PUC-RS 2008

1. Estamos na sociedade da informação. Somos au-
2. tênticos informívoros, necessitamos de informação
3. para sobreviver, como necessitamos de alimento,
4. calor ou contato social. Nas ciências da comunica-
5. ção, considera-se que informação é tudo aquilo que
6. reduz  a  incerteza  de  um  sistema.  Nesse  sentido,
7. todos nós nos alimentamos de informação que nos
8. permite não apenas prever como também controlar
9. os acontecimentos de nosso meio. Previsão e con-
10. trole são duas das funções fundamentais da apren-
11. dizagem, inclusive nos organismos mais simples. Na
12. vida social, a informação é ainda mais essencial por-
13. que os fenômenos que nos rodeiam são complexos
14. e cambiantes e, portanto, ainda mais incertos do que
15. os que afetam os outros seres vivos. A incerteza é
16. ainda maior na sociedade atual, como conseqüência
17. da descentração do conhecimento e dos vertigi-
18. nosos ritmos de mudança em todos os setores da vida.
19. Um traço característico de nossa cultura da aprendi-
20. zagem é que, em vez de ter de buscar ativamente a
21. informação  com  que  alimentar  nossa  ânsia  de
22. previsão  e  controle,  estamos  sendo  abarrotados,
23. superalimentados  de  informação,  na  maioria  das
24. vezes em formato  fast food. Sofremos uma certa
25. obesidade informativa, conseqüência de uma dieta
26. pouco equilibrada.


Para responder à questão,  preencha  os  parênteses  que  precedem  as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso.

 

Sobre o modo como se relacionam as idéias no texto, é correto afirmar:

 

 

(    ) A comparação é um dos recursos empregados pelo autor no início do texto.
(    ) As expressões “não apenas ... como também” (linha  08)  relacionam  argumentos  contrários entre si.
(    ) Na frase das linhas 11 a 15, as palavras “porque” e “portanto” introduzem, respectivamente, uma causa e uma conclusão.
(    ) A expressão “em vez de” (linha 20) pode ser substituída por “não obstante”, sem que se modifique o sentido do texto.

Escolha uma das alternativas.