Quer ter acesso a todas as aulas de História?

Assine o Stoodi e estude tudo que você precisa para garantir sua aprovação!

A proposta deste módulo é analisar o processo de instauração de regimes militares na América Latina a partir de sua contextualização. A crise do populismo, a Guerra Fria, a Revolução Cubana e o temor das elites nacionais em relação à expansão do comunismo foram determinantes para ascensão de governos autoritários em praticamente toda a América do Sul.

Além de suas origens, o módulo também comenta as principais características do militarismo na América Latina. No regime militar argentino destaque para a repressão marcada por prisões, torturas e eliminação daqueles que eram considerados uma “ameaça à segurança nacional”, notadamente grupos de esquerda. A Guerra das Malvinas, que também é abordada neste módulo, marca a derrocada da ditadura argentina.

No caso do Chile, as vídeo-aulas explicam de que forma o governo do socialista Salvador Allende despertou a insatisfação de setores conservadores da sociedade chilena e dos Estados Unidos, resultando no golpe liderado pelo general Augusto Pinochet que implantou uma ditadura militar em 1973.

As características do governo ditatorial de Pinochet, o processo de redemocratização do Chile e o regime militar peruano também são temas deste módulo.

Você pode acompanhar o seu progresso em cada matéria durante seus primeiros 15 dias no Stoodi.

Parabéns! Você concluiu esse módulo 🤓

Você pode acompanhar o seu progresso em cada matéria durante seus primeiros 15 dias no Stoodi.

Veja abaixo como foi o seu desempenho:

História

Ditaduras na América Latina

você assistiu a

0 aulas

de todas as 8

acertou

0 %

dos exercícios

(0 acertos de 8 exercícios)

Quer continuar tendo o acompanhamento por mais tempo?