Confira agora suas respostas com o gabarito Enem do Stoodi!

Quer ter acesso a todas as aulas de Literatura?

Assine o Stoodi e estude tudo que você precisa para garantir sua aprovação!

Quais os primeiros efeitos do Renascimento Cultural na literatura em língua portuguesa? Como a literatura se comportou num período de tantas mudanças sociais? Será que temos aqui uma escola literária típica? Conseguiremos responder a todos os questionamentos neste módulo sobre o Humanismo.

Este movimento literário surge em um período singular em vários sentidos: Século XV, que representa a transição da Idade Média, com sua concepção teocêntrica e de vasto poder do Clero e, ao mesmo tempo, o início da Era Moderna, marcada pela ascensão do Mercantilismo e da burguesia comercial.

Dessa maneira, o Humanismo guarda em si um conjunto de características das duas grandes épocas, funcionando como uma transição, e não uma escola literária propriamente dita. Quando estudamos essa fase, veremos como a literatura incorporou essa dinâmica complexa e produziu obras que até os dias de hoje se apresentam como grandes realizações.

A consolidação do Estado português moderno carregou consigo as primeiras navegações e o processo de colonização, e a arte veio a se mostrar como um farol dessa orientação. A formação de um sistema organizado de registro historiográfico, com as crônicas de Fernão Lopes, a ascensão da poesia palaciana que fez com que o texto se tornasse autônomo em relação à música, a prosa doutrinária se voltava a um relativo utilitarismo ao objetivar ensinar jovens nobres, trazendo regras de conduta e treinamento. Mas o acento se deu pelo Teatro popular de Gil Vicente, sintetizando o bifrontismo que relacionava o ponto de vista teocêntrico e o antropocêntrico numa empreitada que se valia do cômico para moralizar os indivíduos, que segundo a máxima expressada em latim do ridendo castigat mores, ou seja, corrigir-se as condutas por meio do riso.

O conteúdo deste módulo de português inclui videoaulas sobre: o contexto histórico de surgimento e consolidação dessa época literária, bem como os gêneros poéticos alí produzidos, como as poesias palacianas, além dos prosaicos, a exemplo das crônicas e da prosa doutrinária. Sem contar do teatro de Gil Vicente. E, por fim, teremos uma revisão dos conteúdos e exercícios para testarmos nossos conhecimentos.

Vestibulares importantes reservam importantes partes de suas avaliações para verificar se os vestibulandos conhecem essas questões e sabem identificar textos humanistas e também possam servir como pontos de comparação de outros períodos literários. Bons estudos!

Você pode acompanhar o seu progresso em cada matéria durante seus primeiros 15 dias no Stoodi.

Parabéns! Você concluiu esse módulo 🤓

Você pode acompanhar o seu progresso em cada matéria durante seus primeiros 15 dias no Stoodi.

Veja abaixo como foi o seu desempenho:

Literatura

Humanismo

você assistiu a

0 aulas

de todas as 10

acertou

0 %

dos exercícios

(0 acertos de 19 exercícios)

Quer continuar tendo o acompanhamento por mais tempo?

Faça o cadastro e experimente muito mais o Stoodi

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login