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  1. 1

    PUC-RJ 2014

    Os parágrafos que se seguem foram extraídos do documento "Declaração de Independência dos Estados Unidos", assinado pela unanimidade dos representantes politicos das Treze Colônias, no Segundo Congresso Continental no ano de 1776. "Quando no decurso da História do Homem se torna necessário um povo quebrar os elos politicos que o ligavam a outro e assumir, de entre os poderes terrenos, um estatuto de diferenciação e igualdade ao qual as Leis da Natureza e do Deus da Natureza lhe conferem o direito, o respeito que é devido perante as opiniões da Humanidade exige que esse povo declare as razões que o impelem à separação. (...) (...) o Povo tem direito a (...) instituir um novo governo, assentando os seus fundamentos nesses principios e organizando os seus poderes do modo que lhe pareça mais adequado à promoção de sua Segurança (...)." http://www. infopedia.pt/SdecIaracao-de-independencia -dos-estados Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE ao conjunto de ideias e ideais relacionados à epoca histórica tratada pelo documento.

  2. 2

    PUC-PR 2009

    O chá veio da China e atingiu a Europa no início do século XVII, com o primeiro carregamento chegando a Amsterdã em 1609. A partir do século XVIII, a Inglaterra torna-se o principal importador de chá da Europa. Nesse mesmo período, o chá consistiu em importante bebida da população dos Estados Unidos da América, ainda colônia inglesa. A partir desse contexto, marque a alternativa CORRETA:

  3. 3

    CESGRANRIO 2004

    No século XVIII, a revogação da Lei do Selo causou grande tristeza aos políticos ingleses, o que, entretanto, contrastava com a alegre movimentação dos trabalhadores na beira do cais, em decorrência da reabertura dos armazéns de manufaturados e da partida para a América de inúmeros navios carregados de mercadorias. Assinale a opção que explica corretamente a "tristeza" dos políticos com a revogação da Lei do Selo.

  4. 4

    UEL 2007

    Leia o texto a seguir: "[...] A independência e a construção do novo regime republicano foi um projeto levado adiante pelas elites das colônias. Escravos, mulheres e pobres não são os lideres desse movimento. A independência norte-americana (EUA) é um fenômeno branco, predominantemente masculino e latifundiário ou comerciante. [...]'" Fonte: KARNAL, L. 'Estados Unidos: da colônia a independência'. São Paulo: contexto, 1990. (coleção repensando a história). P. 67. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o processo de independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:

  5. 5

    UNEMAT 2010

    Sobre o processo de Independência das Treze Colônias, atualmente, Estados Unidos da América, é incorreto afirmar.

  6. 6

    FGV 2014

    (...) Nós temos essas verdades como evidentes por si mesmas: que todos os homens nascem iguais; que o seu Criador os dotou de certos direitos inalienáveis, entre os quais a Vida, a Liberdade e a procura da Felicidade; que para garantir esses direitos, os homens instituem entre eles Govemos, cujo justo poder emana do consentimento dos govemados; que, se um govemo, seja qual for a sua forma, chega a não reconhecer esses fins, o povo tem o direito de modifica-lo ou de aboli-lo e de instituir um novo governo, que fundará sobre tais principios e de que ele organizará os poderes segundo as formas que lhe parecem mais próprias para garantir a sua Segurança e a sua Felicidade. (Declaração de Independência dos Estados Unidos da América do Norte, 04 dejulho de 1776 apud Gustavo de Freitas. 900 textos de História. p. 60) Segundo o documento, é correto afirmar que

  7. 7

    UFRGS 2012

    Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. A independência das treze colônias inglesas na costa leste da América está inserida na conjuntura das revoluções atlânticas. A declaração da independência dessas colônias sustentava que 1. todos os homens nascem iguais, sendo dotados de direitos inalienáveis, como a vida, a liberdade e a aspiração a felicidade. 2. a origem de todo o poder reside no povo, cabendo a ele a organização de seu próprio governo. 3. os direitos inalienáveis deveriam ser estendidos a toda população, extinguindo-se a escravidão e o extermínio dos índios. Quais propostas estão corretas?

  8. 8

    UFF 2005

    Os processos de ocupação do território americano do Norte simbolizam, para muitos historiadores, a presença do ideário europeu no Novo Mundo. Os pioneiros ingleses do Mayflower construíram uma sociedade baseada na justiça e no cumprimento dos valores religiosos e morais protestantes. Essa base fundadora teve papel essencial na formação dos Estados Unidos da América. Assinale a opção que contém a relação correta entre a fundação e a formação dos Estados Unidos.

  9. 9

    UFRGS 2005

    Leia a seguir parte da Declaração de Independência americana. "Nós defendemos estas verdades [...]: que todos os homens nascem iguais; que o Criador os dotou de certos direitos inalienáveis, entre os quais a vida, a liberdade e a busca da felicidade; que, para garantir esses direitos, os homens instituem em seu meio governos cujo justo poder emana do consentimento dos governados; que, se um governo, não importa a sua forma, venha a desconhecer esses fins, o povo tem o direito de modifica-lo ou de aboli-lo e de instituir um novo governo, que será fundado sobre tais principios [...]" Citado em BERSTEIN, Serge. 'Histoire'. Paris: Hatier, 1990. p. 46. Avaliando os princípios da Declaração, que se pretendem de valor universal, pode-se concIuir que, no plano das Ideias, eIa foi especiaImente influenciada pela

  10. 10

    ESPM 2012

    Em 1773, procurando aliviar as dificuldades financeiras da Companhia das Índias Orientais, o governo britânico concedeu-lhe o monopólio do chá nas colônias. Os colonos reagiram e disfarçados de índios, patriotas de Boston, abordaram navios que transportavam chá, lançando a mercadoria nas águas do porto. (H. C. Allen. História dos Estados Unidos da América) A ação descrita pelo texto levou o parlamento britânico a promulgar, em 1774, as Leis CoercitIvas ou, como foram chamadas pelos colonos, Intoleráveis. Tais leis:

  11. 11

    UNESP 2016

    Todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais figuram a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para assegurar esses direitos, entre os homens se instituem governos, que derivam seus justos poderes do consentimento dos governados. Sempre que uma forma de governo se dispõe a destruir essas finalidades, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la, e instituir um novo governo, assentando seu fundamento sobre tais princípios e organizando seus poderes de tal forma que a ele pareça ter maior probabilidade de alcançar-lhe a segurança e a felicidade. (Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776). In: Harold Syrett (org.). Documentos históricos dos Estados Unidos, 1988.) O documento expõe o vínculo da luta pela independência das treze colônias com os princípios 

  12. 12

    UECE 2017

    Atente aos seguintes excertos sobre a formação dos Estados Unidos da América: “[...] a forma pela qual foi feita a distribuição de terras ao Norte permitiu ao pequeno proprietário trabalhar em conjunto com sua família e diversificar progressivamente a sua produção. O excedente dessa produção era finalmente destinado aos mercados locais e regionais. Em alguns casos, madeiras, farinha de trigo e carne acabavam sendo exportadas para o Sul e para as ilhas do mar das caraíbas, contribuindo assim para o comércio triangular [...]”; “No Sul, as raízes sociais eram menos profundas que no Norte. A própria distância entre as plantations espalhadas no território dificultava um convívio social intenso entre os colonos, [...]. Por isso, predominou no Sul um sistema de distribuição de terras administradas por grandes proprietários, que não eram portadores de privilégios especiais que lhes permitissem controlar a população de suas terras, no estilo de um grande senhor feudal. Mas, mesmo assim, o conceito de cidadania no Sul se associou ao poder absoluto de um só homem”. NARO, Nancy P. S. A formação dos Estados Unidos. 8. ed. São Paulo: Atual, 1994, p.18. O aspecto da formação dos Estados Unidos, abordado nos trechos acima, sobre o qual a historiadora americana Nancy Naro descreve sua concepção, diz respeito à 

  13. 13

    Espcex (Aman) 2020

    Embora estivessem subordinadas às leis inglesas, as Treze Colônias norte-americanas gozavam de certa autonomia no que dizia respeito aos assuntos internos. No século XVIII, as relações entre as Colônias e Londres se deterioraram pouco a pouco. Os conflitos se acirraram em 1773, levando o Parlamento britânico a aprovar medidas restritivas em relação à Assembleia de Massachusetts, nas Treze Colônias, que foram denominadas como:   

  14. 14

    FGV 2014

    (...) Nós temos essas verdades como evidentes por si mesmas: que todos os homens nascem iguais; que o seu Criador os dotou de certos direitos inalienáveis, entre os quais a Vida, a Liberdade e a procura da Felicidade; que para garantir esses direitos, os homens instituem entre eles Governos, cujo justo poder emana do consentimento dos governados; que, se um governo, seja qual for a sua forma, chega a não reconhecer esses fins, o povo tem o direito de modificá-lo ou de aboli-lo e de instituir um novo governo, que fundará sobre tais princípios e de que ele organizará os poderes segundo as formas que lhe parecem mais próprias para garantir a sua Segurança e a sua Felicidade. (Declaração de Independência dos Estados Unidos da América do Norte, 04 de julho de 1776 apud Gustavo de Freitas, 900 textos de História. p. 60) Segundo o documento, é correto afirmar que 

  15. 15

    Espcex (Aman) 2011

    A independência dos Estados Unidos da América foi o primeiro grande indicador histórico da ruína do Antigo Regime. Durante esse processo de independência, 

  16. 16

    UFLA 2013

    Do final do século XVIII ao final do século XIX, o continente americano passou por grandes transformações, dentre as quais se destacam as independências dos Estados Unidos, dos países da América Espanhola e do Brasil. Enumere a Coluna II de acordo com a Coluna I e, a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.   COLUNA I ( 1 ) Independência dos Estados Unidos ( 2 ) Independência da América Espanhola ( 3 ) Independência do Brasil   COLUNA II ( ) Revolução do Porto ( ) Caudilhismo ( ) Leis Intoleráveis ( ) Congresso do Panamá ( ) Dia do Fico ( ) Massacre de Boston

  17. 17

    UFU 1999

    A respeito do processo de independência das colônias inglesas da América do Norte, no final do século XVIII, e a formação dos Estados Unidos, é correto afirmar que

  18. 18

    MACKENZIE 2001

    Cremos como verdades evidentes por si próprias, que todos os homens nasceram iguais e que receberam do seu Criador alguns direitos inalienáveis [que seria injusto retirar], como a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Thomas Jefferson   O fragmento de texto acima integra um importante documento da História da humanidade, e inspirou muitos combates pela liberdade na Europa e nas Américas. Esse documento é,

  19. 19

    UFES 1999

    A Declaração de Independência das 13 Colônias Inglesas da América do Norte, em 4 de julho de 1776, da qual Thomas Jefferson foi relator, consagrou, em seu texto, o princípio do (a):

  20. 20

    UFMG 2003

    Em 1776, após uma série de conflitos, parcela expressiva das sociedades das Treze Colônias se articulou no sentido de romper com o domínio inglês. Considerando-se esse processo, bem como  seus desdobramentos, é CORRETO afirmar que ele se:

  21. 21

    FEI

    Sobre a independência dos Estados Unidos (1776) é correto afirmar que:

  22. 22

    UFJF 2010

    Abaixo se encontram descritas diferentes características dos processos de independência da América Latina e da América do Norte. Sobre esse contexto, leia as alternativas abaixo. I- Nos Estados Unidos, como ideias, ciência imediata de seu processo de independência, ocorreu a abolição da escravatura. II - Em toda a América Espanhola ocorreu uma aliança entre as elites locais e os setores populares contra os interesses metropolitanos sem, contudo, produzir mudanças nas formas de governo. III - Na América Portuguesa, a transferência da Corte para Rio de Janeiro, bem como a abertura dos portos às nações amigas constituiu-se em importante fator para a crise do sistema colonial. IV - O processo de independência no Haiti caracterizou-se por uma rebelião escrava, constituindo-se em um singular modelo de luta anticolonial. Marque a opção CORRETA.

  23. 23

    UPE 2012

    A crise do Antigo Regime se fez presente nas Américas, a partir do século XVIII. Sobre esse fato, está CORRETA a alternativa

  24. 24

    UNEMAT 2008

    No ano de 1776, a primeira colônia do continente americano declarou a sua independência – os Estados Unidos da América.   Sobre este acontecimento é CORRETO afirmar.

  25. 25

    UEFS 2015

    Apesar de as ideias liberais fundamentarem a organização política dos Estados Unidos da América, a política liberal, então praticada, a exemplo do Brasil,

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    Espcex (Aman) 2015

    Leia as afirmações abaixo.   I- Permitiu o acesso à cidadania a todos os norte-americanos.   II- Abalou o prestígio do rei na Inglaterra e provou que era possível fazer valer a soberania popular.   III- Trouxe prejuízos aos povos indígenas, pois suas terras, localizadas em sua maior parte a oeste do Mississipi, passaram a ser atacadas pelos proprietários de terra e comerciantes de peles de origem europeia.   IV- Propiciou a abolição da escravidão nos Estados Unidos.   São repercussões imediatas da independência norte-americana

  27. 27

    UNIRIO 1996

    O processo de independência das 13 colônias da América do Norte, que culminou com a Declaração de Independência em 1776, relaciona-se à:

  28. 28

    UFU 2002

    Nos princípios da Declaração de Independência dos Estados Unidos, como nestes abaixo relacionados, pode-se reconhecer a intenção dos representantes dos colonos, reunidos na Filadélfia, de constituírem uma nova sociedade política, baseada na democracia representativa, na defesa da liberdade individual e da igualdade. - Que todos os homens nascem iguais; - Que o seu Criador os dotou de certos Direitos inalienáveis, entre os quais a Vida, a Liberdade e a procura da Felicidade; - Que, para garantir esses direitos, os homens instituem entre eles Governos (...). - Que, se um governo (...) chega a não reconhecer estes fins, o povo tem o direito de modificá-lo ou de aboli-lo e de instituir um novo governo (...). KOSHIBA, Luiz e PEREIRA, Denise M.F. Américas: Uma Introdução Histórica. São Paulo: Atual, 1992, p. 81. Assinale a alternativa que demonstra corretamente as limitações da aplicação destes princípios, na sociedade constituída após a independência.

  29. 29

    UNIFESP 2004

    O que queremos dizer com a Revolução? A guerra? Isso não foi parte da Revolução; foi apenas um efeito e consequência dela. A Revolução estava nas mentes das pessoas e foi levada a cabo de 1760 a 1775, no curso de quinze anos, antes que uma gota de sangue fosse derramada em Lexington. John Adams para Jefferson, 1815.   A partir da leitura do texto acima, sobre a independência das treze colônias, pode-se inferir que o seu autor

  30. 30

    UFF 1997

    "Consideramos evidentes as seguintes verdades: que todos os homens foram criados iguais; que receberam de seu Criador certos direitos inalienáveis; que entre eles estão os direitos à vida, à liberdade e à busca da felicidade."  (Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, 2 de julho de 1776.) Esta passagem denota:

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