Revoluções Inglesas do Século XVII

5 vídeos timer 45 min

Prenúncio da crise do Antigo Regime na Europa, as Revoluções Inglesas do século XVII são um marco importante no processo de ascensão política da burguesia.

Inicialmente o módulo caracteriza o absolutismo na Inglaterra, partindo dos fatores que contribuíram para o atraso em sua consolidação como a Guerra dos Cem Anos e a Guerra das Duas Rosas. Com a Dinastia Tudor a concentração de poderes nas mãos dos monarcas ingleses atinge seu apogeu, com destaque para Henrique VIII e Elizabeth I.

Porém com a Dinastia Stuart, as desavenças entre o rei e o Parlamento, dominado pela burguesia puritana, se acentuam levando à Revolução Puritana. O módulo traz os fatores que levaram a essa revolução bem como suas implicações religiosas (puritanos, anglicanos, católicos e presbiterianos).

Dentre as consequências da Revolução Puritana esta a instauração da República Puritana de Oliver Cromwell que com os Atos de Navegação abriu caminho para a supremacia naval inglesa.

Com este módulo você verá também como a Inglaterra deixou de ser uma monarquia absolutista e se transformou em uma monarquia parlamentarista com a Revolução Gloriosa e a Declaração de Direitos (Bill of Rights).

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login