Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Revolução Russa dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    UFPR 2015

    O lema dos bolcheviques a partir de abril de 1917 era "Paz, Pão e Terra", conhecido também como Teses de Abril. Assinale a alternativa que identifica e justifica corretamente qual entre as palavras do Iema tem correspondência direta com os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial.

  2. 2

    UFF 2000

    A Revolução Russa, que iniciou o processo de construção do socialismo na antiga URSS, teve o seu desfecho, em 1917, marcado por dois momentos. O primeiro, em fevereiro, quando os mencheviques organizaram o governo provisório e o segundo, em outubro, quando os bolcheviques assumiram a condução da revolução e a tornaram vitoriosa. A respeito dos mencheviques e bolcheviques, afirma-se: I) Os mencheviques defendiam a construção do socialismo por meio de alianças com os burgueses ligados ao grande capital. II) Os bolcheviques consideravam o capitalismo consolidado na Rússia e pretendiam a mobilização das massas em direção ao socialismo, sem quaisquer alianças com os setores burgueses. III) Mencheviques e bolcheviques eram denominações decorrentes da origem geográfica dos revolucionários: os mencheviques tinham sua origem social nos núcleos urbanos e os bolcheviques estavam ligados a bases rurais. Com relação a estas afirmativas, conclui-se que:

  3. 3

    UFJF 2003

    Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:

  4. 4

    UNESP 2015

    A influência e o dominio do povo pelo "partido", isto é, por alguns recém-chegados (os ideólogos comunistas procedem dos centros urbanos), já destruiu a influência e a energia construtiva desta promissora instituição que eram os sovietes. No momento atual, são os comitês do partido e não os sovietes que governam a Rússia. E sua organização padece de todos os defeitos da organização burocrática. KROPOTKIN. Piotr. 'Carta a Lênin (04.03.1920)'. Textos escolhidos. 1987. As críticas do anarquista Kropotkin a Lênin, presentes nessa carta de 1920, indicam a sua

  5. 5

    UNESP 2011

    Os operários das fábricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionário provisório, que deve ser constituído sob a guarda do povo revolucionário amotinado e do exército. (Manifesto de 27 de fevereiro de 1917, In: FERRO, Marc. A Revolução Russa de 1917. 1974.) O manifesto, lançado em meio às tensões de 1917 na Rússia, revela a posição dos

  6. 6

    IBMEC-RJ 2009

    Leia com atenção as afirmativas a seguir referentes à Revolução de Outubro de 1917, na Rússia: I. A revolução foi liderada pelos sovietes, compostos em sua maioria por operários, soldados e industriais, descontentes com o czarismo; II. Uma das primeiras consequências da Revolução de Outubro foi afastar a Rússia da Primeira Guerra Mundial, ao ser assinado com os alemães um tratado de paz; III. Os analistas consideram que o único fator responsável diretamente pela ocorrência do movimento bolchevique foi a questão fundiária, negligenciada por Nicolau II. Assinale:

  7. 7

    UFF 2003

    O período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) mostrou um panorama de crise, evidenciado pela força dos movimentos sociais liberais, socialistas e anarquistas, em decorrência dos primeiros sinais de fracasso da expansão imperialista. Tais sinais foram expressivos na Rússia dos czares, onde provocaram o avanço das desigualdades e a eclosão de movimentos grevistas, como o de 1905, que prenunciavam a revolução. Esse clima na Rússia decorreu, de vários fatores, dentre os quais se destacam:

  8. 8

    ACAFE 2018

    A Revolução ocorrida na Rússia, em 1917, está completando 100 anos. Foi efetivamente o primeiro regime socialista duradouro implantado por um país. Nesse contexto, e acerca dos eventos que se relacionam com esta revolução é correto afirmar, exceto:    

  9. 9

    UFRGS 2017

    Considere as afirmações sobre a Revolução Russa de 1917 e seus desdobramentos. I. Após a chamada “Revolução de Fevereiro”, de 1917, e a abdicação do czar Nicolau II, foi instaurado um regime parlamentar liberal, mais tarde removido pela Revolução Bolchevique de outubro do mesmo ano. II. Durante a guerra civil que se seguiu à Revolução, os Estados Unidos e as principais potências europeias apoiaram a luta dos bolcheviques contra os chamados “brancos” contrarrevolucionários. III. Nos grandes expurgos da década de 1930, muitos dos “velhos bolcheviques”, antigos revolucionários aliados de Lênin, foram removidos do poder e executados a mando de Josef Stalin. Quais estão corretas? 

  10. 10

    UEG 2019

    Leia o texto a seguir.  A revolução permanente é uma utopia: a guerra permanente é uma realidade. 1914-1985: Primeira Guerra Mundial, Guerra do Rif, Guerra Civil Espanhola, Segunda Guerra Mundial, guerras da Indochina, da Coréia, do Vietnã, da Argélia, a chamada “Guerra Fria”.  VICENT, G; PROST, A. História da Vida Privada. São Paulo: Cia. das Letras, 1992. p. 201. v. 5.  Após a morte de Lênin houve um racha entre os líderes da Revolução Russa. Como contraposição à tese da “revolução em um só país”, a concepção de Revolução Permanente, uma proposta que pretendia transformar o processo revolucionário em ação incessante e global, foi defendida por  

  11. 11

    UNESP 1994

    Leon Trotski argumentava em 1904 que a tese política defendida por Lênin poderia "conduzir a organização do partido a substituir o partido, o Comitê central a substituir a organização do partido, e finalmente um ditador a substituir o Comitê central". (Trotski, "NOSSAS TAREFAS POLÍTICAS", Brochura redigida e publicada em 1904, em Genebra).   Assinale a alternativa com o nome do responsável pelo regime que, na prática, confirmou a previsão de Trotski

  12. 12

    UNICENTRO 2014

    No alvorecer do século XX, a Rússia era a nação mais atrasada da Europa, com sua oligarquia agrária de características ainda feudais, suportada por um regime absolutista e sangrento representado pelo czar Nicolau II. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, pelo menos duas forças que se opunham ao regime czarista, às vésperas da Revolução Russa de 1917.

  13. 13

    UNICENTRO 2012

    No decorrer da Primeira Guerra Mundial, as grandes potências passaram por momentos de transformação, que ocasionaram mudanças profundas em seus países. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a transformação que se destacou.

  14. 14

    FGV-SP 1995

    A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:

  15. 15

    PUC-RS

    Em 1917, liderados por Lênin e Trotski, os bolcheviques ganharam popularidade com as "Teses de Abril", enunciadas na plataforma "paz, terra e pão", que propunha

  16. 16

    UNIMONTES 2011

    Acerca das Teses de Abril, lançadas em 1917 por Lênin ao regressar da Suíça, é INCORRETO afirmar que contemplavam

  17. 17

    UNIMONTES 2011

    A Rússia, no início do século XX, apresentava uma estrutura político-econômica semelhante à da França, em 1789, porque

  18. 18

    UNICENTRO 2007

    Sobre a Revolução Russa, é correto afirmar: I. Os bolcheviques eram a facção que defendia uma revolução moderada, de caráter liberal, ao lado do Czar. II. A situação de miséria social de camponeses e trabalhadores facilitou a divulgação e o fortalecimento das ideias socialistas na Rússia do início do século XX. III. A eclosão da Revolução de 1917 foi responsável pela derrota dos países aliados e pelo fim da Primeira Guerra Mundial. IV. O confisco da propriedade privada e a estatização da economia foram traços marcantes na implantação do socialismo na Rússia. V. A vitória da revolução comunista instalou a ditadura do proletariado, na qual a classe trabalhadora participava livremente do poder.

  19. 19

    UEL 2002

    “O GOVERNO PROVISÓRIO FOI DEPOSTO; a maioria de seus membros está presa. O poder soviético proporá uma paz democrática imediata a todas as nações. Ele procederá à entrega aos comitês camponeses dos bens dos grandes proprietários, da Coroa e da Igreja... Ele estabelecerá o controle operário sobre a produção, garantirá a convocação da Assembléia Constituinte para a data marcada... garantirá a todas as nacionalidades que vivem na Rússia o direito absoluto de disporem de si mesmas.” (O Congresso dos Sovietes proclama a queda do Governo Provisório. Apud FERRO, Marc. A revolução russa de 1917. São Paulo: Perspectiva, 1974. p. 126.) Considerando-se o processo revolucionário na Rússia, com base no documento acima, pode-se inferir que 

  20. 20

    UNIMONTES 2009

    O governo provisório foi deposto, a maioria dos membros está presa. O poder soviético proporá uma paz democrática e imediata a todas as nações. Ele procederá à entrega aos comitês camponeses dos bens da Igreja, dos grandes proprietários e da Coroa. Ele estabelecerá o controle operário sobre a produção, garantirá a convocação da Assembléia Constituinte para a data marcada.   Com base no texto e nos seus conhecimentos:

  21. 21

    UNEB 2014

    I. Antes que o país se abrisse, no fim dos anos 70 [século XX], o sistema de ciência e tecnologia da China empregava um modelo soviético: instituições especializadas conduziam a pesquisa e as universidades, com foco mais restrito, se encarregavam da educação e do treinamento. Esse modelo fracassou porque a pesquisa era separada do ensino, o trabalho interdisciplinar era impossível, os recursos eram escassos e os rígidos controles políticos e a ideologia dominavam. A revolução cultural de 1966 a 1976 fechou todo o ensino superior por uma década e destruiu muito do que havia sido construído anteriormente. Nos anos 90, a China expandiu e reestruturou o ensino superior de forma a atender suas ambições econômicas. (ALTBACH; WANG. 2012. p. 44-45).   II. Quem acha que o Brasil de hoje é um país pobre — e é mesmo — pode ter uma certeza com teor de verdade 100%: o Brasil de quarenta anos atrás era várias vezes pior. Por pior que fosse, porém, era melhor que a China no quesito pobreza. (SILÊNCIO..., 2013. p. 148).     O modelo soviético, adotado pela China, foi uma decorrência da adoção das ideias socialistas que

  22. 22

    PUC-CAMPINAS

    "... derrotas na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental, desemprego e crescente miséria das massas." O quadro descrito no texto conduziu à:

  23. 23

    UNICENTRO 2013

    Após a tomada do poder os Bolcheviques enfrentaram diversos problemas, principalmente o próprio atraso político, econômico e social do país, já que até 1917 ainda existia uma monarquia absolutista na Rússia. Assinale a alternativa correta sobre tal contexto histórico.

  24. 24

    UNIMONTES 2009

    Um traço comum entre as ideologias de Hitler, líder da Alemanha Nazista, e Stálin, chefe do governo soviético, era

  25. 25

    FCMMG 2009

    A Revolução Russa de 1917 foi a primeira revolução socialista a conquistar o poder por um tempo duradouro, com um projeto alternativo ao capitalismo.   Foi fator decisivo para o início do movimento:

  26. 26

    UFPE

    A Revolução russa de 1917 estabeleceu uma nova ordem política, econômica e social. Para o triunfo da revolução contribuíra:

  27. 27

    UEG 2004

    O fortalecimento da esfera pública em detrimento dos valores individuais foi uma das marcas dos regimes totalitários que emergiram na Europa nas primeiras décadas do século XX. A partir do exposto, julgue as proposições que seguem:   I. O controle dos meios de comunicação e do sistema educacional foi característica comum entre os regimes totalitários. A formação cultural dos homens transformou-se, em grande medida, em monopólio do Estado. II. A existência de um partido único e a exaltação da disciplina não frutificaram no ambiente político da URSS graças ao poder dos soviets. III. Na Alemanha, Itália e URSS verificou-se a extinção da propriedade privada, permitindo a distribuição de terras aos camponeses, o que garantiu imensa popularidade aos regimes totalitários.   Marque a alternativa CORRETA:

  28. 28

    UNICENTRO 2009

    Hitler, Mussolini, Stálin e Mao Tse-tung são representantes dos principais Estados Totalitários do século XX. Em todas as opções a respeito desses regimes totalitários, podemos apontar as seguintes semelhanças entre eles, EXCETO:

  29. 29

    ENEM PPL 2009

    Ao contrário do que se acredita, o "discurso secreto" de Kruschev não significou a primeira manifestação de discordância dos novos governantes da URSS, ao acusar Stalin de genocídio. Antes disso, haviam sido dados os primeiros passos para o fim da estrutura repressiva que reinava no país. Na verdade, o discurso se baseia, em parte, nas conclusões obtidas pelo grupo chamado Comissão Shvernik, comissão especial que logrou reunir suficiente evidência para denunciar que, nos anos de 1930, mais de um milhão e meio de membros do partido haviam sido acusados de realizar atividades antissoviéticas, dos quais tendo sido executados mais de 680.000 deles.   O processo que desencadeou o término da estrutura repressiva que reinava na União Soviética ocorreu porque 

  30. 30

    PUC-SP

    A respeito da Revolução Socialista na Rússia e da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é correto afirmar:

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos