Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Compostos Orgânicos Oxigenados II

Voltar para Compostos Orgânicos Oxigenados II

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Compostos Orgânicos Oxigenados II dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Química com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UEMA 2015
    A bactéria anaeróbia Clostridium botulinum é um habitante natural do solo que se introduz nos alimentos enlatados mal preparados e provoca o botulismo. Ela é absorvida no aparelho digestivo e, cerca de 24 horas, após a ingestão do alimento contaminado, começa a agir sobre o sistema nervoso periférico causando vômitos, constipação intestinal, paralisia ocular e afonia. Uma medida preventiva contra esse tipo de intoxicação é não consumir conservas alimentícias que apresentem a Iata estufada e odor de ranço, devido à formação da substância CH3CH2CH2COOH. O composto químico identificado, no texto, é classificado como:
  2. 2. UEA 2014
    O óleo da amêndoa da andiroba, árvore de grande porte encontrada na região da Floresta Amazônica, tem aplicações medicinais como antisséptico, cicatrizante e anti-inflamatório. Um dos principais constituintes desse óleo é a oleína, cuja estrutura química está representada a seguir. Na estrutura da oleína são encontrados grupos funcionais característicos da função orgânica:
  3. 3. Stoodi
    A figura abaixo mostra a fórmula estrutural do composto que é retirado do óleo essencial da canela sendo a responsável pelo sabor e aroma característico muito apreciado na culinária e também na indústria de cosméticos. Identifique a função orgânica presente nesta molécula.
  4. 4. UERJ 2015
    A vanilina é a substância responsável pelo aroma de baunilha presente na composição de determinados vinhos. Este aroma se reduz, porém, à medida que a vanilina reage com o ácido etanoico, de acordo com a equação química abaixo. A substância orgânica produzida nessa reação altera o aroma do vinho, pois apresenta um novo grupamento pertencente à função químlca denominada:
  5. 5. ITA 2013
    Considere as seguintes substâncias: Dessas substâncias, é(são) classiflcada(s) como cetona(s) apenas:
  6. 6. UERJ 2008
    As fragrâncias características dos perfumes são obtidas a partir de óleos essenciais. Observe as estruturas químicas de três substâncias comumente empregadas na produção de perfumes: O grupo funcional comum às três substâncias corresponde à seguinte função orgânica:
  7. 7. Stoodi
    Na indústria de alimentos e bebidas é comum a utilização de conservantes e fungicidas, sendo o benzoato de sódio a substância mais comum. Observe a estrutura do benzoato de sódio abaixo. Identifique entre as alternativas aquela que corretamente indica a função orgânica deste composto.
  8. 8. Espcex (Aman) 2015
    A Aspirina foi um dos primeiros medicamentos sintéticos desenvolvido e ainda é um dos fármacos mais consumidos no mundo. Contém como princípio ativo o Ácido Acetilsalicílico (AAS), um analgésico e antipirético, de fórmula estrutural plana simplificada mostrada abaixo: Considerando a fórmula estrutural plana simplificada do AAS, a alternativa que apresenta corretamente a fórmula molecular do composto e os grupos funcionais orgânicos presentes na estrutura é:
  9. 9. FAMERP 2018
    A fórmula representa a estrutura do geranial, também conhecido como citral A, um dos compostos responsáveis pelo aroma do limão. O geranial é um composto pertencente à função orgânica  
  10. 10. Stoodi
    Os haletos de acila (ou haletos de ácido) são compostos derivados dos ácidos carboxílicos. Identifique a alternativa que só contém haletos de acila.
  11. 11. UERJ 2015
    Na pele dos hipopótamos, encontra-se um tipo de protetor solar natural que contém os ácidos hipossudórico e nor-hipossudórico. O ácido hipossudórico possui ação protetora mais eficaz, devido à maior quantidade de um determinado grupamento presente em sua molécula, quando comparado com o ácido nor-hipossudórico, como se observa nas representações estruturais a seguir. O grupamento responsável pelo efeito protetor mais eficaz é denominado:
  12. 12. UNIUBE
    Na indústria alimentícia, é comum designarem-se os aditivos de alimentos por meio e códigos, formados geralmente por letras e algarismos romanos. Quando aparece no rótulo de um produto alimentício a indicação “contém conservante P.I.”, isso significa que há benzoato de sódio, um sal orgânico. Os reagentes que representam corretamente a reação de obtenção desse sal são:
  13. 13. UECE 2018
    Os flavorizantes são produzidos em grande quantidade em substituição às substâncias naturais. Por exemplo, a produção da essência de abacaxi usada em preparados para bolos é obtida através da reação de esterificação realizada com aquecimento intenso e sob refluxo. Atente aos compostos I e II apresentados a seguir: Os nomes dos compostos orgânicos I e II são respectivamente
  14. 14. UERJ 1999
    "Um modo de prevenir doenças cardiovasculares, câncer e obesidade é não ingerir gordura do tipo errado. A gordura pode se transformar em uma fábrica de radicais livres no corpo, lterando o bom funcionamento das células. As consideradas boas para a saúde são as insaturadas de origem vegetal, bem como a maioria dos óleos. Quimicamente os óleos e as gorduras são conhecidos como glicerídeos, que correspondem a ésteres da glicerina, com radicais graxos." (Adaptado de Jornal do Brasil, 23/08/98) A alternativa que representa a fórmula molecular de um ácido graxo de cadeia carbônica insaturada é:
  15. 15. Stoodi 2020
    O ácido málico é um composto orgânico encontrado em frutas, e que faz parte de diversos ciclos biológicos, como o Ciclo de Krebs e o Ciclo de Calvin. Sendo um ácido, esse composto pode reagir com bases, para a formação de sais. Dado 1 mol de ácido málico e 1 mol de uma base inorgânica, foi realizada uma reação estequiométrica e sem nenhum reagente em excesso. Qual base foi utilizada neste experimento?
  16. 16. Stoodi 2020
    A seguir, está representada a molécula do hormônio Testosterona, um hormônio característico no desenvolvimento humano dos indivíduos do sexo masculino. Observando a molécula é possível identificar a presença da(s) função(ões) orgânica(s)
Gerar PDF da Página

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.