Quer ter acesso a todas as aulas de História?

Assine o Stoodi e estude tudo que você precisa para garantir sua aprovação!

UFV 2003

Antes da Revolução de 1959, os cubanos sofreram com o agudo processo de concentração de renda e terra, e com o aumento do desemprego. A miséria crescia entre os trabalhadores da agricultura e os migrantes alojados nas periferias das grandes cidades. Neste período, outros fatores contribuíram para agravar a conjuntura que levou Cuba à Revolução, tais como:

 

I - o estabelecimento de acordos econômicos e militares do governo cubano com a URSS, visando à organização de uma base estratégica do socialismo na América Latina.

II - a ampliação dos investimentos externos na extração dos poucos recursos minerais, no turismo e na produção de cana que  transformou Cuba no maior produtor mundial de açúcar.

III - a diminuição da dependência cultural e do controle dos EUA, o que levou a Ilha a obter maior visibilidade junto aos países latino-americanos e simpatizantes das esquerdas nacionais.

IV - a instalação da ditadura de Fulgencio Batista, a partir de 1952, que estabeleceu um clima de Terror e repressão às oposições, o que correspondia à tensão internacional da Guerra Fria.

V - a abertura irrestrita de concessões aos capitais estadunidenses, que converteu Havana em campo de ação da Máfia americana, da exploração do jogo, do tráfico de drogas e da prostituição.

 

Assinale a alternativa que apresenta os fatores CORRETOS: 

Escolha uma das alternativas.

Helpy PRO

Recebemos sua dúvida! Em breve enviaremos a resolução para seu email de cadastro.

As dúvidas serão atendidas por ordem de chegada. Enquanto isso, continue seu Plano de Estudos ;-)

Helpy PRO é uma ferramenta exclusiva para assinantes dos Planos Avançado e StoodiMed feita para tirar suas dúvidas com nossos monitores.
Inicialmente disponível para .

Saiba mais sobre o Helpy PRO Conheça nossos planos

Você pode acompanhar o seu progresso em cada matéria durante seus primeiros 15 dias no Stoodi.