Era Vargas

10 vídeos timer 93 min

Neste módulo é analisada a chamada Era Vargas, isto é, os 15 anos ininterruptos de Getúlio Vargas à frente da Presidência da República. Um período marcado por avanços na economia com a implantação das "indústrias de base" (usina siderúrgica de Volta Redonda-RJ), mas ao mesmo tempo, lembrado como um dos momentos mais autoritários da história brasileira com o Estado Novo.

O módulo traz ainda a periodização da Era Vargas, destacando as principais características de cada fase. No Governo Provisório destaque para o populismo, as leis trabalhistas, a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Constituição de 1932 que instituiu o voto feminino e o voto secreto. No Governo Constitucional, a polarização ideológica entre a ANL (Aliança Nacional Libertadora) e a AIB (Ação Integralista Brasileira), a Intentona Comunista e o golpe que instaurou o Estado Novo receberão atenção especial.

Quanto ao Estado Novo, além das já mencionadas "indústrias de base", serão estudadas a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e o processo de redemocratização.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.