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Exercícios de Raciocínio Lógico

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Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Raciocínio Lógico dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Matemática com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

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  1. 1. Stoodi
    Quais os próximos dois termos da sequência 7, 10, 9, 12, 11, __, __
  2. 2. Stoodi
    Qual a próxima figura da sequência?
  3. 3. ENEM 2017
    Uma repartição pública possui um sistema que armazena em seu banco de dados todos os ofícios, memorandos e cartas enviados ao longo dos anos. Para organizar todo esse material e facilitar a localização no sistema, o computador utilizado pela repartição gera um código para cada documento, de forma que os oito primeiros dígitos indicam a data em que o documento foi emitido (DDMMAAAA), os dois dígitos seguintes indicam o tipo de documento (oficio: 01, memorando: 02 e carta: 03) e os três últimos dígitos indicam a ordem do documento. Por exemplo, o código 0703201201003 indica um ofício emitido no dia 7 de março de 2012, cuja ordem é 003. No dia 27 de janeiro de 2001, essa repartição pública emitiu o memorando de ordem 012 e o enviou aos seus funcionários. O código gerado para esse memorando foi
  4. 4. Stoodi
    Quais os três próximos números da sequência (0, 1, 4, 9, 16, ...)
  5. 5. Stoodi
    Considere os números escritos nos pequenos triângulos das pontas da figura estrelada ao lado e determine o valor de “x”.
  6. 6. Stoodi
    Qual o próximo número que completa a sequência dos números pentagonais?
  7. 7. Stoodi
    Quais os três próximos números da sequência (1, 3, 4, 7, 11...)
  8. 8. PREFEITURA DE CASCAVEL
    Considere a seguinte sequência: (C, F, I, L, ?) Qual alternativa completa a sequência apresentada?
  9. 9. Stoodi
    Observando a sequência a seguir, quantos pontos terá a próxima figura?
  10. 10. FACEPE
    Assinale a alternativa que contém a próxima figura da sequência
  11. 11. Stoodi
    Mesmo trabalhando, Gabriel sempre gosta de criar, durante o expediente, algum problema de lógica e matemática para desenvolver o seu raciocínio. Como recepcionista de um Hotel, um de seus passatempos favoritos é reorganizar o quadro de chaves na sequência mostrada na figura abaixo. Dessa vez, ele pediu ao seu colega Marcos para decifrar a sequência. 10 3 6 7 Y 1 X 5 4 9   Quais os números que devem entrar no lugar de X e Y, respectivamente
  12. 12. Stoodi
    Qual o próximo número da sequência (1, 8, 27, 64,...)?
  13. 13. PREFEITURA DE CASCAVEL
    Qual alternativa completa o diagrama apresentado?
  14. 14. ENEM
    Um dos diversos instrumentos que o homem concebeu para medir o tempo foi a ampulheta, também conhecida como relógio de areia. Suponha que uma cozinheira tenha de marcar 11 minutos, que é o tempo exato para assar os biscoitos que ela colocou no forno, dispondo de duas ampulhetas, uma de 8 minutos e outra de 5, ela elaborou 6 etapas, mas fez o esquema, representado a seguir, somente até a 4ª etapa, pois é só depois dessa etapa que ela começa a contar os 11 minutos.
  15. 15. Stoodi
    O diagrama abaixo foi formado com as letras de palavra EMBRULHADO que foram sendo retiradas seguindo uma determinada regra. Seguindo essa regra, a nona letra a ser retirada é  
  16. 16. CRECI
    Observando as figuras a seguir, e sabendo que elas formam uma sequência infinita, que se repete sempre da mesma forma, é correto afirmar que a figura que aparece na 2016º posição é:
  17. 17. Stoodi
    Qual o próximo número da sequência (2, 10, 12, 16, 17, 18, 19, ...)?
  18. 18. FGV-RJ 2016
    Em um teatro, cada fila tem 50 poltronas. As poltronas de uma fila estão ocupadas de tal modo que a próxima pessoa a se sentar nessa fila ocupará obrigatoriamente um assento ao lado de alguma pessoa.   O número mínimo de pessoas que podem estar sentadas nessa fila é
  19. 19. FGV-SP 2016
    Maria repartiu, entre seus cinco sobrinhos, o seguinte valor monetário: uma moeda de 25 centavos, uma moeda de 50 centavos, uma moeda de 1 real, uma nota de 2 reais e uma nota de 5 reais. Depois de feita a repartição, todos receberam algum valor monetário. A respeito da repartição, Maria e seus sobrinhos fizeram os seguintes comentários:     Aldo: “Recebi a moeda de 1 real”.   Bruno: “Não recebi a nota de 2 reais”.   Cláudio: “Bruno recebeu mais dinheiro do que eu”.   Daniel: “Aldo recebeu a moeda de 50 centavos”.   Eric: “Cláudio não recebeu a nota de 2 reais”.   Maria: “Daniel recebeu menos dinheiro do que Aldo”.     Se apenas uma das seis pessoas disse a verdade em seu comentário, é correto concluir que Aldo recebeu
  20. 20. FGV-SP 2015
    Um envelope lacrado contém um cartão marcado com um único dígito. A respeito desse dígito são feitas quatro afirmações, das quais apenas três são verdadeiras. As afirmações são:     I. O dígito é 1.   II. O dígito não é 2.   III. O dígito é 3.   IV. O dígito não é 4.     Nesse problema, uma conclusão necessariamente correta é a de que
  21. 21. UNEB 2010
    Considere falsa a proposição “Se X dirige em alta velocidade e avança o sinal vermelho, então é multado” e analise as afirmações   I. X dirige em alta velocidade, avança o sinal vermelho e não é multado. II. Se X dirige em alta velocidade e não é multado, então avança o sinal vermelho. III. X é multado se, e somente se, dirige em alta velocidade ou avança o sinal vermelho.   Dessa análise, pode-se concluir que é verdadeira a alternativa
  22. 22. PUC-PR 2016
    Sobre o texto a seguir:   Se Newton estudou para a prova, José e Ricardo não estudaram.  Se Ricardo não estudou para a prova, Luciano estudou para a prova.  Se Luciano estudou para a prova, todos tiraram a nota máxima.  Mas todos não tiraram a nota máxima.   Podemos afirmar que: 
  23. 23. PUC-PR 2016
    As afirmações a seguir são verdadeiras:     Todo maratonista gosta de correr na rua. Existem maratonistas que são pouco disciplinados.   Dessa forma, podemos afirmar que:  
  24. 24. PUC-PR 2016
    Três amigos, João, Carlos e Renato, estão em uma fila. Sabe-se que João só fala a verdade, Renato só fala mentiras e Carlos às vezes mente e às vezes fala a verdade. Em uma conversa com eles, o primeiro ocupante da fila disse:   – João está atrás de mim O ocupante da segunda posição da fila disse: – Meu nome é Carlos E o ocupante do final da fila disse: – Renato está na segunda posição da fila.     Dessa forma podemos concluir que estão na primeira, segunda e terceira posição da fila, respectivamente: 
  25. 25. CANGURU 2016
    Num torneio de tênis em que sai fora quem perde uma partida, seis dos resultados das quartas de final, semifinal e final foram, não necessariamente nesta ordem, os seguintes: B venceu A, C venceu D, G venceu H, G venceu C, C venceu B e E venceu F. Qual resultado está faltando?
  26. 26. CANGURU 2016
    Em oito cartões foram escritos exatamente um dos números 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128 e colocados numa caixa. Eva tirou alguns desses cartões sem olhar e Alice ficou com o resto dos cartões. Ambas somaram os números de seus cartões, verificando que a soma de Eva era a de Alice mais 31. Quantos cartões tirou Eva?
  27. 27. CANGURU 2016
    Quatro jogadores ou jogadoras, um de cada modalidade: vôlei, futebol, tênis e basquete, foram jantar juntos e sentaram-se ao redor de uma mesa circular. A pessoa que joga vôlei sentou-se à esquerda de Andreia. A pessoa que joga futebol sentou-se de frente para Bento. Eva e Felipe sentaram-se um ao lado do outro. Uma mulher sentou-se à esquerda da pessoa que joga tênis. Qual é o esporte praticado por Eva?
  28. 28. CANGURU 2016
    Um barco a motor leva 4 horas para viajar rio abaixo do ponto X ao ponto Y. Para retornar rio acima de Y para X, o barco leva 6 horas, usando a mesma velocidade do motor. Quantas horas levaria um tronco de árvore para ir do ponto X ao ponto Y, carregado livremente pela corrente?
  29. 29. UFSJ 2004
    Se, por analogia direta, substituirmos o conceito de PORCENTAGEM (com o símbolo “%”), pelo conceito de “PORQUARENTAGEM” (com o símbolo “&”), então 5& de 204,8 é igual a
  30. 30. UFSJ 2004
    Considere as seguintes informações. i) A soma de 1 000 números reais é igual a 2 222. ii) Cada um dos 1 000 números foi aumentado de 20, depois multiplicado por 5 e, em seguida, diminuído de 20. A soma dos 1 000 novos números é igual a
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