Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Função Exponencial

Voltar para Função Exponencial

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Função Exponencial dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Matemática com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UNESP
    A revista Pesquisa Fapesp, na edição de novembro de 2012, publicou o artigo intitulado Conhecimento Livre, que trata dos repositórios de artigos científicos disponibilizados gratuitamente aos interessados, por meio eletrônico. Nesse artigo, há um gráfico que mostra o crescimento do número dos repositórios institucionais no mundo, entre os anos de 1991 e 2011. Observando o gráfico, pode-se afirmar que, no período analisado, o crescimento do número de repositórios institucionais no mundo foi, aproximadamente:
  2. 2. Stoodi
    Qual a solução da equação exponencial 3x = 81?
  3. 3.
    Resolvendo a inequação , em IR, o conjunto solução é:
  4. 4. Stoodi
    Determine o conjunto solução da equação abaixo.
  5. 5. PUC-MG
    Uma população de bactérias começa com 100 e dobra a cada três horas. Assim, o número n de bactérias após t horas é dado pela função . Nessas condições, pode-se afirmar que a população será de 51.200 bactérias depois de:
  6. 6. FMJ - SP
    O número de bactérias de uma cultura, t horas após o início de certo experimento, é dado pela expressão N(t) = 1200 . 20,4t. Nessas condições, quanto tempo após o início do experimento a cultura terá 38400 bactérias
  7. 7. PUC-RJ
    Uma das soluções da equação é:
  8. 8. Stoodi
    Qual a solução da equação exponencial  ?
  9. 9. ENEM 2016
    O governo de uma cidade está preocupado com a possível epidemia de uma doença infectocontagiosa causada por bactéria. Para decidir que medidas tomar, deve calcular a velocidade de reprodução da bactéria. Em experiências laboratoriais de uma cultura bacteriana, inicialmente com 40 mil unidades, obteve-se a fórmula para a população: p(t) = 40 . 23t em que t é o tempo, em hora, e p(t) é a população, em milhares de bactérias. Em relação à quantidade inicial de bactérias, após 20 min, a população será
  10. 10. FUVEST 2010
    Tendo em vista as aproximações log102 ≅ 0,30, log103 ≅ 0,48, então o maior número inteiro n, satisfazendo 10n ≤ 12418, é igual a
  11. 11. ENEM 2017
    Ao abrir um negócio, um microempresário descreveu suas vendas, em milhares de reais (unidade monetária brasileira), durante os dois primeiros anos. No primeiro ano, suas vendas cresceram de modo linear. Posteriormente, ele decidiu investir em propaganda, o que fez suas vendas crescerem de modo exponencial. Qual é o gráfico que melhor descreve as vendas em função do tempo?
  12. 12. Stoodi
    Qual a solução da equação 2x + 2 + 2x – 1 = 18
  13. 13. UFRN
    (Adaptado) A pedido do seu orientador, um bolsista de um laboratório de biologia construiu o gráfico a seguir a partir dos dados obtidos no monitoramento do crescimento de uma cultura de micro-organismos. Analisando o gráfico, o bolsista informou ao orientador que a cultura crescia segundo o modelo matemático, N = 10 . 2(1/2)t, com t em horas e N em milhares de micro-organismos. Para constatar que o modelo matemático apresentado pelo bolsista estava correto, o orientador coletou novos dados com t = 4 horas e t = 8 horas. Para que o modelo construído pelo bolsista esteja correto, nesse período, o orientador deve ter obtido um aumento na quantidade de micro-organismos de:
  14. 14. Stoodi
    Dada uma função , definida por , onde a e b são constantes reais. Dado que , determine k de modo que .
  15. 15. Stoodi
    O conjunto solução da inequação acima é:  
  16. 16. Stoodi
    Qual a solução da equação 3 . 4x + 1 = 96?
  17. 17. FUVEST 2010
    A magnitude de um terremoto na escala Richter é proporcional ao logaritmo, na base 10, da energia liberada pelo abalo sísmico. Analogamente, o pH de uma solução aquosa é dado pelo logaritmo, na base 10, do inverso da concentração de íons H+. Considere as seguintes afirmações: I. O uso do logaritmo nas escalas mencionadas justifica-se pelas variações exponenciais das grandezas envolvidas. II. A concentração de íons H+ de uma solução ácida com pH 4 é 10 mil vezes maior que a de uma solução alcalina com pH 8. III. Um abalo sísmico de magnitude 6 na escala Richter libera duas vezes mais energia que outro, de magnitude 3. Está correto o que se afirma somente em
  18. 18.
    Determine o conjunto solução da equação abaixo.  
  19. 19. ENEM 2016
    Admita que um tipo de eucalipto tenha expectativa de crescimento exponencial, nos primeiros anos após seu plantio, modelado pela função y(t) = a t-1 na qual y representa a altura da planta em metro, t é considerado em ano, e a é uma constante maior que 1. O gráfico representa a função Admita ainda que y(0) fornece a altura da muda quando plantada, e deseja-se cortar os eucaliptos quando as mudas crescerem 7,5 m após o plantio. O tempo entre a plantação e o corte, em ano, é igual a
  20. 20. Stoodi
    O conjunto solução, em IR, da inequação  :
  21. 21.
    A equação acima é solucionada para:
  22. 22. Stoodi
    A equação acima é solucionada para:
  23. 23. OCM 2006
    Ao dobrarmos uma folha de papel retangular pela metade uma vez, obtemos uma espessura correspondente a duas folhas. Suponha que é possível continuar dobrando a folha dessa maneira quantas vezes quisermos.   Qual o número mínimo de dobras a serem efetuadas para que obtenhamos uma espessura maior ou igual que a distância da Terra à Lua, sabendo-se que a distância Terra-Lua é de 400 000 km, e a espessura de uma pilha de 100 folhas é 1,0 cm? (Dado: log 2 = 0,3).
  24. 24. Stoodi
    O conjunto solução da inequação acima é:  
  25. 25. UFRGS 1996
    O conjunto solução da inequação é:
  26. 26. ENEM 2013
    Em setembro de 1987, Goiânia foi palco do maior acidente radioativo ocorrido no Brasil, quando uma amostra de césio-137, removida de um aparelho de radioterapia abandonado, foi manipulada inadvertidamente por parte da população. A meia-vida de um material radioativo é o tempo necessário para que a massa desse material se reduza à metade. A meia-vida do césio-137 é 30 anos e a quantidade restante de massa de um material radioativo, após t anos, é calculada pela expressão M(t) = A · (2,7)kt, onde A é a massa inicial e k é uma constante negativa. Considere 0,3 como aproximação para log10 2. Qual o tempo necessário, em anos, para que uma quantidade de massa do césio-137 se reduza a 10% da quantidade inicial?
  27. 27. UEL
    Seja a equação exponencial  . Qual a alternativa que contém a solução dessa equação:
  28. 28. UEMG
    Na lei P(t) =  está representada a população P(t) que uma pequena cidade terá daqui a t anos, contados a partir de hoje. Sabendo que daqui a x anos, o número de habitantes de uma pequena cidade será de 3600 habitantes, o valor numérico de x corresponde a:
  29. 29. PUCRS
    (Puc-RS) O domínio da função  é:
  30. 30. PUC-RJ
    A equação    tem duas soluções reais. A soma das duas soluções é:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login