Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Questão 17 de 38

Exercícios de República da Espada

Listagem de exercícios

UFU 1999

"A Constituição de 1891 introduziu eleições diretas e o direito de voto, não secreto, a todos os brasileiros natos ou naturalizados do sexo masculino, maiores de 21 anos e alfabetizados. Os republicanos históricos esperavam que fossem, então, eliminadas as antigas barreiras econômicas e políticas, e um amplo eleitorado poderia, teoricamente, exprimir livremente sua escolha."

QUEIRÓS, Maria I. P., O Coronelismo numa interpretação sociológica. IN: Bóris Fausto (Coord.). História da Civilização Brasileira. São Paulo, Difel, 1975, t.3, v.1, p. 155.

Baseando-se no trecho acima e em seus conhecimentos sobre as relações de poder entre os grupos dominantes e as populações rurais e urbanas durante a chamada República Velha, podemos afirmar que

I- a extensão do direito de voto alterou profundamente as relações de poder entre as oligarquias e as massas rurais e urbanas, que passaram a eleger representantes comprometidos com os interesses dessas massas.

II- à medida que a República não alterou a estrutura do poder oligárquico, o direito de voto tornou-se um bem de troca, com o qual o eleitor poderia obter proteção e favores do coronel.

III- para controlar e manipular as eleições, os coronéis valiam-se tanto da troca de favores quanto da violência e da intimidação do eleitor, através da ação de homens armados.

IV- a extensão do direito de voto contribuiu, decisivamente, para a democratização da vida pública na República, pois limitou o poder de manipulação dos coronéis às áreas rurais mais atrasadas e à região do Nordeste do país.

Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login