Quer ter acesso a todas as aulas de Literatura?

Assine o Stoodi e estude tudo que você precisa para garantir sua aprovação!

Literatura

Humanismo - Poesia Palaciana

Prof. Antonio 06:22

Quais os primeiros efeitos do Renascimento Cultural na literatura em língua portuguesa? Como a literatura se comportou num período de tantas mudanças sociais? Será que temos aqui uma escola literária típica? Conseguiremos responder a todos os questionamentos neste módulo sobre o Humanismo.

Este movimento literário surge em um período singular em vários sentidos: Século XV, que representa a transição da Idade Média, com sua concepção teocêntrica e de vasto poder do Clero e, ao mesmo tempo, o início da Era Moderna, marcada pela ascensão do Mercantilismo e da burguesia comercial.

Dessa maneira, o Humanismo guarda em si um conjunto de características das duas grandes épocas, funcionando como uma transição, e não uma escola literária propriamente dita. Quando estudamos essa fase, veremos como a literatura incorporou essa dinâmica complexa e produziu obras que até os dias de hoje se apresentam como grandes realizações.

A consolidação do Estado português moderno carregou consigo as primeiras navegações e o processo de colonização, e a arte veio a se mostrar como um farol dessa orientação. A formação de um sistema organizado de registro historiográfico, com as crônicas de Fernão Lopes, a ascensão da poesia palaciana que fez com que o texto se tornasse autônomo em relação à música, a prosa doutrinária se voltava a um relativo utilitarismo ao objetivar ensinar jovens nobres, trazendo regras de conduta e treinamento. Mas o acento se deu pelo Teatro popular de Gil Vicente, sintetizando o bifrontismo que relacionava o ponto de vista teocêntrico e o antropocêntrico numa empreitada que se valia do cômico para moralizar os indivíduos, que segundo a máxima expressada em latim do ridendo castigat mores, ou seja, corrigir-se as condutas por meio do riso.

O conteúdo deste módulo de português inclui videoaulas sobre: o contexto histórico de surgimento e consolidação dessa época literária, bem como os gêneros poéticos alí produzidos, como as poesias palacianas, além dos prosaicos, a exemplo das crônicas e da prosa doutrinária. Sem contar do teatro de Gil Vicente. E, por fim, teremos uma revisão dos conteúdos e exercícios para testarmos nossos conhecimentos.

Vestibulares importantes reservam importantes partes de suas avaliações para verificar se os vestibulandos conhecem essas questões e sabem identificar textos humanistas e também possam servir como pontos de comparação de outros períodos literários. Bons estudos!

Helpy PRO

Recebemos sua dúvida! Em breve enviaremos a resolução para seu email de cadastro.

As dúvidas serão atendidas por ordem de chegada. Enquanto isso, continue seu Plano de Estudos ;-)

Helpy PRO é uma ferramenta exclusiva para assinantes do Plano Avançado feita para tirar suas dúvidas com nossos monitores.
Inicialmente disponível para .

Saiba mais sobre o Helpy PRO Conheça nossos planos

Você pode acompanhar o seu progresso em cada matéria durante seus primeiros 15 dias no Stoodi.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.