Exercícios de Modernismo em Portugal

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  1. 1. FAAP 1996
    O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia. O Tejo tem grandes navios E navega nele ainda, Para aqueles que veem em tudo o que lá não está, A memória das naus. O Tejo desce de Espanha E o Tejo entra no mar em Portugal. Toda a gente sabe isso. Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia E donde ele vem. E por isso, porque pertence a menos gente, É mais livre e maior o rio da minha aldeia. Pelo Tejo vai-se para o Mundo. Para além do Tejo há a América E a fortuna daqueles que a encontram. Ninguém nunca pensou no que há para além Do rio da minha aldeia. O rio da minha aldeia não faz pensar em nada. Quem está ao pé dele está só ao pé dele. (Fernando Pessoa) Fernando Pessoa, o maior poeta de seu tempo e um dos grandes da Literatura Portuguesa. está ligado ao:
  2. 2. ENEM 2017
    TEXTO I TEXTO II Na sua produção, Goeldi buscou refletir seu caminho pessoal e político, sua melancolia e paixão sobre os intensos aspectos mais latentes em sua obra, como: cidades, peixes, urubus, caveiras, abandono, solidão, drama e medo. ZULIETTI, L. F. Goeldi: da melancolia ao inevitável. Revista de Arte, Mídia e Política. Acesso em: 24 abr. 2017 (adaptado).   O gravador Oswaldo Goeldi recebeu fortes influências de um movimento artístico europeu do início do século XX, que apresenta as características reveladas nos traços da obra de
  3. 3. PUC-SP 2005
    Sou um guardador de rebanhos. O rebanho é os meus pensamentos E os meus pensamentos são todos sensações. Penso com os olhos e com os ouvidos E com as mãos e os pés E com o nariz e a boca. Pensar uma flor é vê-la e cheira-ia E comer um fruto é saber-lhe o sentido. Por isso quando num dia de calor Me sinto triste de gozá-lo tanto, E me deito ao comprido na erva, E fecho os olhos quentes, Sinto todo o meu corpo deitado na realidade, Sei a verdade e sou feliz. No poema, de Alberto Caeiro,
  4. 4. ENEM 2012
    ARGAN, G. C. Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela
  5. 5. FAAP 1996
    O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia. O Tejo tem grandes navios E navega nele ainda, Para aqueles que veem em tudo o que lá não está, A memória das naus. O Tejo desce de Espanha E o Tejo entra no mar em Portugal. Toda a gente sabe isso. Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia E donde ele vem. E por isso, porque pertence a menos gente, E mais livre e maior o rio da minha aldeia. Pelo Tejo vai-se para o Mundo. Para além do Tejo há a América E a fortuna daqueles que a encontram. Ninguém nunca pensou no que há para além Do rio da minha aldeia. O rio da minha aldeia não faz pensar em nada. Quem está ao pé dele está só ao pé dele. (Fernando Pessoa) Portanto, criou seus versos:
  6. 6. ENEM 2015
    TEXTO I TEXTO II Lucian Freud é, como ele próprio gosta de relembrar às pessoas, um biólogo. Mais propriamente, tem querido registrar verdades muito específicas sobre como é tomar posse deste determinado corpo nesta situação particular, neste específico espaço de tempo. SMEE, S. Freud. Köln: Taschen, 2010. Considerando a intencionalidade do artista, mencionada no Texto II, e a ruptura da arte no século XX com o parâmetro acadêmico, a obra apresentada trata do(a)
  7. 7. MACKENZIE 1996
    Uma das características da obra de Álvaro de Campos é:
  8. 8. UNIFESP 2013
    Leia o poema Prece, de Fernando Pessoa. Senhor, a noite veio e a alma é vil. Tanta foi a tormenta e a vontade! Restam-nos hoje, no silêncio hostil, O mar universal e a saudade. Mas a chama, que a vida em nós criou, Se ainda há vida ainda não é finda. O frio morto em cinzas a ocultou: A mão do vento pode ergué-ía ainda. Dá o sopro, a aragem - ou desgraça ou ânsia -, Com que a chama do esforço se remoça, E outra vez conquistaremos a Distância - Do mar ou outra, mas que seja nossa! (Fernando Pessoa. Mensagem, 1995.) Extraído do Iivro Mensagem, o poema pode ser considerado nacionalista, na medida em que o eu lírico
  9. 9. PUC-SP 2006
    Aquela senhora tem um piano Que é agradável mas não é o correr dos rios Nem o murmúrio que as árvores fazem... Para que é preciso ter um piano? O melhor é ter ouvidos E amar a Natureza. Sobre o poema acima apresentado. de Alberto Caeiro, é INCORRETO dizer que
  10. 10. ENEM 2017
    TEXTO I TEXTO II No verão de 1954, o artista Robert Rauschenberg (n. 1925) criou o termo combine para se referir a suas novas obras que possuíam aspectos tanto da pintura como da escultura. Em 1958, Cama foi selecionada para ser incluída em uma exposição de jovens artistas americanos e italianos no Festival dos Dois Mundos em Spoleto, na ltália. Os responsáveis pelo festival, entretanto, se recusaram a expor a obra e a removeram para um depósito. Embora o mundo da arte debatesse a inovação de se pendurar uma cama numa parede, Rauschenberg considerava sua obra “um dos quadros mais acolhedores que já pintei, mas sempre tive medo de que ninguém quisesse se enfiar nela”. DEMPSEY. A. Estilos, escolas e movimentos: guia enciclopédico da arte moderna. São Paulo: Cosac & Naify. 2003. A obra de Rauschenberg chocou o público na época em “que foi feita e recebeu forte influência de um movimento artístico que se caracterizava pela
  11. 11. PUC-SP 2006
    Um dos temas de Alberto Caeiro é refletir sobre o ato de escrever. O poeta, ao referir-se a produção de seus versos, sugere que há uma premência em mostra-los como algo que não pode ser ocultado, semelhantemente ao que ocorre com elementos da natureza. Confirma inteiramente essa relação de semelhança o trecho
  12. 12. ENEM 2015
    Casa dos Contos & em cada conto te cont o & em cada enquanto me enca nto & em cada arco te a barco & em cada porta m e perco & em cada lanço t e alcanço & em cada escad a me escapo & em cada pe dra te prendo & em cada g rade me escravo & em ca da sótão te sonho & em cada esconso me affonso & em cada claúdio te canto & e m cada fosso me enforco & ÁVILA, A. Discurso da difamação do poeta. São Paulo: Summus, 1978. O contexto histórico e literário do período barroco- árcade fundamenta o poema Casa dos Contos, de 1975. A restauração de elementos daquele contexto por uma poética contemporânea revela que
  13. 13. ENEM 2015
    As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à
  14. 14. ENEM 2015
    O Surrealismo configurou-se como uma das vanguardas artísticas europeias do início do século XX. René Magritte, pintor belga, apresenta elementos dessa vanguarda em suas produções. Um traço do Surrealismo presente nessa pintura é o(a)
  15. 15. UFRGS 2012
    Considere as seguintes afirmações sobre a poesia de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa. I. Em Todas as Cartas de Amor São, o eu lírico recusa-se a escrever porque prefere sonhar a viver. II. No Poema em Linha Reta, a trajetória do indivíduo é descrita como sendo vinculada a fracassos e vilezas, o que provoca seu cansaço e sua revolta. III. Em Aniversário, o eu lírico, acreditando ter recuperado a perfeição do passado, renega os familiares mortos. Quais estão corretas?
  16. 16. UESPI 2012
    Mário de Sá-Carneiro, ao lado de Fernando Pessoa, Almada-Negreiros e Tomás de Almeida, entre outros, fundaram em 1915, em Portugal, a revista Orpheu. Além de ser uma revista de princípios estetizantes e esotéricos, qual outro traço programático se pode reconhecer nesta revista?
  17. 17. UFRGS 2001
    Leia o texto abaixo. "Passa uma borboleta por diante de mim E pela primeira vez no Universo eu reparo Que as borboletas na'o têm cor nem movimento, Assim como as flores não têm perfume nem cor. A cor é que tem cor nas asas da borboleta, No movimento da borboleta o movimento é que se move. O perfume é que tem perfume no perfume da flor. A borboleta é apenas borboleta E a flor é apenas flor" A leitura do texto nos permite concluir que Fernando Pessoa fala pela voz de
  18. 18. PUC-CAMPINAS 2015
    O termo vanguarda designava originalmente a posição dos guerreiros que iam à frente, nas batalhas. Mais tarde, já no campo da arte, passou a identificar a posição de criadores que, preocupados com uma completa inovação estética, buscavam adiantar-se ao seu tempo e propunham, quando não impunham, novos paradigmas para a linguagem artística. No Brasil do século XX há que se destacar o papel de vanguarda cultural e artística do movimento modernista de 22, por sua vez inspirado por vanguardas europeias, e a radical atuação vanguardista dos poetas concretos, cujos manifestos datam da década de 50 − década em que a economia e a política nacional também buscaram modernizar-se. (Alcebíades Valongo, inédito)     A prosa de Guimarães Rosa, não obstante esteja profundamente marcada pelo universo rústico do sertão e de suas personagens, apresenta um forte componente de vanguarda quando
  19. 19. PUC-CAMPINAS 2016
    No fim de 1944 estávamos em regime de ditadura no Brasil, como todos sabem. Uma ditadura que já se ia dissolvendo, porque o ditador de então começara a acertar o passo com as chamadas Potências do Eixo; mas quando os Estados Unidos entraram na guerra e pressionaram no mesmo sentido os seus dependentes, ele não só passou para o outro lado, como teve de concordar que o país interviesse efetivamente na luta, como aliás pedia a opinião pública, às vezes em manifestações de massa que foram as primeiras a quebrar a rotina disciplinada de tranquilidade aparente nas grandes cidades. (CÂNDIDO, Antonio. Teresina etc. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980, p. 107-108)   No imediato pós-guerra, precisamente no ano de 1945, um grupo de poetas − a chamada geração de 45 − acabou se caracterizando por abraçar
  20. 20. UNESPAR 2010
    Comenta Luiz Carlos Merten, em seu livro Cinema: entre a realidade e o artifício, que a Itália, derrotada na II Guerra Mundial, olhou para dentro de si e renovou sua arte e seu cinema em busca de um renascimento, com o neo-realismo. A Alemanha, por sua vez, derrotada na I Guerra Mundial, produziu o pessimista expressionismo, em que pontificaram filmes como “O Gabinete do Dr. Caligari” e o “Vampiro de Dusseldorf”. Com o advento do nazismo, muitos técnicos, fotógrafos e cenógrafos formados no expressionismo alemão, emigraram para os Estados Unidos e, lá, ajudaram a criar uma tendência, que alguns denominam gênero, e outros, um estilo.   Que tendência, gênero ou estilo é esse?
  21. 21. UNESPAR 2011
    O expressionismo abstrato, um movimento artístico que surgiu nos Estados Unidos, após o término da II Guerra Mundial, foi marcado pelas seguintes características:
  22. 22. UNESPAR 2011
    Os artistas durante as primeiras décadas do século XX começaram a experimentar novos caminhos criativos. A modernização e mecanização da produção industrial pós Segunda Guerra Mundial, além de propostas inovadoras de literatos e poetas, foram fatores que impulsionaram inquietantes movimentos artísticos. Identifique o movimento, destacando-se certos aspectos característicos e artistas marcantes.   1) Cubismo. 2) Futurismo. 3) Fauvismo. 4) Surrealismo. 5) Dadá (ou Dadaísmo).   I) Imaginação e expressão pessoal, sentimentos resultantes da experiência humana causada pelas Grandes Guerras. O movimento floresceu na Europa e nos EUA, nos anos de 1920 e 1930. II) Chamado também de arte cinética, um movimento que valorizava a velocidade das máquinas, crescente complexidade dos centros urbanos, sentimento de exaltação do futuro. III) Um termo francês que significa “cavalinho de pau” encontrado por acaso no rol de palavras do vocabulário infantil. O movimento queria deixar claro que todos os valores estabelecidos, morais e éticos, haviam perdido seu significado em decorrência da Primeira Guerra Mundial. IV) O termo francês que significa feras, serviu para denominar o movimento, criado com a influência de pesquisas artísticas sobre a percepção ótica, manifestação de alegria, intensa movimentação das cenas cotidianas e otimismo. Um estilo novo e radical, cheio de cores violentas e distorções ousadas. V) Um dos principais pontos de mutação da arte no século XX, desenvolveu-se entre os anos de 1908 e 1914.   i) Henri Matisse, Vlaminck e Paul Gaughin. ii) Pablo Picasso, George Braque, Gris e Léger. iii) Salvador Dali, Marc Chagal e Joan Miró. iv) Marcel Duchamp, Jean Arp e Kurt Schwitters. v) Marinetti, Umberto Boccioni, Carlo Carrà e Giacomo Balla.   A alternativa que apresenta a relação adequada é:  
  23. 23. UNESPAR 2010
    Outras ideias motivaram artistas das primeiras décadas do século XX a experimentar novos caminhos criativos. A modernização e a mecanização da produção industrial pós Segunda Guerra Mundial, além de propostas inovadoras de literatos e poetas, foram fatores que impulsionaram um dos mais inquietantes movimentos artísticos. Identifique o movimento, alguns aspectos característicos da sensibilidade e, entre os participantes, artistas de destaque.   Movimento   1) Expressionismo. 2) Capitalismo. 3) Futurismo. 4) Op-Art. 5) Surrealismo.   Aspectos característicos:   I) Valorização da velocidade das máquinas, crescente complexidade dos centros urbanos, sentimento de exaltação do futuro. II) Imaginação e expressão pessoal, sentimentos resultantes da experiência humana causada pelas Grandes Guerras. III) Influência de pesquisas artísticas sobre a percepção ótica, manifestação de alegria, intensa movimentação das cenas cotidianas e otimismo. IV) Emoção religiosa, conotações heróicas e dramáticas. V) Emoções contraditórias, entre exaltação e descrença do cotidiano.   Artistas:   i) Antoine Watteau, Jean-Baptiste Chardin e Paolo Veronese. ii) Chaim Soutine, George Rouault e Oskar Kokoschka. iii) Paul Gaughin, Henri Matisse e Paul Cézanne. iv) Carlo Carrà, Umberto Boccioni e Giacomo Balla. v) Salvador Dali, Marc Chagal e Joan Miró.   A alternativa que apresenta a sequência correta é:
  24. 24. UNESPAR 2010
    As manifestações da arte africana ou arte negra do século XVI ao serem apresentadas em exposições na Europa influenciaram vários artistas modernos. Assim, por volta de 1905, alguns artistas começaram a usar a arte primitiva para desmontar a concepção clássica de beleza, criando um movimento e, segundo Santos (2002), entre as premissas do estilo estava o abandono da perspectiva ou da ilusão das três dimensões. Entre os pintores que participaram do movimento, destacaram-se:
  25. 25. UNESPAR 2010
    O pintor holandês Van Gogh participou de um grupo de artistas interessados em registrar as experiências pessoais, valorizando a luz, as pinceladas, a mancha de cor etc. Entre os artistas que participaram do movimento Pós-impressionismo destacaram-se:
  26. 26. UNESPAR 2010
    A primeira exposição em 1905 de um grupo de artistas ficou conhecida por ter apresentado um estilo novo, de cores violentas e distorções ousadas e acabou chocando a crítica. O nome do movimento surgiu a partir de um termo usado pelos críticos:
  27. 27. UNESPAR 2010
    Relacione as colunas de acordo com os artistas brasileiros e os movimentos dos quais fizeram parte em determinado momento de suas carreiras.   ( 1 ) Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. ( 2 ) Frans Krajcberg. ( 3 ) Belmiro de Almeida. ( 4 ) Tarsila do Amaral. ( 5 ) Lasar Segall. ( ) Expressionismo. ( ) Escultura contemporânea. ( ) Academicismo. ( ) Modernismo. ( ) Barroco.   A alternativa que apresenta a sequência correta é:
  28. 28. Espcex (Aman) 2015
    O texto a seguir refere-se a qual poeta brasileiro?   “Em sua obra, o drama da existência revela uma provável influência das ideias pessimistas do filósofo alemão Schopenhauer, que marcaram o final do século XIX. Além disso, certas posturas verificadas em sua poesia – o desejo de fugir da realidade, de transcender a matéria e integrar-se espiritualmente no cosmo – parecem originar-se não apenas do sentimento de opressão e mal-estar produzido pelo capitalismo, mas também do drama racial e pessoal que o autor vivia.”
  29. 29. UPF 2014
    A literatura _______________ representa frequentemente o indivíduo que, impelido por forte emoção e pelo senso de liberdade, entra em choque com o mundo real que o cerca. A narrativa _______________ representa de modo objetivo e minucioso personagens, comportamentos e relações sociais, com a finalidade moral de desvelar os vícios e a mediocridade que os caracterizam. A poesia _______________ busca, pelas associações imagísticas, pela sonoridade e pelo ritmo, sugerir um mundo superior, que transcenda o mundo apreendido pelos órgãos dos sentidos. A poesia _______________, por meio de um estilo exuberante, feito frequentemente de antíteses e paradoxos, exprime uma visão de mundo contraditória, dividida entre os valores espirituais cristãos, próprios da Idade Média, e os valores racionais e sensoriais, próprios do Renascimento.   As palavras que preenchem corretamente as lacunas nas frases são, respectivamente:
  30. 30. ENEM 2010
    “Todas as manhãs quando acordo, experimento um prazer supremo: o de ser Salvador Dalí.” NÉRET, G. Salvador Dalí. Taschen. 1996. Assim escreveu o pintor dos “relógios moles” e das “girafas em chamas” em 1931. Esse artista excêntrico deu apoio ao general Franco durante a Guerra Civil Espanhola e, por esse motivo, foi afastado do movimento surrealista por seu líder, André Breton. Dessa forma, Dalí criou seu próprio estilo, baseado na interpretação dos sonhos e nos estudos de Sigmund Freud, denominado “método de interpretação paranoico”.   Esse método era constituído por textos visuais que demonstram imagens 
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