Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Igreja Medieval

Voltar para Igreja Medieval

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Igreja Medieval dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFPEL 2007
    "Arrancada a confissão do réu, os inquisidores proferiam a sentença em uma sessão pública denominada sermão geral. As sentenças previam três tipos básicos de penas: confiscação de bens, prisão e morte. A maioria dos condenados à morte eram queimados vivos numa grande fogueira. Somente a alguns permitia-se o estrangulamento antes de serem lançados ao fogo". COTRIM, Gilberto. 6a ed. São Paulo: Saraiva, 2001. O texto didático faz uma análise das ações do Tribunal da Inquisição, criado pela:
  2. 2. UFSCAR 2008
    "O Quarto Concílio de Latrão, em 1215, decretou medidas contra os senhores seculares caso protegessem heresias em seus territórios, ameaçando-os até com a perda dos domínios. Já antes do Concílio e como consequência dele, as autoridades laicas decretaram a pena de morte para evitar a disseminação de heresias em seus territórios, a começar por Aragão em 1197, Lombardia em 1224, França em 1229, Roma em 1230, Sicília em 1231 e Alemanha em 1232". (Nachman FaIbeI. "Heresias medievais", 1976.) A respeito das heresias medievais, é correto afirmar que:
  3. 3. MACKENZIE 1996
    Em 1231, o Papa Gregório IX criou os Tribunais da Inquisição, tendo entre outros objetivos impor
  4. 4. ENEM 2014
    Sou uma pobre e velha mulher, Muito ignorante, que nem sabe ler. Mostraram-me na igreja da minha terra Um Paraíso com harpas pintado E o Inferno onde fervem almas danadas, Um enche-me de júbilo, o outro me aterra. VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999. Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de
  5. 5. UFPE 2002
    As transformações econômicas e sociais dos séculos XII e XIII provocaram a chamada "crise de consciência religiosa". Sobre os movimentos heréticos surgidos neste período, assinale a alternativa correta.
  6. 6. UFG 2004
    I. Só a Igreja romana foi fundada por Deus. II. Só o pontífice romano, portanto, tem o direito de ser chamado universal. III. Só ele pode nomear e depor bispos. [...] VIII. Só ele pode usar a insígnia imperial. IX. O papa é o único homem a quem todos os príncipes beijam os pés. XII. É-Ihe lícito destituir os imperadores. GREGÓRIO VII, Dictatus papae. Apud SOUZA, José Antonio C. R. de; BARBOSA, João Morais. "O reino de Deus e o reino dos homens". Porto Alegre: Edipucrs, 1997. p. 47-48. O documento expressa a concepção do poder papal de Gregório VII (1073-1085) que se relaciona com:
  7. 7. UEL 2008
    Sobre a religiosidade medieval, é correto afirmar
  8. 8. UNESP 2000
    "'Reconheço ter prendido mercadores de Langres que passavam pelo meu domínio. Arrebatei-Ihes as mercadorias e guardei-as até o dia em que o bispo de Langres e o abade de Cluny vieram procurar-me para exigir reparações."  (CASTELÃO DO SECULO XI.) O texto apresentado permite afirmar que, na Idade Média,
  9. 9. UFES 2004
    Em fevereiro de 1076, o papa Gregório VII, reagindo contra a decisão dos bispos alemães de se proclamarem independentes da Santa Sé, excomunga Henrique IV, soberano do Sacro Império Romano-Germânico, nos seguintes termos: [Dirigindo-se a S. Pedro] "A mim como teu representante me foi especialmente confiado e a mim pela tua graça foi dado por Deus o poder de ligar e desligar no Céu e na terra. Apoiando-me pois nesta crença para a honra e defesa da tua Igreja e em nome de Deus Todo-Poderoso, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, por intermédio do teu poder e autoridade, retiro o governo de todo o reino dos Germanos e da Itália ao rei Henrique, porque ele ergueu-se contra a tua Igreja com uma inaudita soberba. E liberto todos os cristãos do juramento de fidelidade que lhe tiverem feito ou vierem a fazer, e proíbo a quem quer que seja de o servir como rei, porque é justo que aquele que procura diminuir a honra da tua Igreja perca também a honra que deveria ter". (SPINOZA, F. "Antologia de textos históricos medievais". Lisboa: Sá da Costa, 1981. p. 290) O episódio faz parte de um dos mais importantes conflitos ocorridos no período medieval entre o papado e o Império, denominado "Questão das Investiduras" (1075-1122), que consistiu:
  10. 10. UFRGS 1996
    Em relação à Igreja Católica durante o período feudaI, NÃO se pode afirmar que:
  11. 11. UFPR 2014
    O Papa Francisco, eleito em março de 2013, chamou atenção novamente para a figura de Francisco de Assis, considerado o fundador da Ordem dos Franciscanos (ou dos Frades Menores) na Baixa Idade Média. Assinale a alternativa que relaciona o contexto de surgimento dos Franciscanos e sua motivação de ação.
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login