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  1. 1

    UFTM 2011

    Considere as informações. É na convergência de ideais antirromânticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto da forma, que se situa a poética [desse movimento literário]. (...) Seus traços de relevo: o gosto da descrição nítida (a mimese pela mimese), concepções tradicionalistas sobre metro, ritmo e rima e, no fundo, o ideal da impessoalidade que partilhavam com os [escritores] do tempo. (Alfredo Bosi. História concisa da Literatura Brasileira.) O texto alude aos poetas

  2. 2

    FGV 2005

    Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo:

  3. 3

    UNIFESP 2006

    Leia os versos de Olavo Bilac e responda Não se mostre na fábrica o suplício Do mestre. E, natural, o efeito agrade, Sem lembrar os andaimes do edifício: Porque a Beleza, gêmea da Verdade, Arte pura, inimiga do artifício, E a força e a graça na simplicidade. Nos versos, apresenta-se uma concepção de arte baseada __________ , própria dos poetas _________ . Na frase, os espaços devem ser preenchidos por

  4. 4

    UNB 2012

    Vaso grego Esta, de áureos relevos, trabalhada De divas mãos, brilhante copa, um dia, Já de aos deuses servir como cansada, Vinda do Olimpo, a um novo deus servia. Era o poeta de Teos que a suspendia Então e, ora repleta ora esvazada, A taça amiga aos dedos seus tinia Toda de roxas pétalas colmada. Depois... Mas o lavor da taça admira, Toca-a, e, do ouvido aproximando-a, às bordas Finas hás de lhe ouvir, canora e doce, lgnota voz, quai se da antiga lira Fosse a encantada música das cordas, Qual se essa a voz de Anacreonte fosse. Alberto de Oliveira. Poesias completas. In: Crítica. Marco Aurélio de Mello Reis. Rio de Janeiro: EDUERJ, 197. p.144. A partir da leitura do soneto Vaso grego, assinale a opção correta a respeito do tratamento estético conferido aos mitos antigos pela poética parnasiana.

  5. 5

    UNIFESP 2006

    Leia os versos de Olavo Bilac e responda Não se mostre na fábrica o suplício Do mestre. E, natural, o efeito agrade, Sem lembrar os andaimes do edifício: Porque a Beleza, gêmea da Verdade, Arte pura, inimiga do artifício, E a força e a graça na simplicidade. Os versos denunciam

  6. 6

    Espcex (Aman) 2014

    Quanto à poesia parnasiana, é correto afirmar que se caracteriza por

  7. 7

    UFG 2008

    Leia o soneto a seguir. XXXI Longe de ti, se escuto, porventura, Teu nome, que uma boca indiferente Entre outros nomes de mulher munnura, Sobe-me o pranto aos olhos, de repente... Tal aquele, que, misero, a tortura Sofre de amargo exílio, e tristemente A linguagem natal, maviosa e pura, Ouve falada por estranha gente... Porque teu nome é para mim o nome De uma pátria distante e idola trada, Cuja saudade ardente me consome: E ouvi-lo é ver a eterna primavera E a eterna luz da terra abençoada, Onde, entre flores, teu amor me espera. (BILAC. Olavo. 'Melhores poemas'. Seleção de Marisa Lajolo. São Paulo: Global, 2003. p. 54. (Coleção Melhores poemas). Olavo Bilac, mais conhecido como poeta parnasiano, expressa traços românticos em sua obra. No soneto apresentado observa-se o seguinte traço romântico:

  8. 8

    UFRGS 2006

    Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações. I - Pode ser considerado um movimento anti-romântico pelo fato de retomar muitos aspectos do racionalismo clássico. II - Apresenta características que contrastam com o esteticismo e o culto da forma. III - Definiu-se, no Brasil, com o livro "Poesias", de Olavo Bilac, publicado em 1888. Quais estão corretas?

  9. 9

    FGV 2007

    Leia o poema a seguir e responda às questões a ele pertinentes. Vê-se no espelho; e vê, pela janela, A dolorosa angústia vespertina: Pálido morre o sol... Mas, ai! Termina Outra tarde mais triste, dentro dela; Outra queda mais funda lhe revela O aço feroz, e o horror de outra ruína; Rouba-Ihe a idade, pérfrda e assassina, Mais do que a vida, o orgulho de ser bela! Fios de prata... Rugas. O desgosto Enche-a de sombras, como a sufocá-la. Numa noite que aí vem... E no seu rosto Uma lágrima trémula resvala, Trémula, a cintilar, - como, ao so¡ posto, Uma primeira estrela em céu de opala. Olavo Bilac. Poesias. São Paulo: Martin Claret, 2004 A respeito do poema, pode-se dizer que:

  10. 10

    ESPM 2006

    O texto que segue é do periodo parnasiano no Brasil. Após Iê-Io, marque a opção com afirmação COERENTE: Nas fendas e desvãos, em lar humilde ou nobre, Fora da luz, se esconde a tímida barata. Se sai do esconderijo e humano olhar descobre, Prestes foge, e o pavor mais a acelera e achata. Raro espalma num voo as asas cor de cobre. A farejar com a tromba, em tudo põe a pata. Ladra voraz, não poupa o negro pão do pobre, Tisna as cartas de amor, mancha o cristal e a prata. Múmia escamosa, o odor que exala causa nojo. Cauta, vive a espreitar do fundo do seu fojo A lesma que rasteja e o pássaro que voa. Mas raia uma hora azul também em sua vida: De branco, um dia acorda! E é bela, assim vestida, Como a noiva que o amor ao pé do altar coroa... (Gustavo Teixeira) VOCABULÁRIO: tisnar: enegrecer com carvão; queimar; macular. cauta: cautelosa; prevenida. fojo: caverna ou cova onde se acoitam feras.

  11. 11

    UNESP 2020

    Tal movimento distingue-se pela atenuação do sentimentalismo e da melancolia, a ausência quase completa de interesse político no contexto da obra (embora não na conduta) e (como os modelos franceses) pelo cuidado da escrita, aspirando a uma expressão de tipo plástico. O mito da pureza da língua, do casticismo vernacular abonado pela autoridade dos autores clássicos, empolgou toda essa fase da cultura brasileira e foi um critério de excelência. É possível mesmo perguntar se a visão luxuosa dos autores desse movimento não representava para as classes dominantes uma espécie de correlativo da prosperidade material e, para o comum dos leitores, uma miragem compensadora que dava conforto.   (Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)     O texto refere-se ao movimento denominado  

  12. 12

    UNESP 2017

    Os parnasianos brasileiros se distinguem dos românticos pela atenuação da subjetividade e do sentimentalismo, pela ausência quase completa de interesse político no contexto da obra e pelo cuidado da escrita, aspirando a uma expressão de tipo plástico. (Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)   A referida “atenuação da subjetividade e do sentimentalismo” está bem exemplificada na seguinte estrofe do poeta parnasiano Alberto de Oliveira (1859-1937):  

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    ENEM PPL 2019

    Esbraseia o Ocidente na agonia O sol... Aves em bandos destacados, Por céus de ouro e púrpura raiados, Fogem... Fecha-se a pálpebra do dia...   Delineiam-se além da serrania Os vértices de chamas aureolados, E em tudo, em torno, esbatem derramados Uns tons suaves de melancolia.   Um mundo de vapores no ar flutua... Como uma informe nódoa avulta e cresce A sombra à proporção que a luz recua.   A natureza apática esmaece... Pouco a pouco, entre as árvores, a lua Surge trêmula, trêmula... Anoitece.   CORRÊA, R. Disponível em: www.brasiliana.usp.br. Acesso em: 13 ago. 2017.   Composição de formato fixo, o soneto tornou-se um modelo particularmente ajustado à poesia parnasiana. No poema de Raimundo Corrêa, remete(m) a essa estética  

  14. 14

    UEL 1995

    Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.   Esses poetas dedicavam-se, muitas vezes, a escrever sobre um "vaso grego", uma "taça de coral", uma "brilhante copa".  Ao mesmo tempo em que admiravam os "áureos relevos", o "fino lavor" e o som "canoro e doce" desses objetos, viam-se a si mesmos como artesãos do verso, verdadeiros "ourives" da língua.  Essa tendência preciosista teve em ............. e ............. dois dos principais representantes, dentro do estilo ........... .

  15. 15

    UEMS 2006

    Observe com atenção os poemas abaixo:   Profissão de fé Invejo o ourives quando escrevo: Imito o amor. Com que ele, em ouro o alto-relevo Faz de uma flor. Imito-o e, pois, nem de Carrara A pedra firo: O alvo cristal, a pedra rara, O ônix prefiro. BILAC, Olavo Abaixo os puristas Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis Estou farto do lirismo namorador Político Raquítico Sifilítico De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo. BANDEIRA, Manuel. Com base na leitura dos dois poemas e nos seus conhecimentos sobre literatura brasileira, é correto classificá-los como:

  16. 16

    UEL 1998

    Olavo Bilac e Alberto de Oliveira representam um estilo de época de acordo com o qual

  17. 17

    UFV 2011

    Leia o poema abaixo, de Olavo Bilac:   Língua Portuguesa   Última flor do Lácio, inculta e bela, És, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura A bruta mina entre os cascalhos vela...   Amo-te assim, desconhecida e obscura, Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom e o silvo da procela E o arrolo da saudade e da ternura!   Amo o teu viço agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te, ó rude e doloroso idioma,   Em que da voz materna ouvi: “meu filho!” E em que Camões chorou, no exílio amargo, O gênio sem ventura e o amor sem brilho! (BILAC, Olavo. Poesia. Rio de Janeiro: Agir, 1980. p. 86.)   A expressão metafórica usada para se referir à língua portuguesa é:

  18. 18

    PUC-PR 2001

    A história da poesia brasileira no século XX pode ser dividida em cinco momentos:   I- A coexistência do Parnasianismo e do Simbolismo. II- O Modernismo, iniciado oficialmente com a Semana de Arte Moderna. III- A Geração de 45. IV- O Concretismo. V- A poesia contemporânea.   Numere as características abaixo de acordo com essa divisão e assinale a alternativa que contém a sequência encontrada:   (    ) Incorporação do espaço gráfico. (    ) Ruptura com o formalismo da estética anterior. (    ) O culto da forma, seja na técnica de composição, seja na expressividade sonora. (    ) Misticismo e retomada da tradição formal. (    ) Metapoética e experimentalismo.

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    UFAM 2010

    Coloque V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Assinale a sequência correta. Pode-se descrever o Parnasianismo como um movimento ( ) cujo conteúdo é mais importante que a forma de seus textos. ( ) que trabalha com temas greco-latinos e prefere formas fixas, como o soneto. ( ) que legou obras de cunho social, preocupado com a situação do país em seu tempo. ( ) cujo descritivismo dos poemas se iguala ao Romantismo, ambos preocupados com o ambiente político de seus respectivos momentos históricos. ( ) em que a mulher é apresentada como a musa inspiradora, situada em meio à natureza brasileira.

  20. 20

    UNEMAT 2008

    O Romantismo foi uma escola literária em que uma das propostas era valorizar a cultura nacional. Considerando este comentário, assinale a alternativa CORRETA.

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    UPE 2011

    Língua Portuguesa   Última flor do Lácio, inculta e bela, És, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura A bruta mina entre os cascalhos vela...   Amo-te assim, desconhecida e obscura, Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom e o silvo da procela E o arrolo da saudade e da ternura!   Amo o teu viço agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te, ó rude e doloroso idioma,   Em que da voz materna ouvi: "meu filho!" E em que Camões chorou, no exílio amargo, O gênio sem ventura e o amor sem brilho! BILAC, Olavo. Antologia Poética. São Paulo, 1990. 12.   Considerando o texto, assinale a alternativa CORRETA.

  22. 22

    UNIFESP 2006

    Não se mostre na fábrica o suplício Do mestre. E, natural, o efeito agrade, Sem lembrar os andaimes do edifício: Porque a Beleza, gêmea da Verdade, Arte pura, inimiga do artifício, É a força e a graça na simplicidade. Olavo Bilac   Os versos de Olavo Bilac pertencem ao período conhecido como Parnasianismo e denunciam

  23. 23

    UPF 2012

    Olavo Bilac e Cruz e Sousa estão situados, respectivamente, nos seguintes períodos literários:

  24. 24

    UNIFESP 2013

    Essa poesia não logrou estabelecer-se em Portugal. De origem francesa, suas primeiras manifestações datam de 1866, quando um editor parisiense publica uma coletânea de poemas; em 1871 e 1876, saem outras duas coletâneas. Os poetas desse movimento literário pregam o princípio da Arte pela Arte, isto é, defendem uma arte que não sirva a nada e a ninguém, uma arte inútil, uma arte voltada para si própria. A Arte procuraria a Beleza e a Verdade que existiriam nos seres concretos, e não no sentimento do artista. Por isso, o belo se confundiria com a forma que o reveste, e não com algo que existiria dentro dele. Daí vem que esses poetas sejam formalistas e preguem o cuidado da forma artística como exigência preliminar. Para consegui-lo, defendem uma atitude de impassibilidade diante das coisas: não se emocionar jamais; antes, impessoalizar-se tanto quanto possível pela descrição dos objetos, via de regra inertes ou obedientes aos movimentos próprios da Natureza (o fluxo e refluxo das ondas do mar, o voo dos pássaros, etc.). Esteticistas, anseiam uma arte universalista. Em Portugal, tentou-se introduzir esse movimento; certamente, impregnou alguns poetas, exerceu influência, mas não passou de prurido, que pouco alterou o ritmo literário do tempo. Na verdade, o modo fortuito como alguns se deixaram contaminar da nova moda poética revelava apenas veleidade francófila, em decorrência de razões de gosto pessoal ou de grupos restritos: faltou-lhes intuito comum. MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa, 1999 (adaptado). As informações apresentadas no texto referem-se à literatura

  25. 25

    FGV-SP 2009

    Comparando o Simbolismo com outros estilos de época, um crítico afirmou: I – Ambos os movimentos exprimem o desgosto pelas soluções racionalistas. II – É comum a ambas as correntes a tentação do esteticismo e do formalismo.   Por meio das palavras “ambos” (I) e “ambas” (II), o crítico faz uma aproximação entre o Simbolismo e, respectivamente, o:  

  26. 26

    UPE 2012

        Língua portuguesa Última flor do Lácio, inculta e bela, És, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura A bruta mina entre os cascalhos vela...   Amo-te assim, desconhecida e obscura, Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom e o silvo da procela E o arrolo da saudade e da ternura!   Amo o teu viço agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te, ó rude e doloroso idioma,   Em que da voz materna ouvi: "meu filho!" E em que Camões chorou, no exílio amargo, O gênio sem ventura e o amor sem brilho! (Olavo Bilac, http://www.releituras.com) Considerando o Texto “Língua Portuguesa”, bem como os conteúdos a ele relacionados, assinale a alternativa CORRETA.

  27. 27

    UFAL 2000

    As afirmações seguintes referem-se ao Parnasianismo no Brasil:   I. Para bem definir como entendia o trabalho de um poeta, Olavo Bilac comparou-o ao de um joalheiro, ou seja: escrever poesia assemelha-se à perfeita lapidação de uma matéria preciosa.   II. Pelas convicções que lhe são próprias, esse movimento se distancia da espontaneidade e do sentimentalismo que muitos românticos valorizavam.   III. Por se identificarem com os ideais da antiguidade clássica, é comum que os poetas mais representativos desse estilo aludam aos mitos daquela época.   Está correto o que se afirma em

  28. 28

    UPE 2014

    TEXTO 1   Ao coração que sofre   Ao coração que sofre, separado Do teu, no exílio em que a chorar me vejo, Não basta o afeto simples e sagrado Com que das desventuras me protejo.   Não me basta saber que sou amado, Nem só desejo o teu amor: desejo Ter nos braços teu corpo delicado, Ter na boca a doçura de teu beijo.   E as justas ambições que me consomem Não me envergonham: pois maior baixeza Não há que a terra pelo céu trocar;   E mais eleva o coração de um homem Ser de homem sempre e, na maior pureza, Ficar na terra e humanamente amar. Olavo Bilac. Disponível em: http://pensador.uol.com.br. Acesso em: 06 out. 2014   TEXTO 2   Soneto   Pálida à luz da lâmpada sombria, Sobre o leito de flores reclinada, Como a lua por noite embalsamada, Entre as nuvens do amor ela dormia!   Era a virgem do mar, na escuma fria Pela maré das águas embalada! Era um anjo entre nuvens d'alvorada Que em sonhos se banhava e se esquecia!   Era a mais bela! Seio palpitando... Negros olhos as pálpebras abrindo... Formas nuas no leito resvalando...   Não te rias de mim, meu anjo lindo! Por ti − as noites eu velei chorando, Por ti − nos sonhos morrerei sorrindo! Álvares de Azevedo. Disponível em: http://pensador.uol.com.br. Acesso em: 06 out. 2014.   Os Textos 1 e 2 têm por temática o amor, visto, entretanto, sob pontos de vista diferentes, em razão principalmente de seus autores pertencerem a movimentos literários e contextos históricos distintos. Com base na leitura dos textos e no seu conhecimento sobre a produção literária dos autores, assinale as relações adequadas.   I. Texto 1 – Visão carnal do amor: Parnasianismo. II. Texto 2 – Visão irreal e casta da mulher: Ultrarromantismo. III. Texto 1 – Visão racional do amor: Ultrarromantismo. IV. Texto 1 – Visão antropocentrista da vida: Parnasianismo. V. Texto 2 – Realização amorosa improvável: Ultrarromantismo.   As relações CORRETAMENTE estabelecidas são, apenas

  29. 29

    UPE 2016

    Enquadram-se os três sonetos em distintos Movimentos Literários. Leia-os e analise-os.   Poema 1 Já da morte o palor me cobre o rosto, Nos lábios meus o alento desfalece, Surda agonia o coração fenece, E devora meu ser mortal desgosto! Do leito embalde no macio encosto Tento o sono reter!… já esmorece O corpo exausto que o repouso esquece… Eis o estado em que a mágoa me tem posto! O adeus, o teu adeus, minha saudade, Fazem que insano do viver me prive E tenha os olhos meus na escuridade. Dá-me a esperança com que o ser mantive! Volve ao amante os olhos por piedade, Olhos por quem viveu quem já não vive!  (Álvares de Azevedo, Lira dos 20 anos)    Poema 2 A Morte Oh! a jornada negra! A alma se despedaça... Tremem as mãos... O olhar, molhado e ansioso, espia, E vê fugir, fugir a ribanceira fria Por onde a procissão dos dias mortos passa. No céu gelado expira o derradeiro dia, Na última região que o teu olhar devassa! E só, trevoso e largo, o mar estardalhaça No indizível horror de uma noite vazia... Pobre! por que, a sofrer, a leste e a oeste, ao norte E ao sul, desperdiçaste a força de tua alma? Tinhas tão perto o Bem, tendo tão perto a Morte! Paz à tua ambição! paz à tua loucura! A conquista melhor é a conquista da Calma: - Conquistaste o país do Sono e da Ventura! (Olavo Bilac)   Poema 3 A Morte Oh! que doce tristeza e que ternura No olhar ansioso, aflito dos que morrem… De que âncoras profundas se socorrem Os que penetram nessa noite escura! Da vida aos frios véus da sepultura Vagos momentos trêmulos decorrem… E dos olhos as lágrimas escorrem Como faróis da humana Desventura. Descem então aos golfos congelados Os que na terra vagam suspirando, Com os velhos corações tantalizados. Tudo negro e sinistro vai rolando Báratro a baixo, aos ecos soluçados Do vendaval da Morte ondeando, uivando…  (Cruz e Sousa)    A leitura dos poemas comprova que o tema da morte tanto quanto o tema do amor estão presentes em textos de todos os movimentos literários e em produção de diferentes poetas. Nos três poemas, o tema da morte é ponto fundamental. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

  30. 30

    UPE 2013

    Texto 6   Cárcere das almas Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,   Soluçando nas trevas, entre as grades   Do calabouço olhando imensidades,   Mares, estrelas, tardes, natureza   Tudo se veste de uma igual grandeza   Quando a alma entre grilhões as liberdades   Sonha e, sonhando, as imortalidades   Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.   Ó almas presas, mudas e fechadas   Nas prisões colossais e abandonadas,   Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!   Nesses silêncios solitários, graves,   que chaveiro do Céu possui as chaves   para abrir‐vos as portas do Mistério?! (Cruz e Souza)   Texto 7   A um poeta Longe do estéril turbilhão das ruas, Beneditino, escreve! No aconchego Do claustro, na paciência e no sossego, Trabalha, e teima, e sofre, e lima, e sua! Mas que na forma se disfarce o emprego Do esforço; e a trama viva se construa De tal modo, que a imagem fique nua, Rica mas sóbria, como um templo grego. Não se mostre na fábrica o suplício Do mestre. E, natural, o efeito agrade, Sem lembrar os andaimes do edifício.   Porque a Beleza, gêmea da Verdade, Arte pura inimiga do artifício, É a força e a graça na simplicidade. (Olavo Bilac)   Após a leitura, assinale V para as afirmativas Verdadeiras e F para as Falsas.   (  )   São dois sonetos pertencentes ao mesmo movimento literário. Suas temáticas    expressam  sentimentos idênticos; no primeiro, o constrangimento do eu poético por ter sido preso injustamente e, no segundo, a equiparação do poeta a um monge beneditino.   (  )    São poemas líricos que possuem forma fixa,    preocupação tanto do Parnasianismo como do Simbolismo, pois ambos os movimentos se caracterizam pela busca da forma perfeita, isto é, da Arte pela Arte. (  )  O primeiro poema revela um certo misticismo, próprio  da poesia simbolista, enquanto o segundo trata do próprio fazer poético, constituindo‐se, portanto, como um  meta‐ poema, tema característico da poesia parnasiana. (  )  Em A um poeta, Olavo Bilac discursa, em linguagem sóbria e erudita,  sobre o trabalho do poeta, enquanto em  Cárcere  das almas, Cruz e Souza metaforicamente concebe o corpo como uma prisão, daí a morte significar libertação.   (  )  Os dois poemas recorrem, em suas temáticas, a aspectos ligados à vida religiosa: o primeiro, ao tomar o corpo na acepção de cárcere e o segundo quando metaforicamente relaciona  a necessidade de isolamento exigida pelo labor poético à vida dos monges no claustro.   Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

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