das maiores cidades europeias na época.   Estão corretas apenas as opções:

  29. 29

    UFLA 2013

    Sobre a América primitiva e seus habitantes é correto afirmar, EXCETO:

  30. 30

    UFLA 2013

    “Havia de tudo entre os indígenas da América: astrônomos e canibais, engenheiros e selvagens da Idade da Pedra. Mas nenhuma das culturas nativas conhecia o ferro nem o arado, nem o vidro e a pólvora, nem empregava a roda, a não ser em pequenos carrinhos.” Fonte: GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.   Sobre as sociedades pré-colombianas, é correto afirmar, EXCETO:

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos