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Exercícios de Ângulos

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Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Ângulos dos maiores vestibulares do Brasil.

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  1. 1. Stoodi
    Supondo que u, r e s são paralelas. Assinale a alternativa que corresponde respectivamente ao x e y:
  2. 2. Stoodi
    Assinale a alternativa que indica a medida de x:
  3. 3. Stoodi
    Os dois ângulos da figura são congruentes. Qual é a medida desse ângulo?
  4. 4. Stoodi
    Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa correta:
  5. 5. Stoodi
    Um ângulo de medida 13° 35’ 54” é dividido exatamente ao meio. Qual é a nova medida formada?
  6. 6. Stoodi
    Assinale a alternativa incorreta:
  7. 7. CEFET-SC 2010
    (Adaptada) Na figura abaixo, OP é bissetriz do ângulo AÔB. Determine o valor de x e y. Obs: a bissetriz de um ângulo divide-o ao meio, isto é divide-o em dois ângulos iguais.
  8. 8. Stoodi
    Assinale a alternativa incorreta a respeito de classificação de ângulos:
  9. 9. IFPE 2012
    Júlia começou a estudar Geometria na sua escola. Corn dúvida em um exercício passado pelo professor de matemática, ela pediu ajuda ao seu tio. O enunciado era: 'As retas r e s são paralelas; as retas u e t, duas transversais. Encontre o valor do ângulo x na figura abaixo'. Portanto, o valor de x é:
  10. 10. ETF-RJ 1996
    Duas retas paralelas cortadas por uma transversal formam ângulos altemos-externos expressos em graus por 13x-8° e 6x+13° . A medida desses ângulos vale:
  11. 11. FUVEST 2012
    Seis números estão dispostos em ordem crescente, formando uma progressão aritmética. Sabe-se que o maior número é igual a 11 vezes o menor, e que a soma de todos os termos dessa progressão é numericamente igual à soma das medidas dos ângulos internos de um polígono convexo de seis lados.   A soma dos quatro menores números dessa progressão é igual a
  12. 12. MACKENZIE 2014
    Na figura abaixo, a e b são retas paralelas. A afirmação correta a respeito do número que expressa, em graus, a medida do angulo é
  13. 13. UTF-PR 2014
    (Adaptado) A medida de y na figura, em graus, é:
  14. 14. CEFET-CE 2004
    Sabendo-se que a soma de dois ângulos é 78° e um deles vale 3/5 do complemento do outro, os valores são:
  15. 15. CEFET-PR 2006
    Numa gincana, a equipe 'Já Ganhou' recebeu o seguinte desafio: Na cidade de Curitiba, fotografar a construção localizada na rua Marechal Hermes no número igual à nove vezes o valor do ângulo  da figura a seguir: Se a Equipe resolver corretamente o problema irá fotografar a construção localizada no número:
  16. 16. CEFET-CE 2006
    0 ângulo cujo suplemento excede de 6° o quádruplo do seu complemento, é:
  17. 17. UTF-PR 2007
    Na figura a seguir temos r//s e t//u//v. Com base nos estudos dos ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal pode-se afirmar que: I) O ângulo X mede 127° 30' II) O ângulo Y mede 117° III) O ângulo Z mede 64° 30'. Analise as proposições acima e assinale a alternativa correta.
  18. 18. PUC-PR 2005
    Dois ângulos complementares A e B, sendo A
  19. 19. ENEM 2018
    A rosa dos ventos é uma figura que representa oito sentidos, que dividem o círculo em partes iguais. Uma câmera de vigilância está fixada no teto de um shopping e sua lente pode ser direcionada remotamente, através de um controlador, para qualquer sentido. A lente da câmera está apontada inicialmente no sentido Oeste e o seu controlador efetua três mudanças consecutivas, a saber: • 1ª mudança: 135° no sentido anti-horário; • 2ª mudança: 60° no sentido horário; • 3ª mudança: 45° no sentido anti-horário. Após a 3ª mudança, ele é orientado a reposicionar a câmera, com a menor amplitude possível, no sentido Noroeste (NO) devido a um movimento suspeito de um cliente. Qual mudança de sentido o controlador deve efetuar para reposicionar a câmera?
  20. 20. ENEM 2004
    Nos X-Games Brasil, em maio de 2004, o skatista brasileiro Sandro Dias, apelidado “Mineirinho”, conseguiu realizar a manobra denominada “900”, na modalidade skate vertical, tornando-se o segundo atleta no mundo a conseguir esse feito.   A denominação “900” refere-se ao número de graus que o atleta gira no ar em torno de seu próprio corpo, que, no caso, corresponde a
  21. 21. UTFPR 2015
    Se o ângulo interno de um polígono regular mede 108°, o ângulo central do mesmo polígono mede:
  22. 22. UFSJ 2006
    Analise as seguintes afirmações: I) Um triângulo possui no máximo dois ângulos agudos. II) Um triângulo possui exatamente dois ângulos agudos. III) Um triângulo possui no máximo dois ângulos obtusos. IV) Um triângulo possui no máximo um ângulo obtuso. Com base nessa análise,assinale a alternativa CORRETA. 
  23. 23. UTFPR 2013
    Dois ângulos são suplementares. A medida de um é o triplo da medida do outro. Quanto mede o maior ângulo?
  24. 24. UTFPR 2015
    Os ângulos externos de um polígono regular medem 15°. O número de diagonais desse polígono é:
  25. 25. UTFPR 2016
    O número de diagonais de um polígono regular cujo ângulo externo mede 18° é:
  26. 26. UTFPR 2013
    Um triângulo isósceles tem dois lados congruentes (de medidas iguais) e o outro lado é chamado de base. Se em um triângulo isósceles o ângulo externo relativo ao vértice oposto da base mede 130º , então os ângulos internos deste triângulo medem:
  27. 27. UECE 2015
    Seja AEC um triângulo isósceles (as medidas dos lados AE e AC são iguais) e O um ponto do lado AC tal que a medida do ângulo EÔC é 120 graus. Se existe um ponto B, do lado AE, tal que o segmento OB é perpendicular ao lado AE e a medida do ângulo EÔB seja igual a 40 graus, então a medida do ângulo OÊC, em graus, é igual a
  28. 28. ENA 2015
    As medidas dos três ângulos, em graus, de um triângulo são proporcionais a 4, 7 e 9.   Então a soma da medida do menor ângulo com a medida do maior ângulo, em graus, é igual a:
  29. 29. UFJF 2012
    Considere as afirmações abaixo:   I) A medida de um ângulo externo β de um triângulo é igual à soma das medidas dos ângulos internos não adjacentes a β . II) Sejam T1 e T2 dois triângulos semelhantes. Então, a razão entre alturas relativas a lados correspondentes é igual à razão de semelhança. III) Se dois triângulos possuem dois lados congruentes, então os triângulos em questão são congruentes.   É CORRETO afirmar que:
  30. 30. OBM 2004
    As alturas de um triângulo medem 12, 15 e 20. O maior ângulo interno do triângulo mede
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