Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Alta Idade Média - Império Bizantino

Voltar para Alta Idade Média - Império Bizantino

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Alta Idade Média - Império Bizantino dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. PUC-PR 2005
    O Império Bizantino ou Romano do Oriente existiu durante a Idade Média, sendo-lhe cronologicamente coincidente. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
  2. 2. PUC-PR 2005
    A História do Império Bizantino abrangeu um período equivalente ao da Idade Média, apesar da instabilidade social, decorrente, entre outros fatores:
  3. 3. UFPB 2006
    O Império Bizantino dominou vastas regiões de diferentes etnias, em três continentes (Europa, Ásia e África), sob a égide de um modelo teocrático centralizado, conhecido como cesaropapismo, no qual o Basileus concentrava, em suas mãos, a chefia suprema do exército, da administração do Estado (Poder de César) e da religião cristã (Poder de Papa). Por conseguinte, os conflitos de natureza política, econômica, social e cuIturaI se manifestavam como questões de religião: as famosas "querelas religiosas" bizantinas. Sobre essas querelas, é correto afirmar
  4. 4. UPE 2009
    Na Idade Média, Bizâncio era um importante centro comercial e político. Merecem destaques seus feitos culturais, mostrando senso estético apurado e uso das riquezas existentes no Império. Na sua arquitetura, a igreja de Santa Sofia destacou-se pela
  5. 5. ESPM 2012
    Observe a imagem, leia o texto e responda: Depois da queda do Império Romano do Ocidente (476) Roma caiu num período de obscuridade enquanto Constantinopla permanecia o farol da civilização e da cultura, sendo constantemente embelezada por monumentos magníficos. Um deles, Santa Sofia, obra-prima da arquitetura, erguida no século VI e considerada pelos historiadores de arte como a oitava maravilha do mundo. Em 1453 Constantinopla foi submetida ao domínio de outro povo e o monumento passou por modificações exteriores e interiores. Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, os responsáveis pela construção e pelas posteriores alterações em Santa Sofia:
  6. 6. UPE 2014
    A civilização bizantina foi muito mais original e criativa que, em geral, lhe creditam. Suas igrejas abobadadas desafiam em originalidade e ousadia os templos clássicos e as catedrais góticas, enquanto os mosaicos competem, como supremas obras de arte, com a escultura clássica e a pintura renascentista. (ANGOLD, Michael. Bizâncio: A ponte da antiguidade para a Idade Média. Rio de Janeiro: Imago. 2002. p. 9. Adaptado.) Sobre o legado cultural bizantino, assinale a alternativa CORRETA.
  7. 7. UFRGS 2008
    Assinale a alternativa que apresenta um dos resultados do entrecruzamento de culturas no Império Bizantino.
  8. 8. UNESP 2010
    Observe a figura. O ícone, pintura sobre madeira, foi uma das manifestações características da civilização Bizantina, que abrangeu amplas regiões do continente europeu e asiático. A arte bizantina resultou
  9. 9. PUC-PR 2004
    No século VI, o Império Bizantino foi governado pelo seu mais célebre imperador, Justiniano. Conseguiu anexar várias regiões ao seu território, praticou o cesaropapismo, isto é, fazia constantes intervenções nos assuntos religiosos e mandou edificar a suntuosa Igreja de Santa Sofia. Na cultura jurídica, organizou o Corpus Juris Civilis, no qual podemos destacar I. Um código, que continha toda a legislação romana revisada desde o Imperador Adriano. II. O Digesto ou Pandectas, que incluía um sumário da jurisprudência romana. III. A Recomendação, que teve suas origens no antigo Patronato romano. IV. As Institutas, que constituíram um resumo para ser utilizado pelos estudiosos de Direito. V. As Novelas ou Autênticas, que reuniam as novas leis do Imperador. VI. O Dominus Noster, inspiração nas Monarquias Despóticas e Teocráticas do Oriente. VII. As Leis Licínia e Ogúlnia, que tratavam de assuntos referentes ao Direito Civil e ao Direito Penal. 
  10. 10. UFV 2005
    O Império Bizantino se originou do Império Romano do Oriente, reunindo diferentes povos: gregos, egípcios, eslavos, semitas e asiáticos. Em razão disso, foi preciso criar um eficiente sistema político e administrativo para dar força e coesão àquele mosaico de povos e culturas. Sobre o Império Bizantino é INCORRETO afirmar que:
  11. 11. UTFPR 2016
    O Império Bizantino, após a queda de Roma, gradativamente se afastou da influência ocidental e da autoridade exercida pelo papa. Em meados do século XI, após uma série de discordâncias, ocorreu o Cisma do Oriente que dividiu o cristianismo em duas partes. No Ocidente, a Igreja Católica Apostólica Romana se manteve, mas no Oriente, outra Igreja Cristã foi formada. Assinale o nome que recebeu a Igreja do Império Bizantino.
  12. 12. FUVEST 1987
    Do Grande Cisma, sofrido pelo Cristianismo no século XI, resultou:
  13. 13. MACKENZIE 1997
    O ano de 1054 foi marcado pelo "Cisma do Oriente". Após um longo processo de conflitos, ocorreu a ruptura entre o papado romano e o patriarca de Constantinopla, ocasionando:
  14. 14. UFLA 2012
    A proibição e a destruição de imagens, bem como a chefia do Estado e da Igreja pertencer ao Basileu caracterizam dois fatos do Império Bizantino, denominados, respectivamente, de:
  15. 15. UFV 2012
    Uma das características do Império Bizantino foi o rompimento do cristianismo de Bizâncio com algumas ideias da Igreja de Roma. Nesse sentido, no ano de 730 d.C., o Iconoclasmo ou Iconoclastia tornou-se doutrina oficial, por decreto do Imperador Leão III. Sobre esse decreto, é CORRETO afirmar que:
  16. 16. UFV 2011
    O movimento Iconoclasta foi difundido a partir da cidade de Bizâncio e se espalhou pela Europa em meados do século VIII. Sobre o movimento Iconoclasta, é CORRETO afirmar que:
  17. 17. UECE 2015
    No ano de 2006, os líderes religiosos, o Papa Católico Bento XVI e o Patriarca Ecumênico Ortodoxo Bartolomeu I, encontraram-se em Istambul, na Turquia. O encontro marcou a reaproximação entre Católicos e Ortodoxos, e renovou os compromissos em continuar o caminho da unidade dos cristãos e o diálogo entre ambas as religiões. A ruptura entre Católicos e Ortodoxos 
  18. 18. UPE 2012
    O Império Bizantino se formou com base em três influências culturais, que foram
  19. 19. UNESPAR 2010
    Correlacione as técnicas artísticas (coluna 1) aos seus conceitos (coluna 2) e os períodos da história da arte correspondentes nos quais foram preponderantemente originadas e empregadas (coluna 3).   Coluna 1   1) Técnica de cera perdida. 2) Mosaico. 3) Afresco. 4) Vitral.   Coluna 2   I) Técnica com uso de pedrinhas (cubos ou tesselas de mármore ou vidro) aplicadas e coladas sobre uma superfície segundo um desenho. II) O trabalho resulta de uma composição com vidro colorido articulado por arestas (perfis) em chumbo que deixa passar a luz. III) Técnica de pintura com aplicação de pigmentos sobre massa fresca ou gesso numa superfície de acordo com uma composição. IV) Técnica usada pelo escultor que executava primeiro um modelo em cera, revestido em barro aquecido para derreter e remover o conteúdo interno, resultando em um objeto oco. O molde era preenchido por metal fundido e, depois do esfriamento, o barro era quebrado, restando uma peça idêntica ao modelo.   Coluna 3 i) Arte Gótica. ii) Arte Românica. iii) Arte Bizantina. iv) Arte Neolítica   A alternativa que apresenta a sequência correta é
  20. 20. UFV 2011
    O Império Bizantino, também denominado por algum tempo como Império Romano do Oriente, apresentou algumas diferenças em relação às sociedades da Europa Ocidental sob domínio do Império Romano.   Com relação a essas diferenças, analise as afirmativas abaixo:   I. O Império Romano do Ocidente, com a migração dos germanos e dos hunos, fragmentou-se em reinos independentes, enquanto o Império Bizantino perdurou por aproximadamente onze séculos. II. As sociedades europeias ocidentais tenderam à ruralização e descentralização do poder político até o século XII, enquanto a sociedade bizantina manteve-se essencialmente urbana e com poder centralizado. III. As sociedades europeias ocidentais perderam gradativamente a influência romana, como o idioma e a estrutura das instituições político-administrativas, enquanto o Império Bizantino as manteve.   Está CORRETO o que se afirma em:
  21. 21. UNEMAT 2006
    Em 1453, Constantinopla, capital do Império Bizantino, caía nas mãos dos turcos otomanos. Do ponto de vista econômico, para a Europa, a queda desta cidade representou um grande problema que necessitava ser contornado rapidamente. Com base nesse enunciado, assinale a alternativa CORRETA.
  22. 22. PUC-RS 2001
    Na Europa, entre os séculos XI e XV, ocorreram transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, dentre as quais não se pode citar:
  23. 23. UPE 2011
    O mundo árabe e o Império Bizantino se inserem no cenário do Oriente Medieval. Com uma rica produção cultural e filosófica, os árabes e os bizantinos também contribuíram para a construção do pensamento medieval. Sobre essa realidade, é CORRETO afirmar que
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login