Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Lógica Proposicional dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Matemática com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    AFTN

    (Adaptada) Aline, Bianca e Camila, são três amigas que têm os carros, não necessariamente nesta ordem, um Gol, um Uno e um Pálio. Um dos carros é prata, o outro vermelho e o outro preto. O carro de Aline é o prata; O carro de Camila é o pálio; O carro de Bianca não é vermelho e não é o Gol. As cores do Gol, do Uno e do Pálio são, respectivamente:

  2. 2

    Stoodi

    Em uma roda de amigos, Aluisio, Beto e Caio contam fatos sobre seus empregos. Sabe-se que Aluisio e Beto mentiram e Caio falou a verdade. Assinale qual das proposições abaixo é verdadeira:

  3. 3

    Stoodi

    Leias as sentenças a seguir. I.  O Brasil foi campeão de futebol em 1982. II. Que legal! III. 4 x 2 + 1 > 6 IV. a + b São proposições:

  4. 4

    Stoodi

    Observe os grupos de palavras: I.  Seca, peca, saco, naco, taco; II. Carro, barro, morte, sorte, porte; III. Pelo, zelo, mente, pente, dente; IV. Pote, mote, porte, toco, reco; V. Cama, fama, rama, manda, anda. Para responder as questões, considere as colocações abaixo: As primeiras duas palavras de cada linha rimam; As três últimas palavras de cada linha rimam; Cada palavra de uma linha começam com uma letra diferente; Cada linha contém palavras com o mesmo número de letras. Qual item satisfaz todas as condições dadas?

  5. 5

    Observe os grupos de palavras: I. Seca, peca, saco, naco, taco; II. Carro, barro, morte, sorte, porte; III. Pelo, zelo, mente, pente, dente; IV. Pote, mote, porte, toco, reco; V. Cama, fama, rama, manda, anda. Para responder as questões, considere as colocações abaixo: As primeiras duas palavras de cada linha rimam; As três últimas palavras de cada linha rimam; Cada palavra de uma linha começam com uma letra diferente; Cada linha contém palavras com o mesmo número de letras. Qual das substituições abaixo tornaria uma linha aceitável?

  6. 6

    Stoodi

    Considere as seguintes proposições: p: Júlia gosta de verde q Júlia é aventureira A proposição: , é descrita por:

  7. 7

    Stoodi

    Assinale a alternativa verdadeira sobre a tabela verdade de  

  8. 8

    Considere as proposições: p: João fala muito muito. q: João escreve bem. Considere que a proposição p é falsa e a proposição q é verdadeira, então é verdade que:

  9. 9

    Stoodi

    Na tabela-verdade abaixo, p e q são proposições: A proposição composta que substitui corretamente o ponto de interrogação é:

  10. 10

    CESPE PF

    Considere as sentenças abaixo. I. Fumar deve ser proibido, mas muitos europeus fumam. II. Fumar não deve ser proibido e fumar faz bem à saúde. III. Se fumar não faz bem à saúde, deve ser proibido. IV. Se fumar não faz bem à saúde e não é verdade que muitos europeus fumam, então fumar deve ser proibido. V. Tanto é falso que fumar não faz bem à saúde como é falso que fumar deve ser proibido; conseqüentemente, muitos europeus fumam. Considere também que P, Q, R e T representem as sentenças listadas na tabela a seguir.            P: Fumar deve ser proibido.            Q: Fumar deve ser encorajado.            R: Fumar não faz bem à saúde.            T: Muitos europeus fumam. Com base nas informações acima e considerando a notação introduzida no texto, assinale a informação FALSA.

  11. 11

    ICMS

    Cinco ciclistas apostaram uma corrida. - “A” chegou depois de “B”. - “C” e “E” chegaram juntos. - “D” chegou antes de “B” - Quem ganhou a corrida, chegou sozinho. Quem ganhou a corrida?

  12. 12

    Stoodi

    Leia as afirmativas a seguir para responder a questão. I. Todos os animais são mamíferos. II. -2 pertence ao conjunto Q. III. Que sono! IV. As nuvens são feitas de algodão. São consideradas proposições:

  13. 13

    Stoodi

    Considere as proposições: p: Ana gosta de Matemática         q: Bia gosta de Educação Física A proposição Se Ana gosta de matemática, então Bia gosta de Educação Física, pode ser traduzida por:

  14. 14

    Stoodi

    Quando dois rios se unem, o que determina qual é o afluente é o fluxo médio de cada rio. O que for menor é o afluente. Considerando que o famoso rio Sena, símbolo nacional da França, une-se com o rio Yonne antes de cruzar Paris e seus fluxos médios são, respectivamente, 77m³ e 95m³, podemos inferir que:

  15. 15

    Stoodi

    Em uma roda de amigos, Jorge, Edson e Geraldo contam fatos sobre seus carros. Sabe-se que Jorge e Edson mentiram e Geraldo falou a verdade. Assinale qual das proposições abaixo é verdadeira:

  16. 16

    AFR

    Na tabela-verdade abaixo, p e q são proposições. Conjunção p q ? V V F V F V F V F F F F A proposição composta que substitui corretamente o ponto de interrogação é

  17. 17

    FCC

    A tabela indica os plantões de funcionários de uma repartição pública em três sábados consecutivos: Sábado 1 Sábado 2 Sábado 3 Cristina Beatriz Julia Ricardo Cristina Fernanda Silvia Beatriz Ricardo   Dos seis funcionários indicados na tabela, 2 são da área administrativa e 4 da área de informática. Sabe-se que para cada plantão de sábado são convocados 2 funcionários da área de informática, 1 da área administrativa, e que Fernanda é da área de informática. Um funcionário que necessariamente é da área de informática é

  18. 18

    Stoodi

    Se A, B, C são sentenças verdadeiras e X, Y, Z são sentenças falsas, então os valores de verdade de (¬A  ¬X)  (Y → C), B → (Y → Z) e B → Z respectivamente são:

  19. 19

    Stoodi

    Sejam p e q duas proposições. A negação de equivale a:

  20. 20

    FISCAL DO TRABALHO 1998

     Dizer que “Pedro não é pedreiro ou Paulo é paulista” é, do ponto de vista lógico, o mesmo que dizer que:

  21. 21

    ESPM 2016

    Observando-se a tabela verdade reproduzida abaixo, podemos concluir que as sequências de valores lógicos indicadas pelas setas 1 e 2 são, respectivamente:  

  22. 22

    FATEC 2017

    Considere que: • a sentença “Nenhum A é B” é equivalente a “Todo A é não B”; • a negação da sentença “Todo A é B” é “Algum A é não B”; • a negação da sentença “Algum A é B” é “Todo A é não B”.   Assim sendo, a negação da sentença “Nenhum nefelibata é pragmático” é

  23. 23

    INSPER 2014

    As Três afirmações abaixo, todas verdadeiras, foram feitas por Lúis para descrever o que pretendia fazer em relação ás suas economias e planos de viagem. • Se o preço do dólar cair no final do ano, então eu vou investir em poupan¸ca e viajar para o exterior. • Se eu viajar para o exterior, então vou comprar um equipamento de esqui. • Se eu alugar ou comprar um equipamento de esqui, então vou esquiar em Bariloche. A partir das Três afirmações s e da informação de que Lúis não esquiou em Bariloche, pode-se tirar algumas conclusões que são, necessariamente, verdadeiras. Dentre as conclusões abaixo, a única que não é, necessariamente, verdadeira 

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos