Exercícios de Governo JK

Voltar para Governo JK

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Governo JK dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFES 1996
    "Presidente Bossa Nova Bossa Nova mesmo é ser Presidente Desta terra descoberta por Cabral Para tanto basta ser tão simplesmente Simpático, risonho e original (...)" (Juca Chaves) A letra da música se refere ao presidente JK, e o termo Bossa Nova, que aparece no final da década de 50 como movimento musical, passa a designar tudo que é novidade, diferente, inusitado, inclusive o Presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), segundo Juca Chaves. As novidades na cultura, nessa fase, se davam paralelamente à euforia desenvolvimentista, resultante da política econômica, que tinha como um dos objetivos:
  2. 2. ENEM 2013
    A charge ironiza a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, ao
  3. 3. UFLA 2006
    O presidente Juscelino Kubitschek visita a fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), em novembro de 1959. Nesse período, a indústria brasileira ingressa definitivamente no restrito clube de países que dominam a tecnologia de fabricação de automóveis. A foto e o texto indicam a política adotada por JK durante seu governo. Analise as alternativas abaixo e assinale a que NÃO apresenta relação com as medidas adotadas por esse governo.
  4. 4. UERN 2012
    "No governo de JK predominou o discurso desenvolvimentista. O lema era assegurar o progresso econômico do Brasil através do Plano de Metas, que priorizava os setores básicos, como transportes, energia, educação e indústria. Prometendo realizar em cinco anos aquilo que normalmente seria feito em cinquenta, o governo passava a imagem de que o Brasil estava entrando numa era de otimismo e que as mudanças terminariam por beneficiar a todos". (Rezende, A. P. e Didier, M. T. Rumos da História. História Geral e do Brasil. Volume Único. Ensino Médio. 2a Ed. São Paulo: Atual 2005 p. 608) Pode ser considerada uma consequência do plano de metas:
  5. 5. UERJ 2007
    Os anos JK, festejados como dourados, tiveram como suporte o Plano de Metas, um conjunto de diretrizes com o objetivo de eliminar as desigualdades do Brasil. Entre essas diretrizes podemos destacar
  6. 6. UERJ 2014
    Os governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek foram momentos marcantes da história económica brasileira, especialmente no que se refere ao desenvolvimento industrial do país. Uma semelhança entre o processo de industrialização brasileiro verificado no governo de Vargas e no de JK está apontada em:
  7. 7. ENEM 2016
    No anúncio, há referências a algumas das transformações ocorridas no Brasil nos anos 1950 e 1960. No entanto, tais referências omitem transformações que impactaram segmentos da população, como a  
  8. 8. CEFET-MG 2015
    Analise a imagem que se segue, publicada na Revista Careta, em 12 de março de 1960. Essa imagem revela a
  9. 9. FGV 2015
    Leia um trecho de uma entrevista com o historiador Francisco Alembert. (...) os governos vêm sucessivamente utilizando a retórica, a imagem e o mito do governo de Juscelino, por isso ele continua tão forte e tão presente. Mas há também algo em comum na utilização de JK por esses governos. De uma forma ou de outra, eles procuram justificar o crescimento econômico dentro da democracia. Ele agradava a burguesia, porque se mostrava um governo modernizador, e também agradava a esquerda, mesmo não tendo uma política de esquerda. Mas alcançou um crescimento realmente fantástico, nunca visto antes. O grande problema é que isso não foi dividido por toda a sociedade. (www.sinprosp.org.br/reportagens.entrevistas.asp?especial=102&materia=281 . Acessado em 20.08.2014) A partir da entrevista, é correto afirmar que o chamado mito JK
  10. 10. UEL 2014
    A construção da cidade de Brasília fez parte do processo desenvolvimentista dos anos 1950 liderado pelo presidente Juscelino Kubitschek e seu vice, João Goulart. O projeto modernizante de JK assentava-se na política do "50 anos em 5", que preconizava, entre outras coisas, dotar o país de uma infraestrutura suficiente para sustentar a industrialização. Com base nos conhecimentos sobre a política econômica desse período histórico brasileiro, assinale a alternativa correta.
  11. 11. MACKENZIE 1998
    Em janeiro de 1.956, tinha início o governo JK , que representava os anseios de modernização em vários setores da sociedade. No plano político, o governo sustentava-se através:
  12. 12. PUCRJ 2007
    Durante o governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961), o setor socioeconômico caracterizou-se pelo desenvolvimentismo, expressado pelo Plano de Metas, que continha trinta e um objetivos estratégicos para o desenvolvimento do país. Com base no exposto, examine as afirmativas a seguir. I - A energia, a educação e a indústria básica foram três dos setores estratégicos do governo JK. II - A agricultura de exportação foi o setor econômico de maior expansão durante os anos JK, permitindo acumulação de divisas estrangeiras. III - O desenvolvimento industrial foi possível pela conjugação de investimentos estatais e privados, dentre os quais merece destaque a presença de capital estrangeiro. IV - A construção da nova capital - Brasília - foi considerada a meta síntese, pois expressava, de um lado, os esforços de integração do território brasileiro e, de outro, a modernidade do momento vivido. Estão corretas:
  13. 13. UEMG 2015
    “Você já conhecia Brasília?”, ele pergunta. “Não; eu vim conhecer agora.”(...) ele segue perguntando, sem me dar tempo de responder (...) “O futuro está aqui”, ele diz, enchendo o peito. “Um novo país está nascendo nessa cidade. (...) Um país onde todos terão oportunidade, onde ninguém mais passará fome, (...)Um país, enfim, que é o país com o qual todos nós, os brasileiros, um dia sonhamos.” “(...) tranquilo, com tudo certo, sento-me numa cadeira e acendo um cigarro. E ali fico, pensando (...), naquela segunda feira de abril de mil novecentos e sessenta e três.” VILELA, 2013, p. 107 - 110     Nos fragmentos apresentados acima, é possível perceber a esperança do personagem, que é dono de um bar em Brasília, em um Brasil melhor e de futuro promissor.   Esse sentimento do personagem é consequência de ações políticas de caráter desenvolvimentista, executadas por
  14. 14. FCMS-JF 2015
    Sobre o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) é correto afirmar que:
  15. 15. UNEMAT 2012
    Assinale a alternativa correta sobre o período de governo de Juscelino Kubitschek.  
  16. 16. UNIOESTE 2010
    “Os resultados do Programa de Metas foram impressionantes, sobretudo no setor industrial. Entre 1955 e 1961, o valor da produção industrial, descontada a inflação, cresceu 80%, com altas porcentagens nas indústrias do aço (100%), mecânicas, de eletricidade e comunicações e de material de transporte (600%). De 1957 a 1961, o PIB cresceu a uma taxa anual de 7% (...)”. (FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008, p.236) Sobre a política econômica do governo de Juscelino Kubitschek (1956-61), definida no Programa de Metas, considere as afirmativas a seguir: I - O governo JK, enfatizando um modelo de desenvolvimento econômico industrial, estabeleceu as seguintes prioridades no Programa de Metas: transportes, energia, alimentação, indústria de base, educação e a construção de Brasília. II - O governo JK atribuiu pouca importância ao setor de produção de bens de consumo duráveis, o que provocou atraso tecnológico. III- Através desse programa, o governo atendeu às necessidades reais da população, gerando maior equilíbrio social e distribuição de renda. IV- Os gastos governamentais para sustentar o programa de industrialização e a construção de Brasília resultaram em crescentes déficits do orçamento federal, provocando, inclusive, o crescimento da inflação. V - Para cumprir o slogan de realizar “cinquenta anos de progresso em cinco de governo”, Juscelino, com o apoio das organizações sindicais e da burguesia nacional, criou mecanismos que limitavam os investimentos das multinacionais no país, as quais passaram a ter um papel secundário na economia brasileira. A partir das referências acima, assinale a alternativa que corresponda apenas às corretas.
  17. 17. UFAC 2011
    “É impossível dissociar Oscar Niemeyer de Brasília. [...] Niemeyer foi escolhido para projetar todas as edificações monumentais da nova capital por decisão de Juscelino Kubitschek. Prefeito de Belo Horizonte, no início dos anos 1940 ele já havia pedido ao arquiteto desenhos para as principais instalações da Pampulha, um novo bairro da cidade. Juscelino viu sua realização estampada nos jornais, nas revistas e nas principais publicações de arquitetura do mundo. Entendeu, rapidamente, que a arquitetura de Niemeyer, por ser popular e de qualidade, podia trazer ganhos políticos. Juscelino queria o mesmo para a capital federal. [...] Era necessário criar um novo monumentalismo que simbolizasse ao mesmo tempo uma sociedade jovem, ousada, dinâmica e democrática.” VEJA: Brasília 50 anos. São Paulo: Abril, n. 2138, nov. 2009, p.62.   Acerca dos elementos culturais e das transformações dos espaços que constituíram a atual capital federal, entendemos que:  
  18. 18. UNIMONTES 2012
    Uma consequência direta da mudança da política capitalista e nacionalista de Vargas para a política do capitalismo dependente de J. K. foi/foram
  19. 19. ENEM - 3 APLICACAO 2014
    Os anos JK podem ser considerados de estabilidade política. Mais do que isso, foram anos de otimismo, embalados por altos índices de crescimento econômico, pelo sonho realizado da construção de Brasília. Os "cinquenta anos em cinco" da propaganda oficial repercutiram em amplas camadas da população.       FAUSTO. B.  História Concisa do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado, 2002.   O Governo Juscelino Kubitscheck era criticado como  "entreguista", por alguns de seus opositores, devido a sua política de desenvolvimento ser marcada pelo(a) 
  20. 20. UFU 2014
    Em comparação com o governo de Vargas e os meses que se seguiram ao suicídio do presidente, os anos JK podem ser considerados de estabilidade política e de relativa democracia. Mais do que isso, foram anos de otimismo, embalados por altos índices de crescimento econômico, pelo sonho realizado da construção de Brasília. Os “cinquenta anos em cinco” da propaganda oficial, com seu ambicioso Programa de Metas, abrangendo várias áreas da economia nacional, incentivando a construção de grandes obras públicas, que repercutiram positivamente em amplas camadas da população. FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998, p. 422. (Adaptado)     Esse período de grande otimismo vivenciado no Brasil na segunda metade dos anos de 1950, apresentado no fragmento de texto acima, está relacionado
  21. 21. PUC-RS 2012
    Considere as informações a seguir, sobre o governo de Juscelino (1956-1960). Ao assumir a presidência, JK colocou em prática uma política desenvolvimentista, denominada Plano de Metas, sob o lema “Cinquenta anos em cinco”. Como resultados dessa política, citam-se 1. a construção da rodovia Belém-Brasília. 2. o incremento à indústria automobilística. 3. a consolidação do equilíbrio orçamentário nacional. 4. a implantação do Acordo Nuclear Brasil-Alemanha. 5. a instalação da Superintendência Nacional de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). São decorrentes da política desenvolvimentista de JK apenas
  22. 22. UFU 2000
    Assinale a alternativa que melhor caracteriza o período do governo Juscelino Kubitschek.
  23. 23. UNESP 2012
    Bossa nova é ser presidente desta terra descoberta por Cabral. Para tanto basta ser tão simplesmente: simpático, risonho, original. Depois desfrutar da maravilha de ser o presidente do Brasil, voar da Velhacap pra Brasília, ver Alvorada e voar de volta ao Rio. Voar, voar, voar. [...] (Juca Chaves apud Isabel Lustosa. Histórias de presidentes, 2008.)     A canção Presidente bossa-nova, escrita no final dos anos 1950, brinca com a figura do presidente Juscelino Kubitschek. Ela pode ser interpretada como a
  24. 24. UNIMONTES 2014
    Sobre a política econômica do presidente Juscelino Kubitschek, marque C para as alternativas corretas ou I para as incorretas. ( ) O governo JK, tendo como carro-chefe o Plano de Metas, promoveu uma ampla atividade do Estado tanto no setor de infraestrutura como no incentivo direto à industrialização. ( ) O governo JK atraiu grandes quantidades de capital estrangeiro ao Brasil, abrindo a economia nacional e diminuindo significativamente a presença do Estado na área econômica. ( ) Com o Plano de Metas, a produção industrial brasileira cresceu significativamente, com destaque para os setores de automóveis e material de transporte, aço, eletricidade e comunicações. ( ) O nacional-desenvolvimentismo de JK expressava uma política econômica que tratava de combinar o Estado, a empresa privada nacional e o capital estrangeiro para promover o desenvolvimento, com ênfase na industrialização. A sequência CORRETA é
  25. 25. FAMERP 2016
    O Plano de Metas foi uma experiência sistemática de planejamento implementada pelo governo Juscelino Kubitschek (1956-1961). O Plano favoreceu a instalação de empresas estrangeiras especializadas na montagem de automóveis no Brasil, fato que
  26. 26. UFRGS 2016
    Em 1955, foram eleitos Juscelino Kubitschek (JK), para presidência da República, e João Goulart, para a vice-presidência. Com relação ao contexto dessas eleições e ao governo JK, considere as seguintes afirmações.   I - Descontentes com o resultado das eleições, Carlos Lacerda e políticos ligados à União Democrática Nacional (UDN) tentaram impugnar as eleições, gerando uma crise política que ativou setores golpistas da sociedade civil e das forças armadas.   II - O Plano de Metas previa investimentos do Estado em infraestrutura, visando à modernização social e ao desenvolvimento do setor industrial.   III- O governo de JK caracterizou-se por instabilidade política, devido à inexistência de maioria parlamentar no Congresso, o que acabou atrasando a construção de Brasília.   Quais estão corretas?
  27. 27. UERJ 2011
    Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino. Juscelino Kubitschek, 02/10/1956 O Globo, 21/04/2010   A realização mais conhecida do governo de Juscelino Kubitschek foi a construção de Brasília. No entanto, essa obra contemplava objetivos mais abrangentes desse governante. Dentre esses objetivos, destaca-se o de promover a integração nacional por meio da seguinte ação:
  28. 28. FCMMG 2009
    O Governo JK (1956/1960) representou um instrumento deliberado e efetivo para o desenvolvimento industrial brasileiro.   São fatores que explicam esse desenvolvimento industrial, EXCETO:
  29. 29. UDESC 2015
    Analise as proposições relativas a acontecimentos da história do Brasil, no século XX, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.   ( ) Juscelino Kubitschek governou entre os anos de 1956 e 1961 com a promessa de fazer o Brasil crescer 50 anos em 5. Período em que houve desenvolvimento urbano e aumento do consumo no país, conhecido como “anos dourados”. ( ) O processo de urbanização vivenciado no Brasil, a partir dos anos 1950, possibilitou às mulheres brasileiras acesso à formação educacional e a atividades, até então, exclusivamente masculinas, contudo, para que as mulheres alcançassem os mesmos direitos que os homens, foram necessárias muitas mobilizações. ( ) Em 1988 foi promulgada a Constituição ainda em vigência. No texto desta Carta Magna são encontradas importantes decisões referentes à abrangência dos direitos civis. ( ) Nas décadas de 80 e 90, do século XX, para conter a inflação, os governos brasileiros lançaram diferentes planos econômicos, os quais impuseram medidas como: mudança da moeda, controle de preços e de salários. ( ) O processo de “abertura política” foi rápido e estabeleceu o fim do período da ditadura civil brasileira, ocorrendo as eleições diretas, realizadas em 1985, que elegeram Tancredo Neves presidente do Brasil.   Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
  30. 30. UNIR 2011
    Uma das grandes metas do Governo Juscelino Kubitschek foi a da Integração Nacional que partia do pressuposto de que a falta de comunicação entre as regiões industrializadas do Sudeste e as zonas agroprodutoras do interior estrangulava o desenvolvimento nacional. Sobre o assunto, assinale a afirmativa correta.
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login