Sabe aquela vaga na universidade dos sonhos? Ela pode ser sua!

Matricule-se agora
Vagas abertas para o Extensivo 2022
Pessoa com tinta no rosto e com a palavra 'aprovadx' na testa sorrindo

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Sistemas Lineares dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Matemática com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    Stoodi

    Resolva o sistema a seguir pela Regra de Cramer.

  2. 2

    Stoodi

    A solução do sistema é 

  3. 3

    Stoodi

    Resolva o sistema a seguir pela Regra de Cramer.

  4. 4

    Stoodi

    Indique a alternativa que contém a solução do sistema linear 

  5. 5

    IFSC 2011

    O sistema é possivel e determinado, quando o valor de k for:

  6. 6

    Espcex (Aman) 2011

    Para que o Slstema linear seja possível e indeterminado, o valor de a+b é:

  7. 7

    Stoodi

    Determine o valor de a para que o sistema  seja possível e determinado (SPD).

  8. 8

    Stoodi

    Sobre o sistema a seguir, é correto afirmar que:

  9. 9

    UECE 2010

    Se x, y e z constitui a solução do sistema linear então o produto x. y. z é igual a

  10. 10

    UFU 2011

    Por causa de hábitos alimentares inadequados, um cardiologista nota que os seus pacientes com hipertensão são cada vez mais jovens e fazem uso de medicamentos cada vez mais cedo. Suponha que Pedro, Márcia e João sejam pacientes, com faixas etárias bem distintas e que utilizam um mesmo hipertensivo em comprimidos. Sabe-se que João utiliza comprimidos de 2 mg, Márcia de 4 mg e Pedro de 10 mg. Além disso, mensalmente, Pedro toma o triplo de comprimidos de Márcia e os três consomem 130 comprimidos, totalizando 780 miligramas da droga. Com base nestas informações, é correto afirmar que Márcia, mensalmente, ingere

  11. 11

    UFRGS

    O sistema de equações  possui

  12. 12

    Stoodi

    Determine o valor de k de modo que o sistema  seja impossível (SI). Isto é, para que a representação geométrica da solução sejam retas paralelas distintas.

  13. 13

    UPE 2011

    Considerando o sistema analise as afirmativas abaixo e conclua.

  14. 14

    FGV 2010

    O sistema linear abaixo, nas incógnitas x e y: Será impossível quando:

  15. 15

    Stoodi

    O sistema de equações  possui

  16. 16

    IBMEC-RJ 2010

    Seja o sistema linear nas incógnitas x, y e z Assinale a afirmativa correta:

  17. 17

    IFPE 2012

    Com a proximidade do final do ano, uma papelaria quis antecipar as promoções de material didático para o ano letivo de 2012. Foram colocados em promoção caneta, caderno e lápis. As três ofertas eram: 1a) 5 canetas, 4 cadernos e 10 lápis por RS 62,00; 2a) 3 canetas, 5 cadernos e 3 lápis por RS 66,00; 3a) 2 canetas, 3 cadernos e 7 lápis por RS 44,00. Para comparar os preços unitários dessa papelaria com outras do comércio, o Sr. Ricardo calculou os preços de uma caneta, um cadernoe um lápis. A soma desses preços é:

  18. 18

    ITA 2011

    O sistema  

  19. 19

    OBMEP 2013

    O número de alunos matriculados na Escola Municipal de Pirajuba permanece o mesmo desde 2011. Em 2012, foram construídas 5 novas salas de aula e, com isso, a média de alunos por sala foi reduzida em 6 alunos em relação à média de 2011. Em 2013, foram construídas mais 5 salas de aula e, com isso, a média de alunos por sala foi reduzida em 5 alunos em relação à média de 2012.   Quantos alunos tem a Escola Municipal de Pirajuba?

  20. 20

    ENEM 2016

    Na figura estão representadas três retas no plano cartesiano, sendo P, Q e R os pontos de intersecções entre as retas, e A, B e C os pontos de intersecções dessas retas com o eixo x. Essa figura é a representação gráfica de um sistema linear de três equações e duas incógnitas que

  21. 21

    Stoodi

    A solução do sistema a seguir é:

  22. 22

    UFSJ

    Observe o sistema linear de variáveis x, y e z: Com base no sistema, é CORRETO afirmar que se 

  23. 23

    MACKENZIE 2011

    Relativas ao Sistema  , considere as afirmações I, II e III abaixo. I. Apresenta solução única para, exatamente, dois valores distintos de k. II. Apresenta mais de 1 solução para um único valor de k. III. E impossível para um único valor de k. Dessa forma,

  24. 24

    PUC-SP

    Sabendo que a + b = 1 200, b + c = 1 100 e a + c = 1 500, então a + b + c vale

  25. 25

    UPE 2016

    Um PA mais dois PE mais um PI vale 15. Quatro PA mais cinco PE mais sete PI vale 63. Seis PA mais oito PE mais nove PI vale 89.   Nessas condições, quanto vale um PA mais um PE mais um PI?

  26. 26

    UECE 2020

    Na sala de reuniões de um condomínio, há mesas de 4, 5 e 6 lugares, perfazendo o total de 22 mesas. Na última reunião que houve, compareceram 113 pessoas, que foram acomodadas nessas mesas, ocupando todos os lugares. Se o número de mesas com 6 lugares era o dobro do número de mesas com 5 lugares, então, o número de mesas com 4 lugares era  

  27. 27

    FUVEST 2020

    Uma agência de turismo vendeu um total de 78 passagens para os destinos: Lisboa, Paris e Roma. Sabe‐se que o número de passagens vendidas para Paris foi o dobro do número de passagens vendidas para os outros dois destinos conjuntamente. Sabe‐se também que, para Roma, foram vendidas duas passagens a mais que a metade das vendidas para Lisboa. Qual foi o total de passagens vendidas, conjuntamente, para Paris e Roma?

  28. 28

    FAMERP 2020

    Seja k um número real e   um sistema de equações nas incógnitas x e y.   Os valores de k para que a solução gráfica desse sistema pertença ao interior do terceiro quadrante do plano cartesiano são dados pelo intervalo

  29. 29

    UNCISAL 2014

    O Departamento Financeiro de uma empresa, constituído de uma Diretora, Supervisoras, Coordenadoras e Assistentes, reuniu-se para programar a confraternização de fim de ano. Ao abrir o tópico referente à participação financeira de cada um, a Diretora informou que sua contribuição seria de R\$ 100,00 e solicitou sugestões sobre as cotas dos demais. Uma Assistente sugeriu que: I. As cotas fossem fixadas por categoria e que a soma destas fosse igual à cota da Diretora. II. A diferença entre a maior cota e a menor fosse igual a 23. III. A soma do dobro da cota intermediária e a maior cota fosse igual a 111. Aprovada a sugestão da Assistente, a maior das cotas das Supervisoras, Coordenadoras e Assistentes ficou igual a

  30. 30

    UFRGS 2013

    O sistema de equações  possui

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos