Quer ter acesso a todas as aulas de Literatura?

Assine o Stoodi e estude tudo que você precisa para garantir sua aprovação!

Literatura

Renascimento - Revisão de Renascimento

Prof. Antonio 07:30

De que forma os acontecimentos do século XVI marcaram o auge do pensamento antropocêntrico? Como as revoluções cultural e científica influenciaram na produção artística? De que maneira Luís Vaz de Camões representou, ao mesmo tempo, a consolidação da literatura e da grandiosidade do povo português? Nesse módulo sobre o Renascimento essas perguntas serão resolvidas.

Desde o final da Idade Média até o início da Idade Moderna, um conjunto de valores paulatinamente se consolidaram, fazendo com que o homem deixasse de se ver como coadjuvante em relação ao divino, tornando-se o ator principal de sua existência. O antropocentrismo que se formou pela associação de influências clássicas e pela revolução técnico-científica daquele contexto fazia com que o homem se tornasse a medida para todas as coisas e, mesmo que a religião não deixasse de estar presente em vários âmbitos, a liberdade racionalista experimentada foi a maior e das mais frutíferas até aquele momento da história da Europa.

A burguesia comercial, ao lado dos recentes Estados modernos, serão peças fundamentais para o investimento nas navegações que responderam pela efetivação do Mercantilismo como modelo econômico.

Na Península Itálica, em cidades como Roma, Florença e Veneza representaram o coração pulsante de inovações no universo arquitetônico, bem como em outras artes. Pois lá era um polo de atração e de investimento para artistas e intelectuais como um todo. Mestres como Brunelleschi, Leonardo daVinci, Michelangelo, Donatello, Boccaccio, Petrarca e outros mais, terão alí solo fértil para produzir e tornar o Renascimento um exemplo de arte racional e universalista, expandindo-se para outras regiões.

Já na Península ibérica, Portugal e Espanha se consolidaram como primeiros Estados Modernos, possibilitando que empreendessem as grandes navegações criando novas rotas comerciais junto à África e Ásia, bem como pela chegada estabelecimento no novo Mundo, a América. No plano artístico, Luís Vaz de Camões conseguiu produzir obras importantes que sintetizaram as tendências modernas e as conquistas portuguesas.

O conteúdo deste módulo de português inclui videoaulas sobre: o contexto histórico de surgimento e consolidação dessa época literária, bem como os gêneros poéticos alí produzidos, como as poesias inspiradas nas novas tendências, a chamada medida nova, trazidas por Sá de Miranda, trabalhadas por Camões, bem como a épica deste autor, os “Lusíadas”, que exemplifica um dos ápices da produção literária do Renascimento. E, por fim, teremos uma revisão dos conteúdos e exercícios para testarmos nossos conhecimentos.

Vestibulares importantes reservam importantes partes de suas avaliações para verificar se os vestibulandos conhecem essas questões e sabem identificar textos humanistas e também possam servir como pontos de comparação de outros períodos literários. Bons estudos!

Helpy PRO

Recebemos sua dúvida! Em breve enviaremos a resolução para seu email de cadastro.

As dúvidas serão atendidas por ordem de chegada. Enquanto isso, continue seu Plano de Estudos ;-)

Helpy PRO é uma ferramenta exclusiva para assinantes do Plano Avançado feita para tirar suas dúvidas com nossos monitores.
Inicialmente disponível para .

Saiba mais sobre o Helpy PRO Conheça nossos planos

Você pode acompanhar o seu progresso em cada matéria durante seus primeiros 15 dias no Stoodi.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login