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  1. 1

    ENEM 2017

    Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome. SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, nº 23, 1999(adaptado). A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948 foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)

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    ENEM 2012

    Disponível em: http://quadro-a-quadro.blog.br. Acesso em: 27 jan. 2012. Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar. COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado). A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra

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    PUC-MG 2006

    Em 22/06/1941, os alemães abriram nova frente de batalha. Por determinação do Führer, numa ação militar que ficou conhecida por Operação Barbarossa, o exército alemão tem como meta:

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    UEG 2015

    "Os olhos do mundo estão sobre vocês" (Dwight Eisenhower) A frase acima foi dita pelo comandante das tropas aliadas durante o chamado "Dia D". No dia 6 dejunho de 2014, comemoraram-se os 70 anos do Desembarque da Normandia, um dos episódios mais conhecidos da II Guerra Mundial. A importância desse acontecimento se deve ao fato de que ele

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    UNICAMP 2017

    Era o dia 6 de agosto de 1945. O avião B-29, Enola Gay, comandado pelo coronel Paul Tibbets, sobrevoou Hiroshima a 9.448 metros de altitude e, quando os ponteiros do relógio indicaram 8h16, bombardeou-a com uma bomba de fissão nuclear de urânio, com 3 m de comprimento e 71,1 centímetros de diâmetro e 4,4 toneladas de peso. A bomba foi detonada a 576 metros do solo. Um colossal cogumelo de fumaça envolveu a região. Corpos carbonizados jaziam por toda parte. Atônitos, sobreviventes vagavam pelos escombros à procura de comida, água e abrigo. Seus corpos estavam dilacerados, queimados, mutilados. Cerca de 40 minutos após a explosão, caiu uma chuva radioativa. Muitos se banharam e beberam dessa água. Seus destinos foram selados. (Adaptado de Sidnei J. Munhoz, “O pior dos fins”. Revista de História da Biblioteca Nacional, maio 2015. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/o-pior-dos-fins. Acessado em 23/08/2016.) A explosão da bomba mencionada no texto

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    ENEM 2009

    (Cancelado) O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da "Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental", considerada como a "Doutrina Monroe Japonesa". A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Corea. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937. REIS FILHO, D. A. (Org.). O século XX, o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. Sobre a expansão japonesa, infere-se que

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    Espcex (Aman) 2013

    Durante a década de 1930, enquanto a Alemanha, sob liderança nazista, armava-se e preparava-se para a Guerra, outros países aderiam à "política de apaziguamento", que

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    Espcex (Aman) 2014

    Em março de 1938, a Alemanha, com o apoio de habitantes locais, endossada por um plebiscito, anexou uma região (país) de seu entorno. Essa anexação ficou conhecida como Anschluss (união). A região (país) anexada(o) por Hitler, nesta ocasião, foi a(os)

  9. 9

    ENEM 2009

    (Cancelado) O objetivo de tomar Paris marchando em direção ao Oeste era, para Hitler, uma forma de consolidar sua liderança no continente. Com esse intuito, entre abril ejunho de 1940, ele invadiu a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica e a Holanda. As tropas francesas se posicionaram na Linha Maginot, uma linha de defesa com trincheiras, na tentativa de conter a invasão alemã. Para a Alemanha, o resultado dessa invasão foi

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    FGV 2014

    Observe os dois cartuns. Sobre as imagens, é correto afirmar que

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    UDESC 2013

    Analise as proposições sobre a II Guerra Mundial (1939-1945), e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. (   ) A II Guerra Mundial foi marcada por atrocidades de ambos os lados, como, por exemplo, os campos de concentração, o extermínio nazista e o lançamento das bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki pelos EUA. (   ) O Brasil, que durante o período da guerra era governado pelo presidente Getúlio Vargas, apoiou os países do Eixo. Entre os motivos que levaram o Brasil a enviar tropas para lutar nesta guerra foram os ataques de submarinos alemães a navios brasileiros e a defesa da democracia e da liberdade. (   ) A guerra iniciou em 1939, quando as tropas alemãs invadiram a Polónia. Nos primeiros anos o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) obteve várias vitórias contra os Aliados. Os rumos da guerra começam a modificar no ano de 1941, quando o governo de Adolf Hitler decidiu invadir a União Soviética, e os EUA declaram guerra aos países do Eixo, após o ataque japonês a Pearl Harbour. (   ) Um dos fatores que levou à guerra foi o apoio da população alemã às ideias de Adolf Hitler, difundidas no livro Mein Kampf (Minha Luta), conhecidas como nazistas e que pregavam a superioridade da raça germãnica em relação a outros grupos, como os judeus, comunistas e ciganos. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.  

  12. 12

    IBMEC-RJ 2009

    Sobre o período posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial, são feitas as seguintes afirmativas: I - A criação de um Estado Palestino independente marcou a concretização de um projeto extremamente antigo no Oriente Médio, o que inviabilizou a criação de Israel. II - O desenvolvimento do Plano Marshall pelos Estados Unidos teve papel relevante na reconstrução da Europa Ocidental. III - A manutenção dos impérios coloniais pela França e pela Inglaterra foi fator determinante para que ambos os países superassem os inúmeros problemas derivados do fim da guerra. Assinale:

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    FUVEST 2009

    As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades béIicas. Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações a seguir. I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial. II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material gene'tico humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas. III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, varias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia. Está correto o que se afirma em:

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    UFRGS 2014

    Leia o texto abaixo. Em plena Europa, em pleno século XX, os regimes nazista e soviético assassinaram cerca de 14 milhões de pessoas. 0 lugar onde todas essas vitimas morreram, essa terra de sangue, se estende do centro da Polônia até o oeste da Rússia, passando pela Ucrânia, Bielorrúsia e os Estados balticos. Durante a consolidação do nacional-socialismo e do stalinismo (1933-1938), a ocupação conjunta da Polônia pelas forças alemãs e soviéticas (1939-1941) e, em seguida, durante a guerra entre Alemanha e a União Soviética (1941-1945), a violência em massa de um modo jamais visto na história se abateu sobre essa região. SNYDER, Timothy. Terras de sangue. A Europa entre Hitler e Stalin. Rio de Janeiro: Record, 2013. p. 10. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a esse período. (   ) Em 1939, os governos da Alemanha e da URSS assinaram um acordo de não agressão que ficou conhecido como Pacto Molotov-Ribbentrop, respeitado até o final da guerra. (   ) As principais lideranças desse extermínio foram Adolf Hitler e Joseph Stalin. (   ) O nacional-socialismo era a ideologia do regime stalinista. (   ) A “terra de sangue" não se limitou a cronologia da Segunda Grande Guerra Mundial. A sequência correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é

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    UERJ 2006

    A ameaça das ideologias totalitárias 60 anos após fim da Segunda Guerra ("O Globo", 06/05/2005)   Sessenta anos se passaram desde o fim da Segunda Guerra Mundial, mas terror, fanatismo, fundamentalismo, ódio racial ainda frequentam os noticiários de hoje. Considerando as relações político-econômicas na Europa, um dos fatores determinantes dessa Guerra está descrito em: 

  16. 16

    UPE 2010

     As grandes guerras mundiais provocaram dificuldades nas relações internacionais, gerando ressentimentos e disputas diplomáticas. Os Estados Unidos procuraram fazer valer sua influência no mundo e confirmar suas conquistas políticas. Na Conferência de Potsdam, as divergências eram evidentes entre os aliados. Nessa perspectiva, as relações entre as nações 

  17. 17

    IFCE 2019

    Na madrugada do dia 1º de setembro de 1939, as forças armadas alemãs transpuseram a extensa fronteira comum e invadiram as planícies poloneses com seus tanques. Não houve declaração de guerra. Um incidente forjado na fronteira serviu como pretexto para o ato agressivo.  GONÇALVES, W. da Silva. A segunda Guerra Mundial. In: REIS FILHO, D. A., FERREIRA J., ZENHA, C. O Século XX. O tempo das crises. Revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.  A invasão da Polônia deu início ao conflito armado mais sangrento da história da humanidade. O estopim da guerra teve como protagonista o(a)  

  18. 18

    ACAFE 2019

     Em 2019 completam-se 80 anos do início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Acerca dos antecedentes que contribuíram para este conflito e das ações realizadas durante esta guerra, é correto afirmar que:   

  19. 19

    FGV 2015

    A respeito da situação da França, durante a Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar:   

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    UNISC 2007

    Em 9 outubro de 2006, a Coréia do Norte fez testes de uma arma que os especialistas em temas militares qualificaram ser de origem nuclear. As suspeitas de que o Iran esteja trabalhando no enriquecimento de Urânio - chave necessária para produzir o combustível necessário para um reator nuclear - provocam na Organização das Nações Unidas acalorados debates e ameaças de sanções. Anteriormente, a invasão do Iraque, de Sadan Hussein, pelos Estados Unidos, já havia sido justificada pela possível fabricação, naquele país do Oriente Médio, de armas nucleares. O primeiro bombardeio atômico da história da humanidade ocorreu no final da Segunda Guerra Mundial e foi promovido:

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    UECE 2016

    No ano de 2015, completam-se setenta anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Assinale a opção que corresponde aos episódios que marcaram o início e o fim desse conflito respectivamente.

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    UFJF 2011

    Leia os versos, abaixo, de autoria de Vinícius de Moraes. Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas oh não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A anti-rosa atômica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada MORAES, Vinícius de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro, Aguiar, 1974, p. 265. Nesse poema, o autor

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    UECE 2016

    Atente ao seguinte excerto: “Temos de apresentar ao Imperador um plano para alcançar a vitória [...] Se formos resolutos e se estivermos preparados para sacrificar vinte milhões de japoneses num esforço kamikase, a vitória será nossa!” (Almirante Takajiro Obnishi, agosto de 1945.)   O almirante Takajiro Obnishi, do alto comando da Marinha Imperial Japonesa, em outubro de 1944, aprovou o uso da tática de mergulho de choque contra os alvos da frota naval norte-americana; para ele, tratava-se de utilizar, com eficiência máxima, os parcos efetivos das forças japonesas. Os aviadores deveriam lançar aviões caças carregados de bombas diretamente contra os navios inimigos. Essa tática revelou uma nova modalidade de ação militar conhecida como

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    FCMS-JF 2016

    Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é correto afirmar que foi:

  25. 25

    UNEMAT 2012

    Durante a Segunda Guerra Mundial, “[...] na noite de 13 de abril de 1945, Goebbels, voltando do Ministério da Propaganda para o abrigo, recebeu a notícia da morte de Roosevelt. O ministro da Propaganda ficou exultante e correu entre os destroços e prédios em chamas da cidade destruída para dar a notícia ao Führer: Tragam-me nossa melhor champanha! E liguemme com o Führer pelo telefone ... Meu Führer – disse Goebbels – felicito-vos. Roosevelt morreu! Está escrito nos astros que na segunda quinzena de abril haverá uma reviravolta para nós. Hoje é sexta-feira, treze de abril. É a reviravolta”   (PEDRO, Antônio. A segunda guerra mundial. 2. ed. São Paulo: Atual, 1987. p.54.).     As palavras de Goebbels foram dirigidas a: 

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    ENEM 2008

    Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política: “Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.” Internet: (com adaptações).   Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que  

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    UNIMONTES 2015

    Leia o poema abaixo. Pensem nas crianças // Mudas telepáticas Pensem nas meninas // Cegas inexatas Pensem nas mulheres // Rotas alteradas Pensem nas feridas // Como rosas cálidas Mas, oh, não se esqueçam... Da rosa, da rosa Da Rosa de Hiroshima // A rosa hereditária A rosa radioativa // Estúpida, inválida A rosa com cirrose // [...] Sem cor e sem perfume // Sem rosa, sem nada. (MORAES, Vinicius de. Rosa de Hiroshima. In: Antologia Poética. Rio de Janeiro: A Noite, 1956.)  O poema faz referência a/ao  

  28. 28

    UNEMAT 2011

    Sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é incorreto afirmar.

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    UFPE

    Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:   1. Blitzkrieg                        (      ) Guerra relâmpago. 2. Kamikaze                       (      ) Cidade arrasada pela bomba atômica. 3. A Grande Aliança          (      ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa. 4. As nações do Eixo         (      ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos. 5. Nagasaki                        (      ) Japão, Itália e Alemanha.  

  30. 30

    UNIOESTE 2016

    Leia o documento abaixo: “Amados pais. Se estão lendo esta carta, é porque ainda temos o aeroporto. Tenho certeza que esta será a última que seu amado filho lhes escreverá. Temos russos por todos os lados e não nos mandam ajuda de Berlim. Lhes tenho uma triste notícia, Granstsau morreu semana passada. Estávamos ele, eu e mais três andando quando simplesmente caiu no chão com a cabeça aberta. Amados pais, chorei muito ao vê-lo, porque crescemos juntos, lembram-se? Quando éramos crianças, quebrei a perna, ele me levou para casa nas suas costas com a minha perna quebrada. Sinto muito pelos pais dele. Perdi meu único amigo. E aqui haverá o fim. Nosso comandante se matou com um tiro na boca ontem de noite. Nossa moral não existe mais. Mas, espero que essa maldita guerra acabe, pouco me importa o que aconteça. Se não receberem mais cartas minhas, vão para Espanha o quanto antes, sabemos que é uma questão de tempo dos russos chegarem em Berlim. Amados pais, após essa guerra, a Alemanha ficará atônita ao saber que o soldado que lhes escreve teve a vida salva por um médico judeu. Estou bem dos ferimentos, mas a cicatriz é enorme e horrível. Amados pais, se cuidem. Se não receberem mais cartas minhas, vão para Espanha, o dinheiro vocês já têm. Logo estaremos de novo conversando com Hilse, nos bons tempos dos dias de sol. Com muita devoção, seu filho querido”. Fonte: Cartas de Stalingrado, Coleção Einaudi, 1958. Disponível em: http://avidanofront.blogspot.com.br A partir da leitura e análise das colocações acima, é CORRETO afirmar que

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