Biomoléculas

9 vídeos timer 112 min
As biomoléculas são substâncias orgânicas encontradas em organismos vivos. Neste módulo iremos observar as características químicas, as funções orgânicas, a reatividade, bem como algumas aplicações das biomoléculas. Iremos estudar os carboidratos, suas fontes principais, as diferentes formas (aberta e fechada), a isomeria presente e como reagem entre si para formar oligossacarídios e polissacarídios.

Além disso, verificaremos as características que conferem a solubilidade em água ao amido e não a celulose, e também a questão da digestibilidade destes dois polissacarídios.

Ainda no estudo dos carboidratos, desvendaremos o tal “açúcar invertido”, encontrado em alguns alimentos industrializados.

Dando sequência ao estudo das biomoléculas, os lipídios entram em cena, considerando sua classificação química, função orgânica, onde são encontrados e o que podemos fazer com os estes compostos. Vamos entender o significado da nomenclatura “ômega”, muito utilizada por médicos e nutricionistas (p.ex.: gordura saudável ômega-3), diferença entre óleo e gordura e como identificar esta diferença por meio da estrutura química.

Finalizando o módulo, estudaremos os aminoácidos e suas características e o resultado da reação entre aminoácidos: as proteínas.