Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Independência da América Espanhola

Voltar para Independência da América Espanhola

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Independência da América Espanhola dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UNESP 2014
    Sobre as lutas pela independência na América Hispânica, é correto afirmar que 
  2. 2. ACAFE 2014
    Sobre o processo de descolonização da América espanhola e o seu contexto, analise as afirmações a seguir. I. Com a liderança dos chapetones, os cabildos declararam sua autonomia em relação à Espanha. II. O contexto das guerras napoleônicas contribuiu para a revolta criolla contra a metrópole. III. A independência dos Estados Unidos da América estimulou os movimentos emancipatórios da América espanhola, influenciados pela ideologia iluminista. lV. Influenciado pelo movimento de independência de 1822 no Brasil, os países emergentes da América espanhola, em sua maioria, adotaram a monarquia hereditária. V. A Santa Aliança, com a liderança da Espanha, enviou navios de combate numa tentativa de impedir os movimentos de emancipação na bacia do Rio da Prata. Todas as afirmações corretas estão em: 
  3. 3. UNESP 2013
    Leia. É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar; mas tal não é possível, porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres dessemelhantes dividem a América. (Simón Bolívar. Carta da Jamaica [06.09.1815]. Simón Bolívar: política, 1983.) O texto foi escrito durante as lutas de independência na América Hispânica. Podemos dizer que, 
  4. 4. UFRGS 2015
    Leia o segmento abaixo. Nenhum dos grupos em disputa pelo poder pretendia modificar a estrutura econômica e social herdada da colônia. Assim, os novos países permaneceram predominantemente agrários, com base no latifúndio; mantiveram as relações produtivas pré-capitalistas, inclusive com o crescimento do trabalho compulsório (servil, semisservil e escravo). WASSERMAN, Claudia. História Contemporânea da América Latina, 1900-1930. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1992. p. 9-10. O segmento faz referência a um contexto histórico da América Latina. Assinale a alternativa que representa esse contexto. 
  5. 5. UNESP 2015
    Era o fim. O general Simón José Antonio de La Santísima Trinidad Bolívar y Palacios ia embora para sempre. Tinha arrebatado ao domínio espanhol um império cinco vezes mais vasto que as Europas, tinha comandado vinte anos de guerras para mantê-lo livre e unido, e o tinha governado com pulso firme até a semana anterior, mas na hora da partida não levava sequer o consolo de acreditarem nele. O único que teve bastante lucidez para saber que na realidade ia embora, e para onde ia, foi o diplomata inglês, que escreveu num relatório oficial a seu governo: “O tempo que lhe resta mal dá para chegar ao túmulo.” MÁRQUEZ, Gabriel García. O general em seu labirinto, 1989. O perfil de Simón Bolívar, apresentado no texto, acentua alguns de seus principais feitos, mas deve ser relativizado, uma vez que Bolívar 
  6. 6. UEL 2009
    Baseado nos conhecimentos sobre a formação dos Estados Nacionais americanos, assinale a alternativa correta: 
  7. 7. UFRGS 1996
    Que elementos caracterizam a formação histórica dos Estados latino-americanos? 
  8. 8. FGV-RJ 2010
    A primeira tentativa de emancipação das antigas colônias espanholas na América foi liderada pelo padre Miguel Hidalgo em 1810. Tal movimentação acabou também combatida por grande parte das elites criollas do Vice-reino da Nova Espanha (México e Guatemala) porque: 
  9. 9. UFMG 1997
    Todas as alternativas apresentam características do caudilhismo, EXCETO 
  10. 10. UECE 2016
    O Congresso Nacional de Lima, a capital do Peru, situa-se na Praça Bolívar. A principal praça de Bogotá, capital da Colômbia, tem o mesmo nome: Praça Bolívar. A Bolívia recebeu este nome para homenagear Simon Bolívar. Sobre Simón Bolívar, pode-se afirmar corretamente que  
  11. 11. UFMG 1998
    Sobre o processo de independência da América Espanhola, é possível observar que:
  12. 12. UFLA 2014
    A independência da América Espanhola, entre outros fatores, foi impulsionada pela consciência das elites coloniais segundo a qual a manutenção dos laços com a Espanha dificultava o seu domínio sobre as áreas da América em que estavam estabelecidas. Assinale a alternativa que associa CORRETAMENTE o trecho acima ao grupo responsável pelo processo de independência da América Espanhola.
  13. 13. UNEMAT 2009
    Nas primeiras três décadas do século XIX, a independência da maior parte das ex-colônias espanholas estava consolidada.   Sobre este processo é correto afirmar .
  14. 14. UNIFENAS 2017
    Simón José Antonio de la Santíssima Trinidad Bolívar y Palacios, mais conhecido como Simón Bolívar, El Libertador, é o personagem central do romance O general em seu labirinto, do consagrado escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez. Impregnado das doutrinas de Rousseau, Montesquieu e Voltaire, Bolívar dedicou sua vida a “romper a cadeia com que nos oprime o poder espanhol”. Fascinado pelo general que um dia sonhou com uma América Latina unificada e livre, que se estendesse do México à Terra do Fogo, Garcia Márquez retrata no livro o percurso de Bolívar, tanto no plano físico quanto no plano espiritual.   Ao reconhecermos a influência de pensadores como Rousseau, Montesquieu e Voltaire na formação de Simòn Bolívar, reconhecemos nele uma influência da doutrina
  15. 15. FAMERP 2016
    O fato das colônias inglesas, espanholas e portuguesas conquistarem sua independência depois de mais de três séculos de dominação colonial em movimentos sucessivos, a partir da segunda metade do século XVIII e durante a primeira metade do século XIX, sugere a existência de determinações gerais que transcendem os quadros nacionais. (Emília Viotti da Costa. Da Monarquia à República, 1985.) As correspondências temporais entre os movimentos de independência das colônias americanas podem ser explicadas
  16. 16. UNCISAL 2016
    Muitos são os fatores que tornam a Revolução do Haiti um acontecimento único; a ex-colônia francesa foi uma das primeiras a realizar a independência diante da metrópole, utilizando-se, inclusive, das ideias de libertação da própria França, sua colonizadora, além disso, a Revolução foi levada a cabo por escravos, quando que na maior parte das colônias europeias na América Latina o processo de independência fora encabeçado por membros de uma elite crioula e, embora tenha havido participação popular, esta foi muito diminuta.  SOARES, Ana Loryn; SILVA, Elton Batista da. A revolução do Haiti: um estudo de caso (1791-1804). Ameríndia, v.1, 2006, p.4. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2015.    A luta pela conquista da independência política do Haiti se tornou singular, pois Liberdade, para eles, implicava
  17. 17. UFLA 2013
    Do final do século XVIII ao final do século XIX, o continente americano passou por grandes transformações, dentre as quais se destacam as independências dos Estados Unidos, dos países da América Espanhola e do Brasil. Enumere a Coluna II de acordo com a Coluna I e, a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.   COLUNA I ( 1 ) Independência dos Estados Unidos ( 2 ) Independência da América Espanhola ( 3 ) Independência do Brasil   COLUNA II ( ) Revolução do Porto ( ) Caudilhismo ( ) Leis Intoleráveis ( ) Congresso do Panamá ( ) Dia do Fico ( ) Massacre de Boston
  18. 18. UFV 2011
    Sobre a crise do sistema colonial na América, é CORRETO afirmar que:
  19. 19. FCMS-JF 2015
    A partir da comparação entre a independência na América portuguesa e a independência na América espanhola, no século XIX, e suas consequências, é correto afirmar que:
  20. 20. UFJF 2010
    Abaixo se encontram descritas diferentes características dos processos de independência da América Latina e da América do Norte. Sobre esse contexto, leia as alternativas abaixo. I- Nos Estados Unidos, como ideias, ciência imediata de seu processo de independência, ocorreu a abolição da escravatura. II - Em toda a América Espanhola ocorreu uma aliança entre as elites locais e os setores populares contra os interesses metropolitanos sem, contudo, produzir mudanças nas formas de governo. III - Na América Portuguesa, a transferência da Corte para Rio de Janeiro, bem como a abertura dos portos às nações amigas constituiu-se em importante fator para a crise do sistema colonial. IV - O processo de independência no Haiti caracterizou-se por uma rebelião escrava, constituindo-se em um singular modelo de luta anticolonial. Marque a opção CORRETA.
  21. 21. UPE 2016
    O XIX foi o século de efervescência nacionalista na Europa, marcado pela implantação das instituições da Revolução Francesa e pelo desenvolvimento das forças produtivas via Revolução Industrial inglesa. A ruptura com o processo colonial no Novo Mundo se deriva dessas revoluções europeias. Surge uma coleção de nações com variados processos genéticos e padrões de construção diferenciados. LESSA, Carlos. Nação e Nacionalismo a partir da experiência brasileira. São Paulo: Estudos Avançados. 22 (62), 2008. (Adaptado)   Os primeiros processos de emancipação política, no contexto descrito, que causaram grande impacto na América Latina e influenciaram fortemente os demais territórios ocorreram, respectivamente,
  22. 22. UNIMONTES 2014
    Marque C para as afirmativas corretas ou I para as incorretas, em relação ao tema abaixo. Ao longo da primeira metade do século XIX, a conjuntura política, econômica e social das ex-colônias espanholas permite afirmar: ( ) O vigor dos mercados internos e o avançado processo de industrialização, nos quais os países recémindependentes se encontravam, garantiu a autonomia deles, tornando desnecessários os empréstimos estrangeiros. ( ) Os caudilhos eram chefes locais capazes de mobilizar e manter sob seu comando verdadeiros exércitos, quando as elites disputavam o poder. ( ) Os povos indígenas, de modo geral, e seus descendentes, compuseram maciçamente os exércitos locais de libertação e participaram dos governos nacionais constituídos. ( ) Os processos de independência na América Latina enfrentaram, além da oposição metropolitana, a oposição inglesa, temerosa de perder os mercados locais. A sequência CORRETA é:
  23. 23. UNIMONTES 2010
    “Cruel despotismo, hórridos séculos, tenebrosa noite, vão embora. Saibam, [...] sábios desprezados, o mundo inteiro, que o mal não existe mais, e demos o primeiro passo rumo ao vosso almejado fim [...] (MELGAR, Mariano. 1790-1815.) O poeta e escritor Mariano Melgar, membro da rebelião emancipadora de Pumacahua, foi preso pelos realistas, julgado, condenado e executado, aos 24 anos de idade, em 1815. Nove anos depois, seus versos ganhariam concretude com a independência do Peru, conduzida por San Martin, em lutas intensas, combatendo, principalmente: 
  24. 24. UNICENTRO 2016
    Se a economia do mundo do século XIX foi constituída principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e sua ideologia foram constituídas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu. No entanto, foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e as políticas europeias (ou mesmo mundiais), entre 1789 e 1917, foram em grande parte lutas a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo. (Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. Trad. de Maria Tereza Lopes Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p.9 (Coleção Leitura).)   Sobre as influências da Revolução Francesa na América Latina, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.   ( ) Na Bahia, em 1798, um movimento social denominado “Revolta dos Alfaiates”, que tinha como objetivo o rompimento dos laços coloniais com Portugal, foi inspirado nos ideais de liberdade vindos da Europa, decorrentes da Revolução Francesa. ( ) A França forneceu o vocabulário e os temas da política socialista para a maior parte da América Latina; deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário que influenciaram os movimentos reivindicatórios indígenas do século XIX. ( ) A grande repercussão dos ideais da Revolução Francesa na América Latina contribuiu significativamente para o desencadeamento dos movimentos emancipatórios após 1808. ( ) As ideias produzidas no movimento francês permanecem, até hoje, nos textos das constituições dos países democráticos latino-americanos, inclusive no texto da Constituição brasileira. ( ) Sob a influência da Revolução Francesa, deflagrou-se, no século XIX, a Guerra de Canudos, um confronto entre o exército brasileiro e o movimento popular de fundo sociorreligioso, que se armara para depor o governo republicano e reinstalar a monarquia no Brasil.   Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
  25. 25. UFPR 2009
    Vários movimentos contrários à opressão colonial ocorreram nas Américas, sobretudo no século XIX, visando à independência em relação às metrópoles. Sobre esses movimentos, é correto afirmar:
  26. 26. UFMG
    Leia este trecho: ... não somos índios nem europeus, mas uma espécie intermediária entre os legítimos proprietários do continente e os usurpadores espanhóis: em suma, sendo americanos por nascimento e nossos direitos os da Europa, temos de disputar estes aos do país e mantermo-nos nele contra a invasão dos invasores – encontramo-nos, assim, na situação mais extraordinária e complicada. BOLÍVAR, Simón. Carta de Jamaica, 1815. Ao escrever esse texto, o autor refere-se à situação ambígua dos  
  27. 27. UEG 2005
    Fosse pela superioridade da tecnologia militar, a imposição do catolicismo como religião oficial aos povos indígenas americanos ou a desarticulação de sua base alimentar, a conquista da América pela Coroa espanhola tinha como objetivo, primordialmente, a exploração das minas de metais preciosos através da submissão das populações locais. Essa dominação durou até o início do século XIX, quando o processo de independência da América Latina fez brotar uma série de repúblicas dominadas pelo caudilhismo e pela dependência econômica europeia. A partir das questões acima levantadas é CORRETO afirmar:   I. O processo de colonização da América está inserido no quadro da economia mercantilista que tinha como primado a balança comercial favorável, o metalismo e o protecionismo econômico. II. A procura de novas rotas comerciais para o Oriente, o avanço tecnológico, a concorrência comercial entre os reinos ibéricos, a qual resultou nas grandes descobertas marítimas, estão na origem do processo de colonização da América. III. No processo de independência da América Latina, foi decisiva a ação, contra a metrópole, da elite criolla, representada pelas figuras de Simon Bolívar e San Martín. IV. No decorrer do seu processo de independência, a América Latina formou uma confederação entre os vice reinados, ensejando a criação de um sentimento de unidade política que conduziu o movimento emancipador sob os auspícios da Inglaterra.   Marque a alternativa CORRETA:
  28. 28. UFU 1999
    Assinale a alternativa que contempla as características da maioria dos países da América Latina, durante a primeira metade do século XIX.
  29. 29. UNESP 1993
    As transformações na Europa Ocidental do Século XVIII produziram e propagaram novas ideias econômicas, sociais, políticas e culturais.  Esse contexto serviu de pano de fundo para a crise do antigo sistema colonial.  O processo de libertação das Treze Colônias Inglesas repercutiu como sopro revolucionário.  E, no decurso da desagregação do Império Espanhol na América, os criollos rebelaram-se contra:
  30. 30. UNICENTRO 2005
    Sobre a crise do Antigo Sistema Colonial Espanhol e o processo de emancipação da América do Sul, é correto afirmar:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login