Questão 9 de 128

Exercícios de Revolução Industrial

Listagem de exercícios

UFSM 2007

"Todas as relações imutáveis e esclerosadas, com o seu cortejo de representações e de concepções vetustas e veneráveis dissolvem -se; as recém-constituídas corrompem-se antes de tomarem consistência. Tudo o que era estável e sólido desmancha no ar; (...)"
IN: MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. 'Manifesto do partido comunista' (1 a ed. 1848). Porto Alegre: L &PM,2001. p. 29.

Nesse pequeno trecho, Marx e Engels sugerem o caráter transformador e transitório do capitalismo Industrial. Sobre esse processo histórico, que se iniciou com a 1a Revolução Industrial, pode-se afirmar

I. A Inglaterra foi pioneira, a partir da 2a metade do século dezoito e seu crescimento industrial baseou-se na fabricação de mercadorias de consumo de massas, como os têxteis.
II. Industrialização e trabalho escravo nem sempre foram incompatíveis, visto que a produção de algodão no sul dos EUA, com mão de obra escrava, fornecia matéria-prima para a indústria britânica.
III. A industrialização celerou a urbanização e o desenvolvimento tecnológico, excluindo grande parte dos trabalhadores da produção e provocando, na 1a metade do século dezenove, o enfraquecimento do movimento operário, como demonstram o Iudismo e o cartismo.

Está(ão) correta(s)

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login