Ditaduras na América Latina

8 vídeos timer 50 min

A proposta deste módulo é analisar o processo de instauração de regimes militares na América Latina a partir de sua contextualização. A crise do populismo, a Guerra Fria, a Revolução Cubana e o temor das elites nacionais em relação à expansão do comunismo foram determinantes para ascensão de governos autoritários em praticamente toda a América do Sul.

Além de suas origens, o módulo também comenta as principais características do militarismo na América Latina. No regime militar argentino destaque para a repressão marcada por prisões, torturas e eliminação daqueles que eram considerados uma “ameaça à segurança nacional”, notadamente grupos de esquerda. A Guerra das Malvinas, que também é abordada neste módulo, marca a derrocada da ditadura argentina.

No caso do Chile, as vídeo-aulas explicam de que forma o governo do socialista Salvador Allende despertou a insatisfação de setores conservadores da sociedade chilena e dos Estados Unidos, resultando no golpe liderado pelo general Augusto Pinochet que implantou uma ditadura militar em 1973.

As características do governo ditatorial de Pinochet, o processo de redemocratização do Chile e o regime militar peruano também são temas deste módulo.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login