Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Átomo e Sua Estrutura dos maiores vestibulares do Brasil.

COL NAVAL 2011

Os átomos de certo elemento são constituídos cada um de 38 prótons, 50 nêutrons e 38 elétrons. Assinale a opção que apresenta os valores corretos de número atômico e número de massa, respectivamente, e do tipo de íon que ele é capaz de formar para atingir a estabilidade.

UNESP 2014

Água coletada em Fukushima em 2013 revela radioatividade recorde A empresa responsável pela operação da usina nuclear de Fukushima, Tokyo Electric Power (Tepco), informou que as amostras de água coletadas na central em julho de 2013 continham um nível recorde de radioatividade, cinco vezes maior que o detectado originalmente. A Tepco explicou queuma nova medição revelou que o líquido, coletado de um poço de observação entre os reatores 1 e 2 da fábrica, continha nível recorde do isótopo radioativo estrôncio-90. (www.folha.uol.com.br. Adaptado.) O estrôncio-90,  , é o principal isótopo desse elemento químico encontrado nos reatores nucleares. Sobre esse isótopo, é correto afirmar que seu cátion bivalente possui

PUCCAMP 2018

A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos se combinam para formar um único núcleo, mais pesado. Um exemplo importante de reações de fusão é o processo de produção de energia no sol, e das bombas termonucleares (bomba de hidrogênio). Podemos dizer que a fusão nuclear é a base de nossas vidas, uma vez que a energia solar, produzida por esse processo, é indispensável para a manutenção da vida na Terra. (Adaptado de: http://portal.if.usp.br) Representam isótopos, na reação de fusão nuclear apresentada, APENAS:

ANHEMBI MORUMBI 2014

O oxigênio foi descoberto por Priestley em 1722. A partir de 1775, Lavoisier estabeleceu suas propriedades, mostrou que existia no ar e na água, e indicou seu papel fundamental nas combustões e na respiração. Na natureza, o elemento químico oxigênio ocorre como uma mistura de 16O, 17O e 18O. Na baixa atmosfera e à temperatura ambiente, o oxigênio está presente principalmente na forma de moléculas diatômicas (O2) que constituem um gás incolor, inodoro e insípido, essencial para os organismos vivos. São inúmeras as aplicações do oxigênio. Na medicina, o seu uso mais comum é na produção de ar enriquecido de O2. (http://tabela.oxigenio.com. Adaptado.) Sobre a ocorrência natural do elemento químico oxigênio, é correto afirmar que 16O, 17O e 18O possuem, respectivamente,

CEFET-MG 2010

Considere a espécie química esquematizada a seguir. Sobre essa representação, afirma-se, corretamente, que

Stoodi

O modelo atômico clássico é dividido em duas grandes regiões: o núcleo - região central, extremamente pequena e densa - e a eletrosfera. Considerando seus conhecimentos, indique a alternativa correta.

UTF-PR 2010

Considere as espécies químicas monoatõmicas indicadas na tabela abaixo. Em relação às espécies químicas monoatõmicas apresentadas na tabela, pode-se afirmar que:

CCAMPOS 2011

O elemento químico B possui 20 nêutrons, é isótopo do elemento químico A, que possui x prótons, e isóbaro do elemento químico C, que tem 16 nêutrons. O número de massa de C é 2x+2. Sabendo-se que A e C são isótonos, pode-se aflrmar que o somatório do número de massa, do número atômico e de número de nêutrons dos elementos A, B e C, respectivamente, está relacionado na alternativa:

Stoodi

Considerando as relações atômicas:

IFSP 2012

Existem mais de cem elementos químicos conhecidos na natureza. Muitos são comuns na indústria, agricultura e saúde, dentre outras áreas. Cada um é formado por partículas subatômicas, possuem o seu próprio lugar na tabela periódica e são agrupados em períodos e grupos ou famílias por apresentarem propriedades similares. Através da configuração eletrônica, pode-se localizar um elemento químico na tabela periódica. A tabela a seguir, apresenta os valores das partículas subatõmicas e número de massa. Os valores de a, b, c e d são, respectivamente,

Stoodi

O número atômico e o número de massa são utilizados para que o químico consiga descrever um átomo de um determinado elemento químico. Com relação a estes dois números, marque a alternativa incorreta.

G1 - CPS 2018

Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre) e por um sal de um elemento determinado, por exemplo, sais de cobre, como que irá determinar a cor verde azulada da luz produzida na explosão. Observe as representações dos elementos enxofre e cobre presentes em um fogo de artifício: A partir da análise dessas representações, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o número de massa do enxofre e o número de nêutrons do cobre.

UFG 2014