Quer ter acesso a todas as aulas de Literatura?

Assine o Stoodi e estude tudo que você precisa para garantir sua aprovação!

Quinhentismo

7 vídeos timer 41 min

Quando será que o Brasil passou a fazer parte da rota da literatura? O estudo do Quinhentismo responde a essa pergunta e, ao mesmo tempo, apresenta o contexto que funda a chamada era colonial da literatura brasileira. Entre mercenários, exploradores e navegantes profissionais, que se interessaram por descrever as terras que acabaram de conhecer, bem como os religiosos católicos buscavam delatar o cristianismo junto aos povos locais. Como resultado dessa empreitada, a imagem da natureza, dos indígenas e do contato dos europeus se formou e, até os dias atuais continuam a povoar nosso imaginário, tornando-se referências que não podemos deixar de conhecer. Assunto recorrente no ENEM e diversos vestibulares do país, os conhecimentos sobre as obras quinhentistas servem como ponto de partida de nossa literatura e paralelamente projetam as primeiras imagens do Brasil e dos brasileiros para o mundo daquele momento.

Nestas aulas online o professor Antonio analisa aspectos centrais que remetem ao Movimento Quinhentista, como a literatura de informação e da literatura doutrinária catequética. Você entenderá como esses textos foram produzidos, seu caráter utilitário e os objetivos daqueles que os escreveram. Obras que foram responsáveis por imagens que ainda se fazem presentes na atualidade.

A lista de exercícios e a revisão apresentados ao final do módulo auxiliarão na sua compreensão e apropriação dos conteúdos. Bons estudos!

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login