Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Cinética Química I dos maiores vestibulares do Brasil.

FATEC 2014

A platina é um metal nobre, encontrada livre na natureza na forma de pepitas, e é muito empregada na produção de catalisadores, que são utilizados para

FMJU 2014

Platina rende oito vezes mais em células a combustível As células de combustível produzem eletricidade submetendo o hidrogênio e o oxigênio a uma reação catalítica, na qual o catalisador é a platina. O melhor efeito é conseguido fazendo os gases fluírem através de uma película de platina, mas isso requer quantidades enormes do metal. Por isso, as células a combustível modernas são feitas com nanopartículas de platina. O que os pesquisadores demonstraram agora é que essas nanopartículas podem ser usadas de forma muito mais eficiente se forem dispostas de forma precisa, controlando-se a distância entre cada nanopartícula individual. As células a combustível comercializadas hoje produzem cerca de 1 ampere para cada miligrama de platina. Os pesquisadores conseguiram produzir 8 amperes com o mesmo miligrama do metal.   (www.inovacaotecnologica.com.br) A função da platina nessa célula de combustível é de

Stoodi

De acordo com a teoria de colisões, para que uma reação química ocorra são necessários:

ENEM - 2A APLICACAO 2010

Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos: 1. A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos. 2. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão. 3. Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas. Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas

FUVEST 2015

O eugenol, extraído de plantas, pode ser transformado em seu isômero isoeugenol, muito utilizado na indústria de perfumes. A transformação pode ser feita em solução alcoólica de KOH. Foram feitos três experimentos de isomerização, à mesma temperatura, empregando-se massas iguais de eugenol e volumes iguais de soluções alcoólicas de KOH de diferentes concentrações. O gráfico a seguir mostra a porcentagem de conversão do eugenol em isoeugenol em função do tempo, para cada experimento. Analisando-se o gráfico, pode-se concluir corretamente que

UNESP 2016

A bioluminescência é o fenômeno de emissão de luz visível por certos organismos vivos, resultante de uma reação química entre uma substância sintetizada pelo próprio organismo (luciferina) e oxigênio molecular, na presença de uma enzima (luciferase). Como resultado dessa reação bioquímica é gerado um produto em um estado eletronicamente excitado (oxiluciferina*). Este produto, por sua vez, desativa-se por meio da emissão de luz visível, formando o produto no estado normal ou fundamental (oxiluciferina). Ao final, a concentração de luciferase permanece constante. O esquema ilustra o mecanismo geral da reação de bioluminescência de vagalumes, no qual são formados dois produtos diferentes em estados eletronicamente excitados, responsáveis pela emissão de luz na cor verde ou na cor vermelha. O esquema ilustra o mecanismo geral da reação de bioluminescência de vagalumes, no qual são formados dois produtos diferentes em estados eletronicamente excitados, responsáveis pela emissão de luz na cor verde ou na cor vermelha. A partir das informações contidas no texto, é correto afirmar que a enzima luciferase

ANHEMBI MORUMBI 2014

O oxigênio foi descoberto por Priestley em 1722. A partir de 1775, Lavoisier estabeleceu suas propriedades, mostrou que existia no ar e na água, e indicou seu papel fundamental nas combustões e na respiração. Na natureza, o elemento químico oxigênio ocorre como uma mistura de 16O, 17O e 18O. Na baixa atmosfera e à temperatura ambiente, o oxigênio está resente principalmente na forma de moléculas diatômicas (O2) que constituem um gás incolor, inodoro e insípido, essencial para os organismos vivos. São inúmeras as aplicações do oxigênio. Na medicina, o seu uso mais comum é na produção de ar enriquecido de O2. (http://tabela.oxigenio.com. Adaptado.) Em um estudo sobre respiração celular, determinou-se o consumo de O2 durante a germinação de sementes de milho, a duas diferentes temperaturas e à pressão ambiente. O gráfico apresenta os resultados do estudo realizado. Os resultados mostrados no gráfico permitem afirmar que, no intervalo de temperaturas de 12 ºC a 22 ºC, a respiração celular é uma transformação em que

Stoodi

A cinética é a área da química que estuda:

Espcex (Aman) 2013

A água oxigenada ou solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H2O2) é uma espécie bastante utilizada no dia a dia na desinfecção de lentes de contato e ferimentos. A sua decomposição produz oxigénio gasoso e pode ser acelerada por alguns fatores como o incremento da temperatura e a adição de catalisadores. Um estudo experimental da cinética da reação de decomposição da água oxigenada foi realizado alterando-se fatores como a temperatura e o emprego de catalisadores, seguindo as condições experimentais listadas na tabela a seguir: Analisando os dados fornecidos, assinale a altemativa correta que indica a ordem crescente dos tempos de duração dos experimentos.

UPF 2019

A mídia veicula, no dia a dia, inúmeras propagandas sobre produtos que evitam o envelhecimento humano. O processo de envelhecimento humano durante os anos de vida está relacionado à rapidez das reações de oxidação químicas e/ou biológicas. Com relação aos fatores que podem afetar a velocidade das reações químicas, é correto afirmar que:

Stoodi

Em relação ao uso de catalisadores e baseado em seus conhecimentos químicos, identifique a alternativa correta.

UFTM 2012

O gráfico apresenta a variação de energia em função do sentido da reação, para decomposição do peróxido de hidrogênio. Quanto à decomposição do peróxido de hidrogênio, podemos afirmar que:

IME 2013

O gráfico abaixo ilustra as variações de energia devido a uma reação química conduzida nas mesmas condições iniciais de temperatura, pressão, volume de reator e quantidades de reagentes em dois sistemas diferentes. Estes sistemas diferem apenas pela presença de catalisador. Com base no gráfico, é possível afirmar que:

UPF 2018

Os  catalisadores  são espécies químicas  que têm a propriedade de acelerar as reações químicas. A seguir,são fornecidos exemplos de reações catalisadas. Sobre catálise, é correto afirmar que

MACKENZIE 2012

O diagrama abaixo se refere a um processo químico representado pela equação química , realizado por meio de dois caminhos reacionais diferentes, ambos nas mesmas condições de temperatura e de pressão. A respeito desse diagrama, é INCORRETO afirmar que

Stoodi

Com o intuito de reduzir as emissões de gases poluentes, como por exemplo, monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2), os carros zero-quilômetro saem de fábricas munidos por uma peça conhecida como "coversor catalítico". Este conversor oxida CO e HC em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) e ao mesmo tempo reduz o NOx a gás nitrogênio (N2). Geralmente estas peças são formadas por elementos do grupo da platina: Pt, Pd e Rh. Considerando seus conhecimentos de cinética química e catalisadores, assine a alternativa correta sobre os conversores catalíticos.

PUC-SP 2015

Considere uma reação genérica em que os reagentes D e G transformam-se no produto J. A cinética dessa reação pode ser estudada a partir do gráfico a seguir que representa a entalpia de reagentes e produtos, bem como das espécies intermediárias formadas durante o processo. No gráfico, estão representados os caminhos da reação na presença e na ausência de catalisador. Um aluno ao analisar esse gráfico fez algumas afirmações a respeito da reação D + G → J: I. z representa a variação de entalpia (ΔH) dessa reação. II. y representa a energia de ativação dessa reação na presença de catalisador. III. x + z representa a energia de ativação dessa reação na ausência de catalisador. IV. Essa reação corresponde a um processo endotérmico. Estão corretas apenas as afirmações

UNICAMP 2020

Um dos pilares da nanotecnologia é o fato de as propriedades dos materiais dependerem do seu tamanho e da sua morfologia.   Exemplo: a maior parte do H2 produzido industrialmente advém da reação de reforma de hidrocarbonetos: CH4(g)+ H2O(g) → 3 H2(g) + CO(g). Uma forma de promover a descontaminação do hidrogênio é reagir o CO com largo excesso de água:   CO(g) + H2O(g) → CO2(g) + H2(g); ∆H = -41,6 kJ mol-1.    A figura abaixo mostra resultados da velocidade (em unidade arbitrária, ua) dessa conversão em função da temperatura, empregando-se um nanocatalisador com duas diferentes morfologias.   Considerando essas informações, é correto afirmar que, com essa tecnologia, a descontaminação do hidrogênio por CO é mais eficiente na presença do catalisador em forma de

Espcex (Aman) 2012

Os dados da tabela abaixo, obtidos experimentalmente em idênticas condições, referem-se à reação: Baseando-se na tabela, são feitas as seguintes afirmações: I. A reação é elementar. II. A expressão da velocidade da reação é . III. A expressão da velocidade da reação é . IV. Dobrando-se a concentração de B, o valor da velocidade da reação não se altera. V. A ordem da reação em relação a B é 1 (1a ordem). Das afirmações feitas, utilizando os dados acima, estão corretas apenas:

UEG 2013

Durante a manifestação das reações químicas, ocorrem variações de energia. A quantidade de energia envolvida está associada às características químicas dos reagentes consumidos e dos produtos que serão formados. O gráfico abaixo representa um diagrama de variação de energia de uma reação química hipotética em que a mistura dos reagentes A e B levam à formação dos produtos C e D. Corn base no diagrama, no sentido direto da reação, conclui-se que a

UNICAMP 2016

As empresas que fabricam produtos de limpeza têm se preocupado cada vez mais com a satisfação do consumidor e a preservação dos materiais que estão sujeitos ao processo de limpeza. No caso do vestuário, é muito comum encontrarmos a recomendação para fazer o teste da firmeza das cores para garantir que a roupa não será danificada no processo de lavagem. Esse teste consiste em molhar uma pequena parte da roupa e colocá-la sobre uma superfície plana; em seguida, coloca-se um pano branco de algodão sobre sua superfície e passa-se com um ferro bem quente. Se o pano branco ficar manchado, sugere-se que essa roupa deve ser lavada separadamente, pois durante esse teste ocorreu um processo de

UERJ 2016

No preparo de pães e bolos, é comum o emprego de fermentos químicos, que agem liberando gás carbônico, responsável pelo crescimento da massa. Um dos principais compostos desses fermentos é o bicarbonato de sódio, que se decompõe sob a ação do calor, de acordo com a seguinte equação química: 2 NaHCO3 (s) → Na2CO3 (s) + H2O (g) + CO2 (g) Considere o preparo de dois bolos com as mesmas quantidades de ingredientes e sob as mesmas condições, diferindo apenas na temperatura do forno: um foi cozido a 160 oC e o outro a 220 °C. Em ambos, todo o fermento foi consumido. O gráfico que relaciona a massa de CO2 formada em função do tempo de cozimento, em cada uma dessas temperaturas de preparo, está apresentado em:

FAMERP 2019

Os gráficos apresentam dados cinéticos de uma mesma reação realizada sob duas condições diferentes.         Na comparação entre as duas condições, verifica-se que:

FUVEST 2017

Em uma aula experimental, dois grupos de alunos (G1 e G2) utilizaram dois procedimentos diferentes para estudar a velocidade da reação de carbonato de cálcio com excesso de ácido clorídrico. As condições de temperatura e pressão eram as mesmas nos dois procedimentos e, em cada um deles, os estudantes empregaram a mesma massa inicial de carbonato de cálcio e o mesmo volume de solução de ácido clorídrico de mesma concentração. O grupo G1 acompanhou a transformação ao longo do tempo, realizada em um sistema aberto, determinando a variação de massa desse sistema (Figura 1 e Tabela). O grupo G2 acompanhou essa reação ao longo do tempo, porém determinando o volume de dióxido de carbono recolhido (Figura 2). Comparando os dois experimentos, os volumes aproximados de CO2, em litros, recolhidos pelo grupo G2 após 60, 180 e 240 segundos devem ter sido, respectivamente, Note e adote: massa molar do CO2: 44 g/mol; volume molar do CO2: 24 L/mol; desconsidere a solubilidade do CO2 em água.

UFJF 2018

“John apanha um pouco de lenha, mas os pedaços são grandes  demais e as lufadas de vento não deixam o fogo pegar.  É preciso rachar a madeira para que as lascas se inflamem. Volto aos pinheiros raquíticos para procurar  o facão de mato. [...] O vento sopra com tanta força que as labaredas não alcançam a carne”. Fonte: Zen e a arte da manutenção de motocicletas, Robert M. Pirsig p. 60 (adaptado)   Com base no texto acima, complete as lacunas abaixo: I.Ao rachar a madeira em lascas, aumenta-se a___________e, por consequência, a reação de combustão ocorre mais rapidamente. II.Quanto_________a temperatura, mais rapidamente uma reação química ocorre, logo, o vento, ao afastar as labaredas, faz com que a carne cozinhe mais____________.

Stoodi

Em relação a Energia de Ativação (Eat), para qualquer reação química, pode ser definida como:

ALBERT EINSTEIN 2016

Um comprimido efervescente, de 4,0 g de massa, contém bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, ácido cítrico e ácido acetilsalicílico, todos sólidos brancos solúveis em água. Ao adicionar o comprimido à água, o ácido cítrico reage com o carbonato e o bicarbonato de sódio, gerando gás carbônico. Foram realizados 4 experimentos para estudar a cinética da reação envolvendo os reagentes presentes no comprimido efervescente, sendo que a condição de cada experimento encontra-se descrita a seguir. Experimento 1. O comprimido inteiro foi dissolvido em 200 mL de água a 25 °C. Experimento 2. Dois comprimidos inteiros foram dissolvidos em 200 mL de água a 25 °C. Experimento 3. O comprimido triturado (4,0 g) foi dissolvido em 200 mL de água a 25 °C. Experimento 4. O comprimido inteiro foi dissolvido em 200 mL de água a 50 °C. Em cada experimento recolheu-se gás carbônico produzido nas mesmas condições de temperatura e pressão, até se obter 100 mL de gás, registrando-se o tempo decorrido (t). A alternativa que apresenta adequadamente a comparação entre esses tempos é

UNESP 2016

Os gráficos ilustram a atividade catalítica de enzimas em função da temperatura e do pH. A pepsina é uma enzima presente no suco gástrico, que catalisa a hidrólise de proteínas, como a albumina, constituinte da clara do ovo. Em um experimento foram utilizados cinco tubos de ensaio contendo quantidades iguais de clara de ovo cozida e quantidades iguais de pepsina. A esses tubos, mantidos em diferentes temperaturas, foram acrescentados iguais volumes de diferentes soluções aquosas. Assinale a alternativa que indica corretamente qual tubo de ensaio teve a albumina transformada mais rapidamente.

ITA 2017