Revolução Russa e Stalinismo

7 vídeos timer 73 min

Considerado um dos eventos mais importantes do século XX, a Revolução Russa instaurou o primeiro estado socialista da história e inspirou movimentos políticos no mundo todo.

São caracterizadas no módulo a situação de atraso político (czarismo), econômico (economia agrária) e social (sociedade rural) que domina a Rússia às vésperas da revolução, a derrota na Guerra Russo-Japonesa, a Revolução de 1905 (Domingo Sangrento e o motim no encouraçado Potemkin), a oposição ao czarismo feita por mencheviques e bolcheviques bem como a insatisfação do povo russo com a participação de seu país na Primeira Guerra Mundial.

O módulo apresenta também as características da Revolução de Fevereiro de 1917 e o papel desempenhado por Lenin na Revolução de Outubro de 1917 que levou os bolcheviques ao poder.

Destaque para o governo Lenin (1917-1924), período marcado pela criação do Exército Vermelho, pela Guerra Civil (1918-1921), pelo “Comunismo de Guerra” e pela NEP (Nova Política Econômica).

Quanto ao governo de Stalin (1924-1953), o módulo enfatiza a instauração de um estado totalitário e a consequente perseguição aos “inimigos do socialismo”, a coletivização forçada das terras e os Planos Quinquenais.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login