UFU 2000

Nas comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, apesar do clima de celebração criado pelo governo e pela grande imprensa, houve manifestações de movimentos e grupos sociais que imprimiram outras reflexões e imagens à História do Brasil. Entre estas outras versões dos 500 anos, podemos incluir:

I- o Brasil vive uma democracia racial, evidenciada pelo equilíbrio entre negros e brancos quanto à participação na política e nas vagas escolares, pela diminuição da violência policial e pela formação de uma identidade étnica, vislumbrada na formação e no sucesso de grupos musicais e na promoção social através do futebol.

II- politicamente, a maioria destes anos foi marcada por regimes excludentes e autoritários, se levarmos em conta o longo período monárquico, as ditaduras militares e, mesmo em governos eleitos, a cultura do privilégio, a impunidade, a corrupção e o uso de "medidas provisórias".

III- além da intolerância étnica e das freqüentes denúncias de exploração do trabalho infantil e de trabalho semi-escravo, ainda é marcante a violência física e moral contra a mulher, com níveis alarmantes de agressões, estupros, assédios e imagens sexistas de revistas e programas de TV.

IV- o fortalecimento da FUNAI no interior do governo tem garantido o respeito à demarcação das terras indígenas e às suas diferenças culturais, bem como a reserva, para os índios, de vagas em escolas e universidades, o que tem promovido a sua integração à sociedade brasileira.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.