Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Estrutura e Propriedades I dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Química com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    Stoodi

    Podemos relacionar de maneira direta o tipo de ligação covalente e a sua respectiva hibridização. Para isso contamos a quantidade de nuvens eletrônicas ao redor do átomo de analise. Deste modo, identifique a alternativa correta quanto ao tipo de hibridização e a quantidade de nuvens eletrônicas.

  2. 2

    Stoodi

    A molécula de amônia (NH3) pode interagir com a molécula de água (H2O) da seguinte forma: Entre essas moléculas ocorre uma interação do tipo

  3. 3

    UNEMAT 2010

    Na tentativa de explicar a origem dos seres vivos, Müller reproduziu, em seu experimento, as condições atmosféricas primitivas, que continham os gases metano (CH4); amônia (NH3); gás hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O). Esses quatro compostos apresentam, respectivamente, estruturas com geometria molecular:

  4. 4

    Stoodi

    As ligações químicas podem ser divididas em polares e apolares. De maneira simples, a polaridade pode ser verificada considerando-se a eletronegatividade dos átomos que estão conectados. Desta forma, assinale a alternativa correta sobre a polaridade de ligações:

  5. 5

    UERJ 2015

    Diversos mecanismos importantes para a manutenção da vida na Terra estão relacionados com interações químicas. A interação química envolvida tanto no pareamento correto de bases nitrogenadas no DNA quanto no controle de variações extremas de temperatura na água é uma ligação do seguinte tipo:

  6. 6

    ENEM 2011

    A pele humana, quando está bem hidratada, adquire boa elasticidade e aspecto macio e suave. Em contrapartida, quando está ressecada, perde sua elasticidade e se apresenta opaca e áspera. Para evitar o ressecamento da pele é necessário, sempre que possível, utilizar hidratantes umectantes, feitos geralmente à base de glicerina e polietilenoglicol: A retenção de água na superfície da pele promovida pelos hidratantes é consequência da interação dos grupos hidroxila dos agentes umectantes com a umidade contida no ambiente por meio de:  

  7. 7

    UNESP 2013

    Alguns cheiros nos provocam fascínio e atração. Outros trazem recordações agradáveis, até mesmo de momentos da infância. Aromas podem causar sensação de bem-estar ou dar a impressão de que alguém está mais atraente. Os perfumes têm sua composição aromática distribuída em um modelo conhecido como pirâmide olfativa, dividida horizontalmente em três partes e caracterizada pelo termo nota. As notas de saída, constituídas por substâncias bem voláteis, dão a primeira impressão do perfume. As de coração demoram um pouco mais para serem sentidas. São as notas de fundo que permanecem mais tempo na pele. (Cláudia M. Rezende. Ciência Hoje, julho de 2011. Adaptado.) À temperatura e pressão ambientes, os constituintes químicos das notas de saída

  8. 8

    UNICAMP 2013

    Uma prática de limpeza comum na cozinha consiste na remoção da gordura de panelas e utensílios como garfos, facas, etc. Na ação desengordurante, geralmente se usa um detergente ou um sabão. Esse tipo de limpeza resulta da ação química desses produtos, dado que suas moléculas possuem

  9. 9

    Stoodi

    No tiro esportivo existem armas que são carregadas com alguns gases (CO2 ou N2) e outras que funcionam apenas devido a ação de molas. Qual a geometria molecular das moléculas CO2 e N2, respectivamente?

  10. 10

    Stoodi

    A terra é composta por três tipos essenciais de ambientes: hidrosfera, atmosfera e litosfera. O primeiro abrange cerca de 70% da superfície do planeta e sua maior composição é a água (H2O). A atmosfera é composta por gases, onde o nitrogênio (N2) responde por 78% da composição, enquanto que 21% são de oxigênio (O2). Observando as moléculas na sequência em que foram citadas no texto, qual a alternativa que as classifica quanto a polaridade?  

  11. 11

    ENEM 2016

    O carvão ativado é um material que possui elevado teor de carbono, sendo muito utilizado para a remoção de compostos orgânicos voláteis do meio, como o benzeno. Para a remoção desses compostos, utiliza-se a adsorção. Esse fenômeno ocorre por meio de interações do tipo intermoleculares entre a superfície do carvão (adsorvente) e o benzeno (adsorvato, substância adsorvida). No caso apresentado, entre o adsorvente e a substância adsorvida ocorre a formação de:

  12. 12

    Stoodi

    As geometrias das moléculas H2, HCl e O2 são respectivamente:

  13. 13

    Stoodi

    As interações intermoleculares, também conhecidas como forças ou ligações intermoleculares, podem ser defindas como:

  14. 14

    UFU 2007

    As substâncias SO2, NH3, HCl e Br2, apresentam as seguintes interações intermoleculares, respectivamente:

  15. 15

    Stoodi

    Para as substâncias CO2 e HCl, as forças de atração que ocorrem entre as suas moléculas são:

  16. 16

    MACKENZIE 2014

    Os gases do efeito estufa envolvem a Terra e fazem parte da atmosfera. Estes gases absorvem parte da radiação infravermelha refletida pela super fície terrestre, impedindo que a radiação escape para o espaço e aquecendo a super fície da Terra. Atualmente são seis os gases considerados como causadores do efeito estufa: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), clorofluorcarbonetos (CFCs), hidrofluorcarbonetos (HFCs), e hexafluoreto de enxofre (SF6). Segundo o Painel Intergovernamental de mudanças do Clima, o CO2 é o principal “culpado” pelo aquecimento global, sendo o gás mais emitido (aproximadamente 77%) pelas atividades humanas. No Brasil, cerca de 75% das emissões de gases do efeito estufa são causadas pelo desmatamento, sendo o principal alvo a ser mitigado pelas políticas públicas. No mundo, as emissões de CO2 provenientes do desmatamento equivalem a 17% do total. O hexafluoreto de enxofre (SF6) é o gás com maior poder de aquecimento global, sendo 23.900 vezes mais ativo no efeito estufa do que o CO2. Em conjunto, os gases fluoretados são responsáveis por 1,1% das emissões totais de gases do efeito estufa. http://www.institutocarbonobrasil.org.br/mudancas_climaticas/gases_do_efeito_estufa A respeito dos gases citados no texto, de acordo com a teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência (VSEPR), é correto afirmar que as moléculas Dados: número atômicos (Z): H = 1, C = 6, N = 7, O = 8, F = 9 e S = 16  

  17. 17

    UNICAMP 2017

    Uma alternativa encontrada nos grandes centros urbanos, para se evitar que pessoas desorientadas urinem nos muros de casas e estabelecimentos comerciais, é revestir esses muros com um tipo de tinta que repele a urina e, assim, “devolve a urina” aos seus verdadeiros donos. A figura a seguir apresenta duas representações para esse tipo de revestimento. Como a urina é constituída majoritariamente por água, e levando-se em conta as forças intermoleculares, pode-se afirmar corretamente que

  18. 18

    ENEM 2012

    O armazenamento de certas vitaminas no organismo apresenta grande dependência de sua solubilidade. Por exemplo, vitaminas hidrossolúveis devem ser incluídas na dieta diária, enquanto vitaminas lipossolúeis são armazenadas em quantidades suficientes para evitar doenças causadas pela sua carência. A seguir são apresentadas as estruturas químicas de cinco vitaminas necessárias ao organismo.  Dentre as vitaminas apresentadas na figura, aquela que necessita de maior suplementação diária é  

  19. 19

    Stoodi

    O processo de hibridização dos átomos que envolvem a formação de moléculas ocorre:

  20. 20

    FASM 2015

    A tabela apresenta as temperaturas de ebulição de algumas substâncias. A interação intermolecular mais _____________ é observada na substância _____________ porque sua temperatura de ebulição é _____________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  21. 21

    FUVEST 2014

    Observe a figura abaixo, que representa o emparelhamento de duas bases nitrogenadas. Indique a alternativa que relaciona corretamente a(s) molécula(s) que se encontra(m) parcialmente representada(s) e o tipo de ligação química apontada pela seta.

  22. 22

    ENEM 2012

    Quando colocados em água, os fosfolipídeos tendem a formar lipossomos, estruturas formadas por uma bicamada lipídica, conforme mostrado na figura. Quando rompida, essa estrutura tende a se reorganizar em um novo lipossomo. Esse arranjo característico se deve ao fato de os fosfolipídios apresentarem uma natureza  

  23. 23

    FUVEST 2016

    A estrutura do DNA é formada por duas cadeias contendo açúcares e fosfatos, as quais se ligam por meio das chamadas bases nitrogenadas, formando a dupla hélice. As bases timina, adenina, citosina e guanina, que formam o DNA, interagem por ligações de hidrogênio, duas a duas em uma ordem determinada. Assim, a timina, de uma das cadeias, interage com a adenina, presente na outra cadeia, e a citosina, de uma cadeia, interage com a guanina da outra cadeia. Considere as seguintes bases nitrogenadas: As interações por ligação de hidrogênio entre adenina e timina e entre guanina e citosina, que existem no DNA, estão representadas corretamente em:

  24. 24

    Stoodi

    Num orbital do tipo sp3 estão hibridizados:

  25. 25

    ENEM 2013

    As fraldas descartáveis que contêm o polímero poliacrilato de sódio (1) são mais eficientes na retenção de água que as fraldas de pano convencionais, constituídas de fibras de celulose (2).   A maior eficiência dessas fraldas descartáveis, em relação às de pano, deve-se às  

  26. 26

    Stoodi

    O clorofórmio (CHCl3) apresenta a estrutura a seguir: Essa molécula é classificada como polar porque possui  

  27. 27

    UNESP 2015

    A degradação anaeróbica de matéria orgânica contendo enxofre pode levar à formação de substâncias com odores altamente desagradáveis. Dentre essas substâncias estão o gás sulfídrico (H2S) e as mercaptanas, como a pentamercaptana (1-pentanotiol). Assinale a alternativa que apresenta corretamente a geometria molecular do gás sulfídrico e a fórmula molecular do 1-pentanotiol.

  28. 28

    Stoodi

    Os principais gases do efeito estufa são os dióxido de carbono (CO2(g)) e metano (CH4(g)). Estes gases, junto com o vapor d’água (H2O(g)), impedem que a energia absorvida pela Terra seja emitida de volta para o espaço. Por isso, altas concentrações na atmosfera causa o aumento médio da temperatura. Dos três gases mencionados, apresenta(m) caráter polar:

  29. 29

    UNESP 2015

    Os protetores solares são formulações que contêm dois componentes básicos: os ingredientes ativos (filtros solares) e os veículos. Dentre os veículos, os cremes e as loções emulsionadas são os mais utilizados, por associarem alta proteção à facilidade de espalhamento sobre a pele. Uma emulsão pode ser obtida a partir da mistura entre óleo e água, por meio da ação de um agente emulsionante. O laurato de sacarose (6-O-laurato de sacarose), por exemplo, é um agente emulsionante utilizado no preparo de emulsões. A ação emulsionante do laurato de sacarose deve-se à presença de

  30. 30

    FUVEST 2014

    Uma embalagem de sopa instantânea apresenta, entre outras, as seguintes informações: “Ingredientes: tomate, sal, amido, óleo vegetal, emulsificante, conservante, flavorizante, corante, antioxidante”. Ao se misturar o conteúdo da embalagem com água quente, poderia ocorrer a separação dos componentes X e Y da mistura, formando duas fases, caso o ingrediente Z não estivesse presente. Assinale a alternativa em que X, Y e Z estão corretamente identificados.

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos