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Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Movimentos Sociais na República das Oligarquias dos maiores vestibulares do Brasil.

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  1. 1

    UNIOESTE 2012

    Fazendo uso do humor a charge acima revela um grave problema de saúde pública que tem assustado muitos brasileiros em pleno início do século XXI. Entretanto, a febre amarela não representa um problema da saúde propriamente novo. Cerca de cem anos atrás, no Rio de Janeiro, capital do país, houve uma grande revolta que teve como estopim a campanha contra a febre amarela, organizada pelo sanitarista Osvaldo Cruz. Esta revolta ficou conhecida como a

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    UDESC 2014

    Sobre a Revolta da Chibata (1910) assinale a alternativa correta.

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    UERN 2015

    Jesuíno Alves de Melo Calado foi o boiadeiro romântico, espécie matuto de Robin Hood, adorado pela população pobre, defensor dos fracos, dos velhos oprimidos, das moças ultrajadas, das crianças agredidas. Sua fama ainda resiste, indelével, num clima de simpatia irresistível. Certas injustiças acontecem porque Jesuíno não existe mais. Uma justificação do prestígio natural de Jesuíno Brilhante para os sertanejos seria o horror ao ladrão. Não roubava e o seu bando era rigorosamente Vigiado para respeitar o décimo mandamento. Recebia o que lhe davam e, as vezes, pedia. Era auxiliado pela multidão dos admiradores, nada lhe faltando e mesmo possuía recursos de lavoura e gado. (Trindade, 2010 in: Nonato, 1998, p. 86.) Nascido em Patu, no Rio Grande do Norte, em 1844, e morto num tiroteio, em 1879, Jesuíno Brilhante, foi um legítimo representante de um movimento de banditismo social característico da Primeira República Brasileira (1889-1930), que assolou o Nordeste brasileiro conhecido como

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    ENEM PPL 2013

    No alvorecer do século XX, o Rio de Janeiro sofreu, de fato, uma intervenção que alterou profundamente sua fisionomia e estrutura, e que repercutiu como um terremoto nas condições de vida da população. BENCHlMOL, J. Reforma urbana e Revolta da Vacina na cidade do Rio de Janeiro. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A.N. O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. O texto refere-se à reforma urbanística ocorrida na capital da República, na qual a ação governamental e seu resultado social encontram-se na:

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    PUC-RS 2013

    A instauração da República no Brasil, no final do século XIX, provocou insatisfação popular que deu origem a diversos movimentos sociais, políticos, religiosos e militares. São exemplos da realidade rural do Brasil desse contexto os movimentos conhecidos como

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    UERJ 2005

    (CAMPOS, Flavio de e MIRANDA, Renan G. 'Oficina de história'. São Paulo: Moderna, 2000.) Ao longo do século XX, o movimento operário brasileiro se organizou e lutou de diferentes formas. Em 1917, ocorreu em São Paulo e no Rio de Janeiro a primeira greve geral na história desse movimento. A orientação ideológica das lideranças dessa greve e uma de suas reivindicações estão indicadas, respectivamente, em:

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    UPE 2012

    O período de afirmação da República no Brasil, em especial aquele compreendido entre a última década do século XIX e as duas primeiras do século XX, foi palco de várias revoltas e motins que, muitas vezes, manifestavam o descontentamento popular com o novo regime. Sobre essa realidade, analise as afirmações seguintes: I. As revoltas se restringiram ao espaço urbano, demonstrando o conformismo da população rural de então. II. A Revolta da Vacina (1904) no Rio de Janeiro é exemplo das manifestações populares na Capital Federal. III. Canudos foi um exemplo de agitação no campo a qual conturbou também os anos iniciais do regime republicano no Brasil. IV. A Guerra do Contestado (1912-1916) foi outro exemplo do conflito no campo, tendo como palco o estado do Pará. V. A Revolta da Chibata (1910), restrita ao interior da marinha, também está nesse contexto da jovem república. Estão corretas

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    ENEM 2015

    TEXTO I Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Vencido palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados. CUNHA, E. Os sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987. TEXTO II Na trincheira, no centro do reduto, permaneciam quatro fanáticos sobreviventes do extermínio. Era um velho, coxo por ferimento e usando uniforme da Guarda Católica, um rapaz de 16 a 18 anos, um preto alto e magro, e um caboclo. Ao serem intimados para deporem as armas, investiram com enorme fúria. Assim estava terminada e de maneira tão trágica a sanguinosa guerra, que o banditismo e o fanatismo traziam acesa por longos meses, naquele recanto do território nacional. SOARES, H. M. A Guerra de Canudos. Rio de Janeiro: Altina, 1902. Os relatos do último ato da Guerra de Canudos fazem uso de representações que se perpetuariam na memória construída sobre o conflito. Nesse sentido, cada autor caracterizou a atitude dos sertanejos, respectivamente, como fruto da

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    UERJ 2012

    O cangaço representou uma manifestação popular favorecida, basicamente, pela seguinte característica da conjuntura social e política da época:

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    ENEM PPL 2013

    Eu mesmo me apresento: sou Antônio: sou Antônio Vicente Mendes Maciel (provim da batalha de Deus versus demônio Com a res publica marca de Caim). Moisés, do Êxodo ao Deuteronômio, Sou natural de Quixeramobim, O Antônio Conselheiro deste chão Que vai ser mar e o mar vai ser sertão. ACCIOLY, M. Antônio Conselheiro. In: FERNANDES, R. (Org.). O clarim e a oração: cem anos de Os sertões. São Paulo: Geração Editorial, 2001. O poema, escrito em 2001, contribui para a construção de uma determinada memória sobre o movimento de Canudos, ao retratar seu líder como

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    ENEM 2016

    A imagem da relação patrão-empregado geralmente veiculada pelas classes dominantes brasileiras na República Velha era de que esta relação se assemelhava em muitos aspectos à relação entre pais e filhos. O patrão era uma espécie de “juiz doméstico” que procurava guiar e aconselhar o trabalhador, que, em troca, devia realizar suas tarefas com dedicação e respeitar o seu patrão. CHALHOUB, S. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores do Rio de Janeiro da Belle Époque. Campinas: Unicamp, 2001. No contexto da transição do trabalho escravo para o trabalho livre, a construção da imagem descrita no texto tinha por objetivo

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    ENEM 2017

    Art. 1º – O estrangeiro que, por qualquer motivo, comprometer a segurança nacional ou a tranquilidade pública, pode ser expulso de parte ou de todo o território nacional.   Art. 2º – São também causas bastantes para a expulsão: 1ª) a condenação ou processo pelos tribunais estrangeiros por crimes ou delitos de natureza comum; 2ª) duas condenações, pelo menos, pelos tribunais brasileiros, por crimes ou delitos de natureza comum; 3ª) a vagabundagem, a mendicidade e o lenocínio competentemente verificados.   BRASIL.Lei 1.641, de 7 de janeiro de 1907. Disponível em: www2.camara.leg.br. Acesso em: 29 ago. 2012 (adaptado).   No início do século XX, na transição do trabalho escravo para o livre, os objetivos da legislação citada eram

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    CEFET-MG 2015

    O que houve em Canudos e continua a acontecer hoje, no campo e nas grandes cidades brasileiras, foi o choque do Brasil oficial e mais claro contra o Brasil real e mais escuro. Ao Brasil oficial e mais claro, pertenciam algumas das melhores figuras da elite politica do tempo de Euclides da Cunha (1866-1909): civis e políticos, como Prudente de Morais, ou militares, como o general Machado Bittencourt. Bem intencionados, mas cegos, honestos, mas equivocadas, estavam convencidos de que o Brasil real de Antônio Conselheiro era um país inimigo que era necessário invadir e destruir. SUASSUNA, Ariano. Canudos e o exército. Folha de São Paulo, São Paulo, 30 nov. 1999. Primeiro Caderno, p. 2. Sobre a Revolta de Canudos, é correto afirmar que

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    PUC-RIO 2022

    Em 2022, comemoraremos o bicentenário da Semana de 22, início oficial do Modernismo Brasileiro. Os documentos abaixo representam características fundamentais desse movimento artístico, literário e cultural, que se estendeu pela década seguinte e influenciou várias gerações de artistas. “A língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos.” ANDRADE, Oswald de. Manifesto Pau-Brasil. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cdrom/oandrade/oandrade.pdf. Acesso em: 3 set. 2021. Observando a imagem e o texto que a segue, podem-se destacar as seguintes características desse movimento:   

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    PUCRJ 2021

    Durante a Primeira República (1889-1930), o Brasil era conhecido como “cemitério dos estrangeiros”, em especial, por causa dos grandes surtos de febre amarela, que atingiam não apenas estrangeiros, mas muitos nacionais. Para enfrentar essa situação na capital federal, o governo do prefeito Pereira Passos apostou em um conjunto de reformas urbanas que incluíam ações como 

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    UECE 2017

    Atente à letra da música “Padre Cícero”, de Tim Maia.   No sertão do Crato, Nasce um homem pobre Porém muito jovem, porém muito jovem Todo mundo vai saber, Quem ele é   Este homem estuda, Mesmo sem ajuda Se formou primeiro E no Juazeiro Todo mundo respeitou, O padre Cicero, padre Cicero,   Daí então tudo mudou, De reverendo a lutador Desperta ódio e amor, passaram anos pra saber Se era bom ou mal, Mas ninguém Até hoje afirmou.   Era um triste dia, Pois alguém jazia Cego, surdo e pobre, Cego, surdo e pobre Desse jeito faleceu, o padre Cicero Padre Cicero, padre Cicero.   Em sua obra, Tim Maia nos mostra sua percepção sobre Padre Cícero, personagem que marcou a história brasileira das primeiras décadas do século XX, não apenas no Ceará, mas em todo o Nordeste. A respeito de Padre Cícero, é correto afirmar que

  17. 17

    UECE 2017

     Em agosto de 2016, completaram-se 100 anos do fim da Guerra do Contestado e o ano de 2017 marcará os 120 anos da queda de Canudos, ocorrida em outubro de 1897, frente à poderosa expedição militar enviada pelo Estado republicano brasileiro. Sobre esses dois eventos, é correto afirmar que

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    ENEM 2020

    Chamando o repórter de “cidadão”, em 1904, o preto acapoeirado justificava a revolta: era para “não andarem dizendo que o povo é carneiro. De vez em quando é bom a negrada mostrar que sabe morrer como homem!”. Para ele, a vacinação em si não era importante – embora não admitisse de modo algum deixar os homens da higiene meter o tal ferro em suas virilhas. O mais importante era “mostrar ao governo que ele não põe o pé no pescoço do povo”. CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Cia. das Letras, 1987 (adaptado). A referida Revolta, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro no início da República, caracterizou-se por ser uma   

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    IFSC 2016

    No ano de 1916 terminava uma das mais sangrentas guerras ocorridas em Santa Catarina, a Guerra do Contestado. É considerada um movimento social por vários historiadores, como ressalta o professor Paulo Pinheiro Machado:  “Crescia no campo a concentração de gente pobre e sem lar, inclusive posseiros e colonos expulsos de suas casas para a construção de uma estrada de ferro. A crise alimentava a forte religiosidade popular, criando comunidades autônomas, cuja mera existência desafiava o coronelismo vigente.” .  MACHADO. Paulo Pinheiro. Tragédia Anunciada. In.: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/tragedia-anunciada. Sobre essa guerra, é CORRETO afirmar:   

  20. 20

    UFU 2016

    Palavras do Barão de Geremoabo, latifundiário baiano:  O trabalho estava desorganizado porque a maioria das famílias estava sempre pronta para seguir o Conselheiro, muitos pequenos proprietários também vendiam seus bens e partiam para Canudos.  ATAÍDE, Yara Dulce Bandeira de. As origens do povo do Bom Jesus do Conselheiro. Revista da USP. São Paulo, n. 20, 1993-94. p. 89 (Adaptado).  A forte mobilização gerada em torno da figura de Antonio Conselheiro foi um dos elementos causadores da rebelião de Canudos, pois   

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    FUVEST 2022

    Antônio Vicente Mendes Maciel, Conselheiro de alcunha, (...) era cearense e nasceu (...) a 13 de março de 1830. (...) Aprendeu a ler, escrever e contar. (...) Andou estudando latim, enxertando frases da língua de Horácio nos seus longos "conselhos", geralmente baseados na Bíblia sagrada, que conhecia razoavelmente. (...) Era apenas um peregrino, acompanhado de numeroso séquito; pequenos agricultores, negros 13 de Maio, caboclos de aldeamentos, gente sem recursos, doentes. (...) Em 1893 (...) Antônio Vicente se estabeleceu em Canudos (...). Rebatizou a localidade, dando-lhe o nome de Belo Monte. Criou um clima de tranquilidade local. Respeitavam-no. Seu monarquismo era utopia. De vários pontos do sertão apareciam os conselheiristas (...). Caminhavam para lá movidos pela fé. Queriam morar ali, sem pensar em conquistar novas terras. Nem restaurar a monarquia. Cá de fora, não entenderam assim. Interesses políticos e patrimoniais deram novos rumos e destino sangrento ao sertão do Conselheiro. (...) José Calazans. “O Bom Jesus do sertão”. Caderno Mais, Folha de S. Paulo. São Paulo, 21/09/1997. O texto sugere que Antônio Conselheiro  

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    ESPM 2007

    Depois de um cerco de um mês, com a cidade faminta e os jagunços sem munição, Floro Bartolomeu entende que, como no ditado, 'A melhor defesa seria o ataque'. Munidos pela força espiritual do Padim Ciço, o qual achavam que lhes fecharia o corpo contra as investidas do inimigo, os jagunços, cangaceiros, sertanejos investiram contra o inimigo. Em 24 de fevereiro de 1914, cai a cidade do Crato; no dia 27, Barbalha. O major Ladislau, chefe dos rabelistas teria dito nesta ocasião: 'Camaradas, é triste confessar, mas o Padre Cícero é quem ganha. É o caso de dizer: Deus é grande, o Padre Cícero é o maior, mas o mato ainda é maior que os dois reunidos. Cada um que cuide de si e que ganhe a capoeira...' (Daniel H. de Medeiros. Padre Cícero, O Santo do Povo.) O conteúdo tratado no texto deve ser relacionado respectivamente a um fato da história da República Velha no Brasil e uma política praticada pelo presidente da República naquele momento:   

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    UECE 2022

    Em 11 de julho de 1917, na capa de uma segunda edição do jornal paulistano “A Gazeta” estava a seguinte manchete: “A agitação proletária extende-se por todas as fábricas – a capital paulista ameaçada de uma greve geral – Adhesões e mais adhesões – É gravíssima a situação – reuniões, meetings, conferências, desordens”. Sobre esse evento, Edgard Leuenroth, Jornalista, tipógrafo e participante do movimento, relatou “[...] Não cabe aqui a descrição de como se desenrolou aquele comício, considerado como uma das maiores manifestações que a História do proletariado brasileiro registra. Basta dizer que a imensa multidão decidiu que o movimento somente cessaria quando as suas reivindicações, sintetizadas no memorial do Comitê̂ de Defesa Proletária, fossem atendidas”. A Grande Greve geral de Trabalhadores do Brasil de 1917, que se iniciou em São Paulo e se intensificou após a morte do jovem José Martinez, imigrante espanhol de 21 anos que trabalhava como sapateiro e foi assassinado pela polícia paulistana, é caracterizada 

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    UFJF 2020

     Sobre a Semana de Arte Moderna, ocorrida em São Paulo em 1922, é CORRETO afirmar:   

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    FUVEST 2001

     "Visitei todo o comércio, Fiz muito bom apurado, E vi que de muito povo Eu me achava acompanhado. Alguns pediam esmolas: Então não me fiz de rogado."   Os versos de Chagas Baptista em homenagem ao cangaceiro Antonio Silvino, o "Governador do Sertão", sugerem que o cangaço  

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    FUVEST 2022

    Martín Fierro acredita na importância da contribuição intelectual da América, prévia tesourada a todo cordão umbilical. Acentuar e generalizar para as demais manifestações intelectuais o movimento de independência iniciado, no idioma, por Ruben Darío, não significa, entretanto, que haveremos de renunciar, nem muito menos que finjamos desconhecer que todas as manhãs nos servimos de um creme dental sueco, de umas toalhas francesas e de um sabonete inglês. Martín Fierro tem fé em nossa fonética, em nossa visão, em nossas maneiras, em nosso ouvido, em nossa capacidade digestiva e de assimilação. “Manifesto Martín Fierro”, de Oliverio Girondo, 15/5/1924. In: Jorge Schwartz, Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. São Paulo: EDUSP; Iluminuras; FAPESP, 1995, p. 116. A revista de vanguarda literária Martín Fierro foi fundada em Buenos Aires, na Argentina, em 1924. O “Manifesto”, publicado no seu nº 4, apresentava sintonias com o movimento modernista paulistano, ao   

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    UEG 2013

    Leia o fragmento.  Glória a todas as lutas inglórias  Que através da nossa história  Não esquecemos jamais  Salve o navegante negro  Que tem por monumento  As pedras pisadas do cais.  BOSCO, João; BLANC, Adir. O mestre-sala dos mares. In: COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e geral. São Paulo: Saraiva, 2002. p. 477.  A citação é uma estrofe da música “O mestre-sala dos mares”, de Aldir Blanc e João Bosco, composta em homenagem a João Cândido, o líder da Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro em 1910. Em termos sociológicos, a Revolta da Chibata foi um movimento social   

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    ENEM 2018

    Os seus líderes terminaram presos e assassinados. A “marujada” rebelde foi inteiramente expulsa da esquadra. Num sentido histórico, porém, eles foram vitoriosos. A “chibata” e outros castigos físicos infamantes nunca mais foram oficialmente utilizados; a partir de então, os marinheiros – agora respeitados – teriam suas condições de vida melhoradas significativamente. Sem dúvida fizeram avançar a História. MAESTRI, M. 1910: a revolta dos marinheiros-um a saga negra. São Paulo: Global, 1982.   A eclosão desse conflito foi resultado da tensão acumulada na Marinha do Brasil pelo(a)

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    PUCSP 2008

    "(...) Com moedas de tostões, de dois tostões e cruzados Lampião fazia o bem a muitos necessitados principalmente aos mendigos, aos cegos e aos aleijados.   Um dia a tarde caía e o santo do Juazeiro viu da casa onde morava, do extremo do terreiro seu mais ilustre afilhado, o mais devoto romeiro.   Era Lampião que vinha liderando um grupo armado dos lados de Pernambuco pelo padre convidado para dar combate aos Prestes cordialmente chamado.   Andava a coluna Prestes pregando pânico geral e possivelmente como finalidade central desestabilização do governo federal.   Foi para conter tal fúria que Lampião foi chamado, na casa do repentista João Mendes foi instalado num sobrado onde ficou com o seu grupo hospedado.   No confortável sobrado do ilustre repentista recebia autoridades, dava esmola e entrevista contando suas mais terríveis façanhas a um jornalista.   Internacionalmente, sobretudo no sertão é sabido que a patente honrosa de capitão Virgulino recebeu do padre Cícero Romão.   Conduzia Lampião suplícios martirizantes, ferros de marcar novilhos para ferrar delatantes que fossem denunciar sua presença às volantes. (...)" (Gonçalo Ferreira da Silva. Lampião, o Capitão do Cangaço, In http://www.ablc.com.br/cordeldavez/ cordeldavez.htm) Lampião é tratado, no cordel, como um 

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    MACKENZIE 2020

    “A lei Adolfo Gordo era uma constante ameaça a todos, meio de intimidação e vingança, um cutelo suspenso na cabeça do irreverente ou inconformado. O fazendeiro ameaçava o colono. O industrial ameaçava o operário. Ou se submetiam a qualquer iniquidade, a aceitar condições vexatórias e prejudiciais, ou eram denunciados como elementos perigosos à tranquilidade pública. Para tal, não eram precisas provas: a informação policial era suficiente!” (DIAS, Everardo. História das Lutas Sociais no Brasil. São Paulo: Alfa-Ômega, 1977; p.56) Sobre a lei citada no trecho acima e seu contexto histórico, é correto afirmar que   

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