Ditaduras na América Latina
Quer voltar a acompanhar seu progresso em cada matéria? Conheça nossos planos.
A proposta deste módulo é analisar o processo de instauração de regimes militares na América Latina a partir de sua contextualização. A crise do populismo, a Guerra Fria, a Revolução Cubana e o temor das elites nacionais em relação à expansão do comunismo foram determinantes para ascensão de governos autoritários em praticamente toda a América do Sul.
Além de suas origens, o módulo também comenta as principais características do militarismo na América Latina. No regime militar argentino destaque para a repressão marcada por prisões, torturas e eliminação daqueles que eram considerados uma “ameaça à segurança nacional”, notadamente grupos de esquerda. A Guerra das Malvinas, que também é abordada neste módulo, marca a derrocada da ditadura argentina.
No caso do Chile, as vídeo-aulas explicam de que forma o governo do socialista Salvador Allende despertou a insatisfação de setores conservadores da sociedade chilena e dos Estados Unidos, resultando no golpe liderado pelo general Augusto Pinochet que implantou uma ditadura militar em 1973.
As características do governo ditatorial de Pinochet, o processo de redemocratização do Chile e o regime militar peruano também são temas deste módulo.
Parabéns! Você concluiu esse módulo 🤓
Veja abaixo como foi o seu desempenho:
Ditaduras na América Latina
você assistiu a
de todas as 8
acertou
dos exercícios
(0 acertos de 8 exercícios)
Quer continuar tendo o acompanhamento por mais tempo?
Faça o cadastro e experimente muito mais o Stoodi
Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.
Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.
Entendi