Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Cones dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Matemática com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    ENEM

    A figura seguinte mostra um modelo de sombrinha muito usado em países orientais. Essa figura é uma representação de um sólido de revolução chamado de:

  2. 2

    Stoodi

    Calcule o volume de um cone que tem uma base com 8cm de diâmetro e 12 cm de altura. (considere  = 3 )

  3. 3

    Stoodi

    São sólidos de revolução:

  4. 4

    FATEC 1996

    A altura de um cone circular reto mede o triplo da medida do raio da base. Se o comprimento da circunferência dessa base é 8 cm, então o volume do cone, em centímetros cúbicos, é:

  5. 5

    UNESP 2014

    Prato da culinária japonesa, o temaki é um tipo de sushi na forma de cone, enrolado externamente com nori, uma especie de folha feita a partir de algas marinhas, e recheado com arroz, peixe cru, ovas de peixe, vegetais e uma pasta de maionese e cebolinha. Um temaki típico pode ser representado matematicamente por um cone circular reto em que o diâmetro da base mede 8 cm e a altura 10 cm. Sabendo-se que, em um temaki típico de salmão, o peixe corresponde a 90% da massa do seu recheio, que a densidade do salmão é de 0,35 g/cm3, e tomando =3, a quantidade aproximada de salmão, em gramas, nesse temaki, é de :

  6. 6

    PUCRS 2013

    Um desafio matemático construído pelos alunos do Curso de Matemática tem as peças no formato de um cone. A figura abaixo representa a planificação de uma das peças construídas. A área dessa peça é de ___ cm2.

  7. 7

    Stoodi

    Sobre o cone, podemos dizer que é verdade que:

  8. 8

    UPE 2011

    Ao se planificar um cone reto, sua superfície lateral é igual a um quarto de um círculo com área igual a 12. Nessas condições, a área de sua base é igual a:

  9. 9

    ENEM 2016

    Em regiões agrícolas, é comum a presença de silos para armazenamento e secagem de produção de grãos, no formato de um cilindro reto, sobreposto por um cone, e dimensões indicadas na figura. O silo fica cheio e o transporte dos grãos é feito em caminhões de carga cuja capacidade é de 20 m³. Uma região possui um silo cheio e apenas um caminhão para transportar os grãos para a usina de beneficiamento. Utilize 3 como aproximação para π. O número mínimo de viagens que o caminhão precisará para transportar todo o volume de grãos armazenados no silo é

  10. 10

    ENEM 2014

    Um sinalizador de trânsito tem o formato de um cone circular reto. O sinalizador precisa ser revestido externamente com adesivo fluorescente, desde sua base (base do cone) até a metade de sua altura, para sinalização noturna. O responsável pela colocação do adesivo precisa fazer o corte do material de maneira que a forma do adesivo corresponda exatamente à parte da superfície lateral a ser revestida. Qual deverá ser a forma do adesivo?

  11. 11

    ITA 2001

    O raio da base de um cone circular reto é igual à média aritmética da altura e a geratriz do cone. Sabendo-se que o volume do cone é 128m3, temos que o raio da base e a altura do cone medem, respectivamente, em metros:

  12. 12

    ITA 2003

    Considere o triângulo isósceles OAB, com lados OA e OB de comprimento e lado AB de comprimento 2R. O volume do sólido, obtido pela rotação deste triângulo em torno da reta que passa por 0 e é paralela ao lado AB, é igual a:

  13. 13

    ENEM 2014

    Para comemorar o aniversário de uma cidade, um artista projetou uma escultura transparente e oca, cujo formato foi inspirado em uma ampulheta. Ela é formada por três partes de mesma altura: duas são troncos de cone iguais e a outra é um cilindro. A figura é a vista frontal dessa escultura. No topo da escultura foi ligada uma torneira que verte água, para dentro dela, com vazão constante. O gráfico que expressa a altura (h) da água na escultura em função do tempo (t) decorrido é:

  14. 14

    FUVEST 1990

    Um pedaço de cartolina possui a forma de um semi-círculo de raio 20 cm. Com essa cartolina um menino constrói um chapéu cônico e o coloca com a base apoiada sobre uma mesa. Qual a distância do bico do chapéu a mesa?

  15. 15

    ITA

    A superfície lateral de um cone circular reto é um setor circular de 120o e área igual a 3 cm2 . A área total e o volume deste cone medem, em cm2 e cm3 , respectivamente

  16. 16

    UFG 2013

    Um Chapeuzinho, distribuído em uma festa, tem a forma de um cone circular reto e, quando planificado, fornece um semicírculo com 10 cm de raio. Para o cone, que representa o formato do Chapeuzinho,

  17. 17

    Stoodi

    A secção transversal em um cilindro e em um cone determina, respectivamente:

  18. 18

    UFG 2013

    Um cone circular reto de madeira, homogêneo, com 20 cm de altura e 20 cm de diâmetro da base, fiutua livremente na água parada em um recipiente, de maneira que o eixo do cone fica vertical e o vértice aponta para baixo, como representado na figura a seguir. Denotando-se por h a profundidade do vértice do cone, relativa à superfície da água, por r o raio do círculo formado pelo contato da superfície da água com o cone e sabendo-se que as densidades da água e da madeira são 1,0 g/cm3 e 0,6g/cm3, respectivamente, os valores de r e h, em centímetros, são, aproximadamente: Dados:

  19. 19

    PUCSP 2006

    Considere o triângulo isósceles ABC, tal que AB = BC = 1O cm e CA= 12 cm. A rotação desse triângulo em torno de um eixo que contém o lado AB gera um sólido cujo volume, em centímetros cúbicos, é:

  20. 20

    UNIFOR-CE

    Um funil tem a forma de um cone reto cuja planificação da superfície lateral corresponde a um setor circular de 216° e 9 cm de raio. Qual o volume desse funil, em centímetros cúbicos?

  21. 21

    UFPB

     A prefeitura de certo município realizou um processo de licitação para a construção de 100 cisternas de placas de cimento para famílias da zona rural do município. Esse sistema de armazenamento de água é muito simples, de baixo custo e não poluente. A empreiteira vencedora estipulou o preço de 40 reais por m2 construído, tomando por base a área externa da cisterna. O modelo de cisterna pedido no processo tem a forma de um cilindro com uma cobertura em forma de cone, conforme a figura. Considerando que a construção da base das cisternas deve estar incluída nos custos, é correto afirmar que o valor, em reais, a ser gasto pela prefeitura na construção das 100 cisternas será no máximo, de: (Use:  = 3,14)

  22. 22

    FGV

    A figura indica a planificação da lateral de um cone circular reto: O cone que se refere tal planificação é:

  23. 23

    UNICAMP

    Depois de encher de areia um molde cilíndrico, uma criança virou-o sobre uma superfície horizontal. Após a retirada do molde, a areia escorreu, formando um cone cuja base tinha raio igual ao dobro do raio da base do cilindro. A altura do cone formado pela areia era igual a:

  24. 24

    FAMEMA 2019

    A área lateral de um cilindro circular reto é 72π cm2 e seu volume é 6 vezes o volume de um cone circular reto que tem 18 cm de altura.   Sabendo que a medida do raio da base do cilindro é o dobro da medida do raio da base do cone, então a medida do raio da base do cone é

  25. 25

    ESPM 2019

    A figura abaixo é formada por um triângulo retângulo, um retângulo e um quadrante de círculo. O volume do sólido obtido pela rotação completa dessa figura em torno da reta r é igual a:

  26. 26

    ITA 2019

    A superfície lateral de um cone circular reto corresponde a um setor circular de 216°, quando planificada. Se a geratriz do cone mede 10 cm, então a medida de sua altura, em cm, é igual a

  27. 27

    ENEM PPL 2011

    Uma empresa responsável por produzir arranjos de parafina recebeu uma encomenda de arranjos em formato de cone reto. Porém, teve dificuldades em receber de seu fornecedor o molde a ser utilizado e negociou com a pessoa que fez a encomenda o uso de arranjos na forma de um prisma reto, com base quadrada de dimensões 5 cm × 5 cm.   Considerando que o arranjo na forma de cone utilizava um volume de 500 mL, qual deverá ser a altura, em cm, desse prisma para que a empresa gaste a mesma quantidade de parafina utilizada no cone?

  28. 28

    UNIFENAS 2017

    Um copo plástico comum possui formato de tronco de cone. Considere que os raios da base maior e menor sejam, respectivamente: 4 cm e 2 cm. Sabendo-se que a altura do copo é de 10 cm, encontre o volume deste copo em cm3. Adote π = 3. 

  29. 29

    UNICENTRO 2011

    Para construir um cone circular reto com 8 cm de raio e 6 cm de altura, recorta-se, em uma folha de cartolina, um setor circular para a superfície lateral e um círculo para a base.   A partir desses dados, pode-se afirmar que a medida do ângulo central do setor circular é

  30. 30

    FCMMG 2006

    O volume do cone circular reto de raio da base igual a 3 e de maior altura possível, inscrito em uma esfera de raio 5, é:

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos