Exercícios de Período Entre Guerras (Nazifascismo)
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- 1. ESPM 2011Frequentemente os símbolos permanecem mais vivos na memória do que os fatos que os geraram. Sem eles, grande parte do fascínio atribuído aos movimentos totalitários dos anos 20, 30 e 40, do século XX, não estaria presente. (Paula Diehl. Propaganda e Persuasão) O símbolo exibido remete ao:
- 2. ENEM 2013As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo – incluindo 40 brasileiros – tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes político-ideológicas. SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70, 2009 (fragmento). A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. A perspectiva política comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a)
- 3. ENEM 2013As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo - incluindo 40 brasileiros - tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes politico-ideológicas. SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70. 2009 (fragmento). A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. A perspectiva politica comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a)
- 4. UFRGS 2015Leia as afirmações abaixo, sobre as Leis de Nüremberg, conjunto de textos legais decretados pela ditadura nazista alemã em 1935. I. A Lei de Proteção do Sangue e Honra Alemães proibia o casamento entre judeus e 'arianos'. II. A Lei de Cidadania do Reich proibia a concessão de cidadania alemã aos judeus e a outros grupos considerados 'não arianos', estabelecendo limitações a vida cívica e política desses indivíduos. III. As Leis de Nüremberg representavam a sistematização legal da já existente e violenta perseguição aos judeus na Alemanha nazista. Quais estão corretas?
- 5. PUC-RJ 2015Considerando a ideologia do partido Nacional-Socialista na Alemanha nos anos 1930 e 1940, examine as afirmativas: I. Um dos pilares da ideologia nacional-socialista era seu apelo ao anticomunismo e a rejeição ao projeto político que estava em curso na União Soviética. II. O nacional-socialismo alemão conseguiu ter sucesso econômico rápido devido a medidas direcionadas para o livre comércio e para a liberdade cambial. Com isso houve a estabilização da moeda após a crise da hiperinflação e um período de crescimento acelerado da economia. III. O partido Nacional-Socialista foi vitorioso nas eleições de 1932.0 que demonstrou a seus líderes que a democracia - mesmo com falhas - era o melhor sistema político para realizar seus projetos. IV. O ideário do nacional-socialismo sempre deixou clara a ideia de "pureza racial". Com isso, desde os primeiros anos de governo, foram emitidas diversas leis contra judeus, homossexuais e ciganos, consideradas - entre outras - como populações "impuras". Assinale:
- 6. PUCRJ 2014O fascismo foi um movimento autoritário surgido na Itália após a Primeira Guerra Mundial. Sobre as premissas políticas desse movimento, é CORRETO afirmar I. que a concepção fascista é "anti-individualista", colocando o Estado e a sociedade antes do indivíduo; II. que politicamente o Fascismo defende um Estado corporativo e descentralizado no qual seus diversos órgãos sejam independentes; III. que, na concepção fascista, o Estado deve ser o principal educador e o promotor da vida espiritual; IV. que o fascismo é a mais pura forma de democracia, tendo clara influência dos teóricos políticos liberais. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS.
- 7. UPE 2012Leia atentamente o trecho que se segue, extraído do livro de memórias do cineasta espanhol Luis Buñuel (1900-1983): "Em julho de 1936, Franco desembarcava à frente de tropas marroquinas, com a intenção inabalável de acabar com a República e de restabelecer à ordem' na Espanha. Minha mulher e meu filho acabavam de retornar a Paris, fazia um mês. Eu estava sozinho em Madri. Em uma manhã, bem cedo, fui acordado por uma explosão, seguida de várias outras. Um avião republicano bombardeava o quartel de La Montafia, e ouvi também alguns disparos de canhão. [...]. Eu mal podia crer. [...]. A revolução violenta que sentiamos germinar havia alguns anos, e que pessoalmente eu tanto almejara, passava sob a minha janela, diante dos meus olhos. Ela me encontrava desorientado, descrente." (BUNUEL, Luis. Meu último suspiro. São Paulo: Cosac 8. Naify, 2009, p. 215. Adaptado.) Baseando-se no texto acima e no fato histórico por ele mencionado, analise as afirmações segumtes: I. Madri foi um dos palcos da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), que dividiu a Espanha entre radicais conservadores de direita e republicanos de esquerda. II. O general Franco tinha o apoio interno da Igreja, do exército e dos Iatifundiários, contando, ainda, com o apoio internacional da Alemanha hitlerista. III. A fuga para o exterior, como fez a esposa e o filho de Buñuel, foi uma prática comum entre os cidadãos espanhóis, durante a guerra, a qual recebia apoio dos republicanos. IV. Apoiados pela Igreja, os republicanos não aceitaram a participação de voluntários estrangeiros em seu exército. V. Os republicanos de esquerda foram influenciados pelo pensamento socialista e anarquista. Estão corretas
- 8. ENEM 2015A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa. MAZRUI, A. "Procurai primeiramente o reino do político...". In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010. Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram:
- 9. MACKENZIE 2009"O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente." Benito Mussolini O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era
- 10. UERJ 2015Meu romance, 1984, foi concebido como uma mostra das perversões que regimes políticos já realizaram parcialmente ou podem realizar. George Orwell. Adaptado de pt.wikipedia.org. O romance 1984, de George Orwell, publicado em 1948, apresenta um mundo de impérios em conflito e uma sociedade em que todos são observados pelo poder central − o Big Brother. No contexto internacional da época dessa publicação, o escritor britânico direcionou uma crítica ao seguinte sistema:
- 11. UNIFESP 2009"Nós queremos, um dia, não mais ver classes nem castas; portanto comecem já a erradicar isso em vocês mesmos. Nós queremos, um dia, ver no Reich uma só peça, e vocês devem já se educar nesse sentido. Nós queremos que esse povo seja, um dia, obediente, e vocês devem treinar essa obediência. Nós queremos que esse povo seja, um dia, pacífico, mas valoroso, e vocês devem ser pacíficos." (Adolf Hitler, no Congresso Nazista de Nüremberg, 1933. In: "O triunfo da vontade", filme de Leni Riefenstahl, 1935.) O trecho identifica algumas das características do projeto nazista, que governou a Alemanha entre 1933 e 1945. Entre elas, a:
- 12. ENEM PPL 2012A primeira produção cinematográfica de propaganda nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de Erich Waschneck. Ambientado na Europa conturbada pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava como essa importante família de banqueiros judeus beneficiou-se das discórdias entre as nações europeias, acumulando fortuna à custa da guerra, do sofrimento e da morte de milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma criatura perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e olhar sádico e maléfico. PEREIRA, W. “Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e do holocausto”. In: Educando para a cidadania e a democracia. 6ª Jornada Interdisciplinar. Rio de Janeiro: SME; UERJ, jun 2009 (fragmento). Os Rotschiids foi produzido na Alemanha nazista. A partir do texto e naquela conjuntura política, o principal objetivo do filme foi
- 13. UCS 2014Considere as seguintes afirmativas sobre as características do Totalitarismo, regime político que, no início do século XX, dominou alguns países europeus como a Alemanha e a Itália. I. O Estado utilizava os meios de comunicação disponíveis para produzir espetáculos cívicos grandiosos, exaltando a ideologia totalitária, o que se constituía em fenômenos de massa. II. A necessidade de lutar pelos interesses da pátria conduziu, na maioria das vezes, a uma perspectiva militarista. III. A ideologia dos regimes totalitários, atualmente, está presente nos grupos neonazistas, que aparecem pelo Brasil e pelo mundo, apresentando algumas características comuns, tais como atitudes racistas e homofóbicas. Das afirmativas acima, pode-se dizer que
- 14. UEL 2009[...] em nenhum dos dois Estados fascistas o fascismo "conquistou o poder", embora na Itália e na Alemanha se explorasse muito a retórica de se "tomar as ruas" e "marchar sobre Roma". Nos dois casos o fascismo chegou ao poder pela convivência com, e na verdade (como na Itália) por iniciativa do velho regime, ou seja, de uma forma "constitucional". A novidade do fascismo era que, uma vez no poder, ele se recusava a jogar segundo as regras dos velhos jogos políticos, e tomava posse completamente onde podia. A transferência total de poder, ou a eliminação de todos os rivais, demorou mais na Itália que na Alemanha (1933-4), mas, uma vez realizada, não havia mais limites políticos internos para o que se tornava, caracteristicamente, a desenfreada ditadura de um supremo "líder" populista (Duce; Führer). (HOBSBAWN, E. "A Era dos Extremos: o breve século XX (1914 - 1991)". São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 130.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre os fascismos na Itália e na Alemanha, é correto afirmar.
- 15. UEL 2013O surgimento da bioética coincidiu com o clamor generalizado levantado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, reação que culminou com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo primordial da bioética se baseia no principio humanista de afirmar a primazia do ser humano e defender a dignidade e a liberdade inerentes ao mero fato de pertencer à espécie. (Adaptado de: BERGEL, S. Desafios da bioética. Planeta. ano 40, 472.ed., jan. 2012. p.70.) O período a que se refere o texto envolve também a ruptura com a democracia pela República de Weimar, a qual foi engendrada peIas conjunturas políticas da Alemanha nos anos 30 do século XX. E nesse quadro democrático que se pode compreender a ascensão do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães e a fundação do III Reich, criando um totalitarismo com faces eugênicas. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o totalitarismo eugênico, assinale a alternativa que apresenta, corretamente. os eventos que comprovam essa prática.
- 16. FGV-RJ 2016A cidade do Rio de Janeiro recebeu a exposição “Picasso e a Modernidade” em 2015, para comemorar os 40 anos do fim do regime franquista. Em uma das salas, um vídeo apresentava o processo de criação do quadro Guernica, reproduzido a seguir. Com relação ao quadro Guernica, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa. ( ) O touro, figura representativa da cultura espanhola, simboliza o terror e a violência das forças que apoiavam o ditador Francisco Franco, responsáveis pelo bombardeio da cidade de Guernica, no País Basco. ( ) A iconografia da figura feminina, com uma criança nos braços, que urra em direção ao alto, remete à dor das mães que perdem seus filhos na guerra. ( ) A composição das figuras em formas geométricas produz uma imagem realista que, em perspectiva, busca uma semelhança com a natureza. As afirmações são, respectivamente,
- 17. FGV 2008Leia as afirmativas sobre o período do entre guerras. I. Fundado no início dos anos 1920, o Partido Nacional Fascista torna-se rapidamente, na Itália, um forte movimento de massas ao defender o liberalismo político e os direitos individuais. II. Mussolini e Hitler chegam ao poder na mesma época e da mesma forma: por meio de golpe de Estado. III. No livro "Mein Kampf" (Minha Luta), Hitler pregava uma nova ordem mundial baseada no nacionalismo e no racismo, assim como defendia o fim da decadente civilização liberal e do comunismo. IV. A Guerra Civil Espanhola (1936) opôs franquistas, que contaram com o apoio da Alemanha nazista e da Itália fascista, e os republicanos, apoiados pelas brigadas internacionais. V. A Ação Integralista Brasileira (AIB), liderada por Plínio Salgado, foi, no Brasil, o partido político que mais se aproximou das ideias totalitárias dos anos 1930 e tinha como lema "Deus, Pátria e Família". São corretas as afirmativas
- 18. FGV 2011Em 1936, a Espanha viu-se envolvida em uma sangrenta guerra civil que se estendeu até 1939 e causou cerca de um milhão de mortos. A respeito desse conflito, é correto afirmar:
- 19. FGV 2016Hitler referia-se frequentemente à necessidade da guerra, oscilando do ponto de vista mítico ao do estrategista militar (...) e toda sua concepção de política se apoiava sobre a necessidade histórica de assegurar ao povo alemão seu espaço vital. Como o espaço vital sempre fora conservado ou conquistado pela luta, não via outra alternativa senão fazer uso ‘defensivo’ da guerra, que seria o ‘objetivo derradeiro da política’. LENHARO, A., Nazismo. “O triunfo da vontade”. São Paulo: Ática, 1998, p. 75. O “espaço vital” evocado na Alemanha nazista referia-se
- 20. PUC-RS 2015Analise as afirmativas sobre os totalitarismos nazista e fascista do período entre guerras, preenchendo os parênteses com F (falso) ou V (verdadeiro). ( ) Os movimentos totalitários combatiam o liberalismo e o marxismo, contra os quais opunham o discurso nacionalista. ( ) Tanto o nazismo quanto o fascismo receberam amplo apoio dos estratos mais pobres da população. ( ) Ao contrário do nazismo, o fascismo, uma vez no poder, não criou um mecanismo estatal especializado em propaganda. ( ) A questão racial foi mais enfatizada pelo discurso nazista do que pelo fascismo. ( ) O nazismo e o fascismo foram fenómenos políticos restritos à Alemanha e a Itália, não exercendo influência em outros países do Ocidente. O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- 21. UNESP 2013Leia. A itália deseja a paz, mas não teme a guerra. A justiça sem a força é uma palavra sem sentido. Nós sonhamos com a ltália romana. Os três Iemas acima foram amplamente divulgados durante o governo de Benito Mussolini (1922-1943) e revelam características centrais do fascismo italiano:
- 22. UECE 2017Atente aos seguintes excertos: “[...] Agora, saindo dessa dura crise, tinha ele, graças a Viena, cidade envenenada mas tão instrutiva, os olhos definitivamente abertos sobre os dois perigos – dupla face do mesmo gênio diabólico – que ameaçavam a própria existência do povo alemão: marxismo e judaísmo”; “Viena revela-lhe ainda um terceiro perigo: o parlamentarismo. [...] por curiosidade entra no Reichsrat* de Viena. Então sente-se tomado do mais vivo sentimento de repulsão. Espetáculo lamentável e ridículo.”. * Reichsrat – uma das casas que compõem o legislativo em países de língua germânica, similar à câmara alta do parlamento inglês. CHEVALLIER, Jean-Jacques. As grandes obras políticas de Maquiavel aos nossos dias. Trad. Lydia Christina. 5 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1990, p. 389. Em sua análise sobre a obra política de Adolf Hitler, Mein Kampf (Minha Luta), o historiador, jurista e professor francês Jean-Jacques Chevallier aponta a importância da passagem do jovem Hitler por Viena e o quanto suas experiências na capital austríaca serviram para fundamentar o pensamento do criador do Nazismo. Com base nos trechos apresentados, percebem-se três aspectos fundamentais do pensamento Nazista, quais sejam:
- 23. FGV 2004(Fgv 2004) "Atrás do jovem, a guerra, em frente a ele a ruína social, à sua esquerda ele está sendo empurrado pelos comunistas, à direita, pelos nacionalistas e por toda a sua volta não existe um só traço de honestidade, de racionalidade, e todos os seus bons instintos estão sendo distorcidos pelo ódio." Apud GAY, P., A cultura de Weimar, trad., Rio, Paz e Terra, 1978, p. 160. A análise acima foi feita pelo novelista alemão Jakob Wassermann e diz respeito à situação social durante a República de Weimar, quando a Alemanha:
- 24. ENEM PPL 2016No aniversário do primeiro decênio da Marcha sobre Roma, em outubro de 1932, Mussolini irá inaugurar sua Via dell Impero; a nova Vida Sacra do Fascismo, ornada com estátuas de César, Augusto, Trajano, servirá ao culto do antigo e à glória do Império Romano e de espaço comemorativo do ufanismo italiano. Às sombras do passado recriado ergue-se a nova Roma, que pode vangloriar-se e celebrar seus imperadores e homens fortes; seus grandes poetas e apólogos como Horácio e Virgílio. SILVA, G. História antiga e usos do passado: um estudo de apropriações da Antiguidade sob o regime de Vichy. São Paulo: Annablume, 2007 (adaptado). A retomada da Antiguidade clássica pela perspectiva do patrimônio cultural foi realizada com o objetivo de
- 25. UFRGS 2007Observe o gráfico a seguir. Com base nos dados desse gráfico, considere as seguintes afirmações. I - Após o fracasso do "Putsch de Munique", o partido nazista sofreu um refluxo eleitoral que somente foi revertido a partir da Segunda Guerra Mundial. II - A instabilidade política e econômica da Alemanha, a partir de 1930, garantiu cenário favorável ao crescimento eleitoral nazista. III - O crescimento eleitoral do partido nazista foi simultâneo ao fortalecimento da República de Weimar a partir do impacto da Crise de 29. Quais estão corretas?
- 26. FAMERP 2020Dentro e fora dos campos [de concentração], as SS levaram até as últimas consequências a política racista e expansionista do nazismo. A princípio, os presos políticos eram os mais visados para serem enviados aos campos. Esse tratamento era também dispensado aos grevistas, sabotadores e adeptos da resistência, mesmo nos territórios estrangeiros. O leque de perseguidos abriu-se na direção de judeus, ciganos, presos comuns, doentes mentais, padres e clérigos, homossexuais. (Alcir Lenharo. Nazismo, o triunfo da vontade, 1986.) O trecho analisa a atuação das SS, tropas nazistas, e estabelece um vínculo entre sua
- 27. UNICAMP 2019*si – significa “sim” em italiano. Bella Ciao Querida, adeus Esta manhã, eu acordei Querida, adeus! Querida, adeus! Querida, adeus, adeus, adeus! Esta manhã, eu acordei E encontrei um invasor Oh, membro da Resistência, leve-me embora Querida, adeus! Querida, adeus! Querida, adeus, adeus, adeus! Oh, membro da Resistência, leve-me embora Porque sinto que vou morrer E se eu morrer como um membro da Resistência Querida, adeus! Querida, adeus! Querida, adeus, adeus, adeus! E se eu morrer como um membro da Resistência Você deve me enterrar E me enterre no alto da montanha Querida, adeus! Querida, adeus! Querida, adeus, adeus, adeus! E me enterre no alto da montanha Sob a sombra de uma bela flor. (...). A fotografia anterior registra a fachada do Partido Nacional Fascista de Benito Mussolini em 1934. A música Bella Ciao foi um hino cantado contra o fascismo de Mussolini e as tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Em 25 de abril de 2018, quando a Itália celebrou 73 anos de sua libertação do nazifascismo, a canção foi entoada em várias partes do país. Sobre os usos da imagem e da música, assinale a alternativa correta.
- 28. UFRGS 2011Um golpe militar na Espanha, comandado por Francisco Franco, contra o governo republicano iniciou um grande conflito: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Considere as afirmações abaixo, sobre essa guerra. I. Ela apresentou um caráter fortemente ideológico e revolucionário com atuação das Brigadas Internacionais em apoio à República. II. Ela permitiu que a Alemanha, através da Legião Condor, testasse seus armamentos e táticas contra os republicanos. III. Ela favoreceu Francisco Franco, graças à política de "não-intervenção" da Inglaterra e da França. Quais estão corretas?
- 29. MACKENZIE 2000Tomei consciência pela primeira vez do problema do desemprego em 1929. Lembro-me do choque, do espanto que senti, quando pela primeira vez me misturei com vagabundos e mendigos, ao descobrir que uma boa parte, talvez uma quarta parte dessa gente, eram jovens e honestos contemplando seu destino: era como se nunca mais fossem ter a oportunidade de voltar a trabalhar. Nessas circunstâncias era inevitável, no início, que fossem perseguidos por um sentimento de degradação pessoal. (George Orwell) A solução dessa crise econômica foi implementada por F.D. Roosevelt, que formulou um conjunto de medidas denominada de:
- 30. IBMECRJ 2009A crise que atingiu a Bolsa de Nova York, em 1929, serviu para demonstrar a crise do modelo liberal aplicado na economia norte-americana e para superá-la foi executado um programa que tinha como base:
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