Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Revoluções de 1830 e 1848

Voltar para Revoluções de 1830 e 1848

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Revoluções de 1830 e 1848 dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UDESC 2009
    Assinale a alternativa CORRETA, em relação à chamada "Primavera dos Povos".
  2. 2. UFRGS 2015
    Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre as Revoluções de 1848, ocorridas na Europa. (   ) A origem desses conflitos foi o levante espanhol antiabsolutista de 1848. (   ) A principal meta dos revolucionários foi o restabelecimento do absolutismo nos países europeus. (   ) Os revolucionários foram extremamente heterogêneos, representando ideologias e setores sociais diversos. (   ) Os efeitos dos conflitos foram sentidos inclusive no Brasil, como demonstra a Revolta da Praieira. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  3. 3. UFRGS 2001
    Em 1830 o rei Carlos X, líder dos ultra-realistas da França, desfechou um golpe com a intenção de restaurar o absolutismo, o que resultou nas jornadas gloriosas de julho, em Paris, que tiveram como consequência a
  4. 4. UFU 2004
    "No inicio de 1848, o eminente pensador politico francês Alexis de Tocqueville tomou a tribuna da Câmara dos Deputados para expressar sentimentos que muitos europeus partilhavam: 'Nós dormimos sobre um vulcão... Os senhores não perceberam que a terra treme mais uma vez? Sopra o vento das revoluções, a tempestade está no horizonte' 1848 foi a primeira revolução potencialmente global (...) foi a única a afetar tanto as partes desenvolvidas quanto as atrasadas do continente. Foi ao mesmo tempo a mais ampla e a menos sucedida desse tipo de revolução." HOBSBAWN, Eric. 'A Era do capital: 1848 - 1875'. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. A respeito deste contexto histórico, marcado pela chamada "Primavera dos Povos", podemos afirmar que I - na França, as barricadas foram empreendidas pelos camponeses, influenciados pelos ideais nacionalistas, e estas promoveram, após a tomada do poder pelos rebeldes e a restauração da monarquia, o enfraquecimento do liberalismo burguês e a democracia representativa em nome da democracia direta. II - a crise económica que assolava a Europa, agravada por pragas e pela seca, prejudicou os camponeses, levando-os às ruas em apoio as novas ideologias baseadas nas ideias socialistas, divulgadas com a publicação do Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels em 1848. III - as revoltas de 1848, embora tivessem se alastrado pela Europa, não tiveram repercussão no Brasil. Em função do seu caráter fragmentado e das disputas internas entre nacionalistas e liberais, dificultaram os processos de Unificações da Itália e Alemanha. IV - as diferentes ondas revolucionárias da Primavera dos Povos tiveram em comum o espírito romântico, a construção de barricadas, as bandeiras coloridas e o ideal de liberdade, pondo em xeque o poder e a tradição aristocrática europeia. Assinale a alternativa correta.
  5. 5. UNICAMP 2014
    Observe a obra do pintor Delacroix, intitulada A Liberdade guiando o povo (1830), e assinale a alternativa correta.
  6. 6. PUC-RJ 2013
    Ao longo do ano de 1848, o continente europeu passou por uma série de revoluções configurando um momento que muitos historiadores vieram a denominar de "Primavera dos Povos". Sobre esses movimentos, é CORRETO afirmar que:
  7. 7. UFRGS 1997
    Considere as seguintes afirmações sobre a Comuna de Paris. I - Ocorreu como desdobramento imediato da crise provocada pela queda de Napoleão III e a consumação da derrota francesa ante a Prússia em 1871. II - Apresentou importantes medidas de cunho popular-progressista, visando dissolver o exército permanente, separar a Igreja do Estado, instituir o ensino gratuito e entregar as fábricas à direção dos trabalhadores. III - Constituiu o exemplo histórico europeu mais bem sucedido, no século XIX, de conquista do poder pela burguesia liberal. Quais estão corretas?
  8. 8. ENEM PPL 2013
    Sou um partidário da Comuna de Paris, que, por ter sido massacrada, sufocada no sangue pelos carrascos da reação monárquica e clerical, tomou-se ainda mais viva, mais poderosa na imaginação e no coração do proletariado da Europa; sou seu partidário sobretudo porque ela foi uma negação audaciosa, bem pronunciada, do Estado. BAKUNIN, M. apud SAMIS, A. Negras tormentas: o federalismo e o internacionalismo na Comuna de Paris. São Paulo: Hedra. 2011. A Comuna de Paris despertou a reação dos setores sociais mencionados no texto, porque
  9. 9. FGV 2001
    Leia as afirmações a seguir, sobre a Restauração na França, e assinale a alternativa CORRETA. I. Durante a Restauração (1789-1815), os Bourbon buscaram reinstalar o absolutismo, sofrendo, por isso, uma resistência popular de caráter republicano e ações de terror contra a nobreza. II. O parlamento francês, na primeira fase da Restauração, foi composto por três forças políticas: a ultra-realista, a constitucional e a liberal. III. Na tentativa de consolidar uma transição, durante a Restauração, foi instituído o voto censitário. IV. A vitória da Revolução Liberal, nasjornadas de julho, não representou o triunfo do liberalismo sobre o absolutismo. V. Luís XVIII e Carlos X ficaram conhecidos como os "reis da restauração", enquanto Luís Felipe de Orléans, como o "rei dos banqueiros" nesse processo.
  10. 10. UNIFESP 2004
    O movimento revolucionário de 1848, que abalou, mas não destruiu, a ordem social vigente na Europa, pode ser caracterizado como um conflito no qual
  11. 11. UNIRIO 1995
    Os movimentos revolucionários que ocorreram em parte da Europa, entre 1830 e 1848, foram influenciados pelo avanço de ideias:
  12. 12. FUVEST 1997
    Qual dos países a seguir, não passou por nenhuma das várias revoluções políticas que marcaram a Europa no século XIX?
  13. 13. FUVEST 1985
    As revoluções de 1848 na Europa:
  14. 14. UNICENTRO 2011
    O pano de fundo foi comum: propagação do Liberalismo e do Nacionalismo como ideologias; a subprodução agrícola (acarretando alta de preços de gêneros alimentícios) e o subconsumo industrial (provocando a falência de fábricas e o desemprego do proletariado); descontentamento do proletariado urbano, devido ao desemprego, aos salários baixos e à alta do custo de vida; descontentamento da burguesia, excluída do poder político e atingida pela crise econômica. (AQUINO, R. S. L. et al. História das sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais. 26. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1993.).   As ondas revolucionárias de 1830 e 1848 na Europa, embora tenham o fundo comum descrito no texto, apresentavam como fator de diferenciação, na onda revolucionária de 1848,
  15. 15. UNICENTRO 2012
    Dentre os princípios políticos que compunham a onda revolucionária de 1848, que atingiu o território da atual Alemanha, destaca-se
  16. 16. FCMS-JF 2017
    Leia o texto abaixo: “(...) os homens que naquele momento estavam encarregados de pôr termo à Revolução de 1848 eram precisamente os mesmos que fizeram a de 30. (...) O que a distinguia ainda, entre todos os acontecimentos que se sucederam nos últimos sessenta anos na França, foi que ela não teve por objetivo mudar a forma, mas alterar a ordem da sociedade. Não foi, para dizer a verdade, uma luta política (...), mas um embate de classe (...). Havia se assegurado às pessoas pobres que o bem dos ricos era de alguma maneira o produto de um roubo cujas vítimas eram elas (...). É preciso assinalar ainda que essa insurreição terrível não foi fruto da ação de certo número de conspiradores, mas a sublevação de toda uma população contra outra (...).” (Alexis de Tocqueville, Lembranças de 1848. 1991) Em relação aos processos revolucionários citados no texto, podemos afirmar que foram iniciados devido: 
  17. 17. CESGRANRIO 1994
    A história política da Europa, durante o século XIX, foi marcada por uma sucessão de "ondas" revolucionárias caracterizadas especificamente numa das opções a seguir. Assinale-a.
  18. 18. UNIRIO 1997
    As revoluções que eclodiram em diversos países da Europa, no ano de 1848, caracterizaram-se basicamente pela(o):
  19. 19. PUC-CAMPINAS 2015
    Nacionalismo é o sentimento que une as pessoas de uma nação em busca de objetivos comuns. Esses elementos ganharam muita importância a partir do século XIX, com as revoluções liberais e a consolidação da burguesia no poder, pois representavam uma forma de organização diferente daquela do Antigo Regime. (In: Divalte. História. São Paulo: Ática, 2003. p. 248)     Entre as revoluções a que o texto se refere é correto afirmar que, nas de 1848, a grande novidade das revoluções ficou por conta
  20. 20. UFU 2001
    "1848 foi a primeira revolução potencialmente global. (...) Num certo sentido, foi o paradigma de um tipo de 'revolução mundial' com o qual, dali em diante, rebeldes poderiam sonhar e que, em raros momentos (...) eles pensaram poder reconhecer. De fato, explosões simultâneas continentais ou mundiais são extremamente raras". (HOBSBAWM, E. A Era do Capital. São Paulo: Paz e Terra, 1982. p. 30.) Sobre as revoluções de 1848, assinale a alternativa correta.
  21. 21. UPE 2014
    Na década de 1860, uma nova palavra entrou no vocabulário econômico e político do mundo: “capitalismo”. O triunfo global do capitalismo é o tema mais importante da história nas décadas que se sucederam a 1848. (HOBSBAWM, Eric J. A era do capital (1848-1875). 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 19. Adaptado.)   Sobre a temática e o período histórico apresentado no texto, assinale a alternativa CORRETA.
  22. 22. UNIPAM 2011
    Os desdobramentos da Era Napoleônica produziram uma avalanche de concepções e indefinições políticas na Europa no início do século XIX. A convergência de forças sociais plurais, em meio a uma multiplicidade programática, tornou a realidade histórica do continente ebulitiva e indefinida, até meados do século 19. Assinale a alternativa que se ajusta a esse momento específico da história europeia e mundial.
  23. 23. CESGRANRIO 1995
    Entre as décadas de 30 e 70 do século XIX, eclodiram diversos movimentos revolucionários que provocaram diversas transformações nas nações da Europa Ocidental.  Marque a opção que apresenta corretamente um desses movimentos:
  24. 24. UFRGS 1998
    A onda revolucionária que abalou a Europa em 1848, também conhecida como "Primavera dos Povos", significou
  25. 25. UEL 2001
    A respeito da revolução de 1848 na Europa, é correto afirmar:
  26. 26. FUVEST 1995
    Quase toda a Europa Ocidental e Central foi sacudida, em 1848, por uma onda de revoluções que se caracterizaram por misturar motivos e projetos políticos diferenciados-liberalismo, democracia e socialismo. Elas também foram marcadas por uma atmosfera intelectual e um sentimento ideológico comuns. Trata-se, no caso destes últimos, do:
  27. 27. UFSM 2001
    Em 1830, a Europa é varrida por revoltas que têm suas origens   I. no ideário da Revolução Francesa.                                                      II. no socialismo da burguesia em ascensão. III. nos princípios do liberalismo e do nacionalismo. IV. no ideário da Santa Aliança. Estão corretas 
  28. 28. MACKENZIE 2000
    Entre o Congresso de Viena de 1815 e 1848, ocorreram, na Europa, movimentos liberais e nacionais. Considere as seguintes afirmações.   I - As decisões do Congresso de Viena geraram formas de reação da burguesia contra os limites impostos ao desenvolvimento do capitalismo industrial. II- A Revolução liberal de 1830, também chamada de jornada de julho, estancou o avanço reacionário iniciado com o Congresso de Viena de 1815. III - A Revolução de 1848 exaltou o ânimo das massas e irradiou-se pelo continente numa sucessão de eventos que passou à história como Primavera dos Povos. IV - Do Congresso de Viena surgiu a Santa Aliança, que objetivava a proteção à paz, à justiça e à religião e assegurava as lutas nacionalistas e liberais decorrentes das ideias implantadas pela Revolução Francesa. Estão corretas:   
  29. 29. PUC-RJ 2016
    O nacionalismo, como ideia, teve vários significados ao longo de sua história. Sobre sua trajetória no século XIX, é CORRETO afirmar que:
  30. 30. UEG 2005
    O movimento operário europeu conheceu, durante o século XIX, períodos de ascensão e refluxo, vinculados, em certa medida, ao emprego progressivo de máquinas no processo produtivo, que levou à substituição gradual da mão-de-obra operária. Com base no exposto, julgue as proposições que se seguem:   I. O ludismo, no início do século XIX, propunha-se a resolver o problema da miséria social através da destruição do maquinário. Essa iniciativa possibilitou a resolução parcial da crise, visto que os trabalhadores foram beneficiados com leis mais flexíveis no que se refere à redução de sua carga de trabalho. II. O cartismo, movimento popular que reivindicava reformas nas condições de trabalho e direitos políticos para os trabalhadores, representou uma das primeiras manifestações organizadas do operariado inglês. III. As revoluções de 1848 representaram uma novidade para o panorama político europeu, resultando na emergência de ideologias políticas heterogêneas, tais como nacionalismo, liberalismo e socialismo.   Marque a alternativa CORRETA:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login