Sabe aquela vaga na universidade dos sonhos? Ela pode ser sua!

Matricule-se agora
Vagas abertas para o Extensivo 2022
Pessoa com tinta no rosto e com a palavra 'aprovadx' na testa sorrindo

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Stalinismo dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    UFRGS 2006

    Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações, referentes à Revolução Russa. (   ) Ela resultou na formação do primeiro Estado socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra. (   ) Ela foi fundamentada nas Teses de Abril, de Lenin, em que este defendia a aliança do proletariado com a burguesia e a formação de um governo de conciliação de classes como forma de derrotar os setores aristocráticos. (   ) Ela teve no Ensaio Geral, apesar da derrota, um importante acúmulo de experiência revolucionária, particularmente corn o surgimento dos primeiros sovietes. (   ) A intensa luta pelo poder entre Lenin e Trotsky impediu a tomada do poder pelos bolcheviques, em fevereiro de 1917, postergando o avanço revolucionário até outubro do mesmo ano. (   ) Os sovietes foram o núcleo propulsor da articulação das forças revolucionárias lideradas pelos bolcheviques. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  2. 2

    UFU 2007

    Interpreta as imagens a seguir. Essas imagens apresentam um dos recursos utilizados pelo stalinismo para a anulação dos "Inimigos" do regime soviético. A respeito do stalinismo na União Soviética, marque a alternativa correta.

  3. 3

    UERJ 2004

    http://www.apaginavermelha.hpg.ig.com.br Camaradas, a vida de nosso bem-amado Stalin pertence ao povo inteiro. Stalin é nosso guia, nosso sol. Morte a todos os restos do bando fascista. Sokorine, militante do Partido Comunista da URSS, 1936. Apud FERREIRA, Jorge. O socialismo soviético. In: REIS, Daniel Aarão Filho (org.) O século XX: o tempo das crises . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. O terror e a propaganda foram dois lados complementares do regime stalinista. Contudo, muitos historiadores afirmam que eles não são suficientes para explicar o grau de aprovação conseguido por este regime tanto dentro como fora da União Soviética. O apoio político dado a Stalin dentro da URSS também é explicado pela:

  4. 4

    ESPM 2016

    Daqui a pouco será o aniversário de 60 anos da leitura, na tribuna do XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, do relatório Kruschev. Foi um auê. Nikita Kruschev, secretário-geral do PC, discursou em 23 de fevereiro de1956, ao fim de um congresso modorrento. Os  delegados do partido ficaram em choque.  Folha de São Paulo, 9/2/2016. A surpresa, que atingiu aos delegados do Partido Comunista reunidos no XX Congresso do PCUS, ocorreu porque:  

  5. 5

    MACKENZIE 2017

    Rosa Luxemburgo, destacada intelectual marxista, escreveu, em 1918, a obra A Revolução Russa. Leia com atenção o trecho a seguir: “A liberdade é sempre a liberdade de quem pensa de maneira diferente (...). A ditadura do proletariado deve ser obra da classe e não de uma pequena minoria dirigente em nome da classe (...). Sem eleições gerais, sem liberdade irrestrita de imprensa, de reunião e discussão (...), algumas dezenas de dirigentes do Partido (...) comandam e governam (...). Entre eles, a direção, na verdade, está nas mãos de uma dúzia de homens, e uma elite, escolhida na classe operária, é de tempos em tempos convocada a aplaudir os discursos dos chefes e votar por unanimidade as resoluções que lhe são apreendidas”. Rosa Luxemburgo. A Revolução Russa. Citado em: Antoine Prost. Gérard Vincent (orgs). História da Vida Privada: Da Primeira Guerra aos nossos dias. v.5. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp. 419-420. É correto afirmar que, para a autora, o processo revolucionário russo 

  6. 6

    UFTPR 2008

    Em 1917, o governo czarista russo sofria a oposição de várias forças políticas, especialmente dos mencheviques e dos bolcheviques. Às dificuldades econômicas e resistências ao absolutismo dos Romanov somaram-se os efeitos da Primeira Guerra Mundial e as derrotas russas. Em fevereiro de 1917, o czar Nicolau II foi deposto com a revolução liberal liderada por Kerensky. Sobre o desenrolar da Revolução Russa e surgimento da U.R.S.S. é INCORRETO afirmar que:   

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos