Quando será que o Brasil passou a fazer parte da rota da literatura? O estudo do Quinhentismo responde a essa pergunta e, ao mesmo tempo, apresenta o contexto que funda a chamada era colonial da literatura brasileira. Entre mercenários, exploradores e navegantes profissionais, que se interessaram por descrever as terras que acabaram de conhecer, bem como os religiosos católicos buscavam delatar o cristianismo junto aos povos locais. Como resultado dessa empreitada, a imagem da natureza, dos indígenas e do contato dos europeus se formou e, até os dias atuais continuam a povoar nosso imaginário, tornando-se referências que não podemos deixar de conhecer. Assunto recorrente no ENEM e diversos vestibulares do país, os conhecimentos sobre as obras quinhentistas servem como ponto de partida de nossa literatura e paralelamente projetam as primeiras imagens do Brasil e dos brasileiros para o mundo daquele momento.

Nestas aulas online o professor Antonio analisa aspectos centrais que remetem ao Movimento Quinhentista, como a literatura de informação e da literatura doutrinária catequética. Você entenderá como esses textos foram produzidos, seu caráter utilitário e os objetivos daqueles que os escreveram. Obras que foram responsáveis por imagens que ainda se fazem presentes na atualidade.

A lista de exercícios e a revisão apresentados ao final do módulo auxiliarão na sua compreensão e apropriação dos conteúdos. Bons estudos!

Você pode acompanhar o seu progresso em cada matéria durante seus primeiros 15 dias no Stoodi.

Parabéns! Você concluiu esse módulo 🤓

Você pode acompanhar o seu progresso em cada matéria durante seus primeiros 15 dias no Stoodi.

Veja abaixo como foi o seu desempenho:

Literatura

Quinhentismo

Você assistiu a:

0 aulas

de todas as 7

acertou

0 %

dos exercícios

(0 acertos de 11 exercícios)

Quer continuar tendo o acompanhamento por mais tempo?