Realismo e Naturalismo

7 vídeos timer 72 min

Neste módulo de videoaulas sobre Realismo-Naturalismo você aprenderá sobre essa escola que teve início no Brasil no final do século XIX, com Machado de Assis e Aluísio Azevedo. Podemos destacar também outros autores como Raul Pompeia (de O Ateneu) e Adolfo Caminha (de Bom-Crioulo).

Esse período compreende as ideias do Liberalismo, a evolução da ciência e dos métodos de experimentação, assim como agitações sociais e o surgimento da população urbana.

Dentre os principais autores da época, destaca-se Machado Assis, cuja obra não pode ser classificada exatamente como pertencente ao Realismo. É uma obra marcada pelo pessimismo existencialista, uso de metalinguagem, intertextualidade e ambiguidades. Seus principais romances foram Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas - sempre presentes nas provas de português.

Aluísio Azevedo, que tem como principais obras O Mulato e O Cortiço, tem uma abordagem mais naturalista, trazendo uma observação rigorosa do mundo e uma análise minuciosa de comportamentos sociais.

Veja, ao final deste módulo de aulas online, alguns exercícios resolvidos de vestibular.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.