Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Simetrias dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Matemática com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    Stoodi

    Qual das figuras a seguir representa a reflexão da circunferência em relação ao eixo demarcado?

  2. 2

    G1

     

  3. 3

    EXAME NACIONAL DE MATEMATICA

    O símbolo ao lado está desenhado nas placas do Parque das Nações que assinalam a localização dos lavabos. As quatro figuras a seguir representadas foram desenhadas com base nesse símbolo. Em cada uma delas, está desenhada uma reta r. Em qual delas a reta r é um eixo de simetria?

  4. 4

    ENEM

    Um decorador utilizou um único tipo de transformação geométrica para compor pares de cerâmicas em uma parede. Uma das composições está representada pelas cerâmicas indicadas por I e II. Utilizando a mesma transformação, qual é a figura que compõe para com a cerâmica indicada por III?

  5. 5

    ENEM

    Simetrias são encontradas, frequentemente, em nosso dia-a-dia. Elas estão nas asas de uma borboleta, nas pétalas de uma flor ou em uma concha do mar. Em linguagem informal, uma figura no plano é simétrica quando for possível dobrá-la em duas partes, de modo que essa partes coincidam completamente. De acordo com a descrição acima, qual das figuras a seguir é simétrica?

  6. 6

    Stoodi

    Quantos eixos de simetria possui o triângulo equilátero?

  7. 7

    ENEM 2017

    A imagem apresentada na figura é uma cópia em preto e branco da tela quadrada intitulada O peixe, de Marcos Pinto, que foi colocada em uma parede para exposição e fixada nos pontos A e B. Por um problema na fixação de um dos pontos, a tela se desprendeu, girando rente à parede. Após o giro, ela ficou posicionada como ilustrado na figura, formando um ângulo de 45º com a linha do horizonte. Para recolocar a tela na sua posição original, deve-se girá-la, rente à parede, no menor ângulo possível inferior a 360º. A forma de recolocar a tela na posição original, obedecendo ao que foi estabelecido, é girando-a em um ângulo de

  8. 8

    ENEM

    As figuras a seguir exibem um trecho de um quebra-cabeças que está sendo montado. Observe que as peças são quadradas e há 8 peças no tabuleiro da figura A e 8 peças no tabuleiro da figura B. As peças são retiradas do tabuleiro da figura B e colocadas no tabuleiro da figura A na posição correta, isto é, de modo a completar os desenhos. É possível preencher corretamente o espaço indicado pela seta no tabuleiro da figura A colocando a peça

  9. 9

    Stoodi

    Dentre os tipos de simetria, quais são as presentes na figura abaixo?

  10. 10

    Stoodi

    O hexágono regular é invariante por rotações em torno de seu centro de

  11. 11

    Stoodi

    Analisando os polígonos EFGH e E’F’G’H’ no plando cartesiano abaixo, idenficamos qual tipo de simetria?

  12. 12

    Stoodi

    A figura abaixo é formada pela junção de esquadros de 30/60 estando presente uma simetria invariante por rotações. Qual é o ângulo da invariância?  

  13. 13

    Stoodi

    Tomando como referência a bandeirinha azul como original e identificando as simetrias existentes:

  14. 14

    ENEM

    O polígono que dá forma a essa calçada é invariante por rotações, em torno de seu centro, de

  15. 15

    Stoodi

    A figura a seguir foi elaborada no plano cartesiano. Assinale a alternativa correta que contém os vértices da figura simétrica a esta, em relação ao eixo x

  16. 16

    Stoodi

    A figura a seguir foi elaborada no plano cartesiano. Assinale o item que contém um ponto da figura obtida por uma simetria desta em relação ao ponto O.

  17. 17

    Stoodi

    Sabe-se os pontos A(2m + n, m - n) e B(1, 2) são simétricos em relação à origem do plano cartesiano. Nessas condições, a soma m + n é igual a:

  18. 18

    Stoodi

    Considere o ponto P(-2, 3), localizado no plano cartesiano. O ponto simétrico de P em relação ao eixo x é o ponto:

  19. 19

    ENADE

    Entre os procedimentos envolvidos na modelagem de uma situação-problema estão sua tradução para a linguagem matemática e a resolução do problema, utilizando-se conhecimentos matemáticos. Nessa perspectiva, um professor propôs a seguinte situação-problema para seus alunos: Escolha o nome para uma empresa que possa ser lido da mesma forma de qualquer um dos lados de uma porta de vidro transparente. A solução desse problema pressupõe encontrar

  20. 20

    Stoodi

    Observe a figura a seguir:

  21. 21

    ENEM 2013

    Um programa de edição de imagens possibilita transformar figuras em outras mais complexas. Deseja-se construir uma nova figura a partir da original. A nova figura deve apresentar simetria em relação ao ponto O.

  22. 22

    Stoodi

    Se os pontos A e B são simétricos em relação ao eixo das abscissas, e as coordenadas dos pontos B e C são formadas pelos mesmos números, mas em ordens diferentes, então, sabendo que as coordenadas de A são (1, -4), as coordenadas do ponto C são:

  23. 23

    ENEM CANCELADO

    Uma das expressões artísticas mais famosas associada aos conceitos de simetria e congruência é, talvez, a obra de Maurits Cornelis Escher, artista holandês cujo trabalho é amplamente difundido. A figura apresentada, de sua autoria, mostra a pavimentação do plano com cavalos claros e cavalos escuros, que são congruentes e se encaixam sem deixar espaços vazios. Realizando procedimentos análogos aos feitos por Escher, entre as figuras a seguir, aquela que poderia pavimentar um plano, utilizando-se peças congruentes de tonalidades claras e escuras é

  24. 24

    FUVEST 2008

    As lulas, lombrigas, minhocas e tênias eram reunidas antigamente em um mesmo grupo denominado Vermes, o que já não ocorre nas classificações atuais. Sobre as características morfológicas e de desenvolvimento desses animais, é correto afirmar que

  25. 25

    ENEM PPL 2018

    Isometria é uma transformação geométrica que, aplicada a uma figura, mantem as distâncias entre pontos. Duas das transformações isométricas são a reflexão e a rotação. A reflexão ocorre por meio de uma reta chamada eixo. Esse eixo funciona como um espelho, a imagem refletida é o resultado da transformação. A rotação é o “giro” de uma figura ao redor de um ponto chamado centro de rotação. A figura sofreu cinco transformações isométricas, nessa ordem:   1°) Reflexão no eixo x;   2°) Rotação de 90 graus no sentido anti-horário, com centro de rotação no ponto A;   3°) Reflexão no eixo y;   4°) Rotação de 45 graus no sentido horário, com centro de rotação no ponto A;   5°) Reflexão no eixo x. Disponível em: www.pucsp.br. Acesso em: 2 ago. 2012.   Qual a posição final da figura?

  26. 26

    OBB 2015

    Entre as novidades evolutivas que surgiram ao longo da irradiação dos grupos animais é correto afirmar:

  27. 27

    MACKENZIE 2006

    Alguns filos animais foram agrupados da seguinte forma: - grupo 1: equinodermos e cnidários - grupo 2: moluscos, nematodos e platelmintos - grupo 3: cordados, artrópodes e anelídeos Os indivíduos dos grupos 1, 2 e 3 apresentam, respectivamente:

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos