Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Estrutura e Propriedades II dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Química com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    Stoodi

    A água é conhecida como o solvente universal devido a:

  2. 2

    CESGRANRIO 1992

    Observe a tabela de pontos de ebulição: O ponto de ebulição da água é anômalo em relação aos demais compostos da família do oxigênio, porque:

  3. 3

    ENEM PPL 2018

    Em derramamentos de óleo no mar, os produtos conhecidos como "dispersantes" são usados para reduzir a tensão superficial do petróleo derramado, permitindo que o vento e as ondas "quebrem" a mancha em gotículas microscópicas. Estas são dispersadas pela água do mar antes que a mancha de petróleo atinja a costa. Na tentativa de fazer uma reprodução do efeito desse produto em casa, um estudante prepara um recipiente contendo água e gotas de óleo de soja. Há disponível apenas azeite, vinagre, detergente, água sanitária e sal de cozinha. Qual dos materiais disponíveis provoca uma ação semelhante à situação descrita?

  4. 4

    ENEM 2017

    Com o objetivo de avaliar os impactos ambientais causados pela ocupação urbana e industrial numa região às margens de um rio e adotar medidas para a sua despoluição, uma equipe de técnicos analisou alguns parâmetros de uma amostra de água desse rio.   O quadro mostra os resultados obtidos em cinco regiões diferentes, desde a nascente até o local onde o rio deságua no mar. Na tentativa de adotar medidas para despoluir o rio, as autoridades devem concentrar esforços em ampliar o saneamento básico e as estações de tratamento de esgoto principalmente na região  

  5. 5

    FATEC 2014

    Além do problema da escassez de água potável em alguns pontos do planeta, a sociedade também enfrenta as dificuldades de tratamento da água disponível, cada vez mais poluída. Uma das etapas desse tratamento envolve a adição de compostos químicos que possam facilitar a retirada de partículas suspensas na água. Os compostos adicionados reagem formando uma substância gelatinosa, hidróxido de alumínio, que aglutina as partículas suspensas. A seguir, temos a reação que representa o descrito: 3 Ca(OH)2 + Al2(SO4)3 → 3 CaSO4 + 2 Al(OH)3 A etapa descrita é denominada

  6. 6

    USCS 2017

    Um grupo de estudantes realizou um experimento para simular o tratamento de água para o consumo da população. Nesse experimento, uma amostra de água com terra é filtrada e, a seguir, adicionam-se, na sequência, uma mistura coagulante e uma floculante. A figura mostra o processo de coagulação e posterior floculação das impurezas presentes na água. Assinale a alternativa que apresenta substâncias que são utilizadas no processo de coagulação/ floculação.

  7. 7

    PUC-PR 2016

    A água é de suma importância à população, então, é extremamente necessário que essa água seja tratada de maneira correta. Entende-se o tratamento de água como sendo um conjunto de procedimentos físicos e químicos para torná-la potável. A figura a seguir mostra as etapas do tratamento de água utilizado atualmente. A respeito do tratamento de água e das etapas referentes a esse processo, assinale a alternativa CORRETA.

  8. 8

    UECE 2017

    A água potável, bem precioso e escasso, apesar de ter um tratamento caro, é abusiva e inconsequentemente utilizada para lavar carros e calçadas, etc. Assinale a opção que apresenta corretamente fases do processo de tratamento da água.

  9. 9

    UECE 2015

    Antes de chegar às nossas torneiras, a água que consumimos segue um longo trajeto e passa por várias etapas de tratamento. É um conjunto de processos químicos e físicos que evitam qualquer tipo de contaminação e transmissão de doenças. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dessas etapas no tratamento da água.

  10. 10

    UFG

    O esquema que segue refere-se às etapas de tratamento do esgoto doméstico: Considerando-se as etapas I, II, III e IV, o processo de tratamento de esgoto envolve, respectivamente, as etapas de:

  11. 11

    Stoodi

    Um determinado rio ou lago que possui muita matéria orgânica terá, a longo prazo, sua concentração de oxigênio:

  12. 12

    FATEC 2016

    Um dos problemas enfrentados atualmente pelas cidades é o grande volume de esgoto doméstico gerado por seus habitantes. Uma das formas de minimizar o impacto desses resíduos é o tratamento dos efluentes realizado pelas estações de tratamento. O principal método utilizado para isso é o tratamento por lodos ativados, no qual o esgoto é colocado em contato com uma massa de bactérias em um sistema que garante a constante movimentação e oxigenação da mistura, ambas necessárias para que o processo de decomposição possa ocorrer. As bactérias envolvidas no método de tratamento de esgoto descrito obtêm energia por meio do processo de

  13. 13

    UEL 2018

    Leia o texto a seguir.   O lançamento sem tratamento prévio de efluentes, de origem doméstica ou industrial, em uma grande variedade de ambientes aquáticos, pode levar mananciais de água doce a apresentarem alto grau de poluição ou até mesmo a sua morte, constituindo fator de preocupação. (Adaptado de: BARRETO, L.E. et al. Eutrofização em rios brasileiros. Enciclopédia Biosfera. v.9, n 16, 2013, p. 2165–2179.)   Com base no texto e nos conhecimentos sobre eutrofização ou eutroficação, considere as afirmativas a seguir.   I. Quanto maior a quantidade de nitrogênio e fósforo no rio ou na lagoa, menor será o consumo de oxigênio pelos microrganismos existentes no ambiente; isso ocorre porque tanto os minerais quanto os microrganismos concorrem pelo oxigênio dissolvido na água. II. O nitrogênio e o fósforo são nutrientes de grande importância para os mais diferentes tipos de cadeias alimentares aquáticas e terrestres, porém, quando em baixas concentrações e associados às más condições de luminosidade, provocam nos rios e lagos um fenômeno chamado de eutrofização. III. Como consequência da eutrofização, a água pode apresentar as seguintes alterações: sabor, odor, cor, redução do oxigênio dissolvido, crescimento excessivo de plantas aquáticas, mortandade de peixes e de outras espécies aquáticas, além do comprometimento das condições mínimas para o lazer. IV. Um dos problemas da aceleração do processo de eutrofização é o aumento da probabilidade de proliferação de cianobactérias, as quais por serem potencialmente tóxicas podem alterar a qualidade das águas, comprometendo o abastecimento público. Assinale a alternativa correta.

  14. 14

    Stoodi

    Os cristais de gelo são uma representação artística da água no estado sólido e são utilizados em desenhos e animações para representar nevoeiros, ambientes gelados, geadas e outros. Abaixo temos duas representações possíveis utilizadas em desenhos animados para representar o gelo: Imagem obtida em: Free Design File. goo.gl/xSPrJ7> Acesso em: 06/02/2017 Do ponto de vista químico, esses desenhos procuram representar a estrutura:  

  15. 15

    UFSM 2007

    O gel usado nos pacientes durante o exame de ultra-som é um polímero do ácido acrílico que tem a estrutura: Entre as cadeias, há formação de ligações de hidrogênio, nas quais átomos de hidrogênio se ligam a átomos de oxigênio mais .......... da outra cadeia, produzindo interações .......... que .......... a força de coesão, levando à formação do gel.

  16. 16

    Stoodi

    A água, ao passar do estado líquido para o estado sólido, sofre uma dilatação (aumento) em seu volume. Isto ocorre pois as moléculas de água:

  17. 17

    Stoodi

    Ao contrário da maioria das substâncias, a água, no intervalo entre 4 a 0ºC, sofre dilatação, levando à diminuição de sua densidade. Nesse intervalo, o gráfico Volume x Temperatura que melhor descreve o comportamento da água é:  

  18. 18

    UFJF 2014

    A maior parte dos seres vivos é constituída por água, responsável por 70 a 85% de sua massa. Considere as afirmativas abaixo relacionadas às propriedades físico-químicas da água.   I) A molécula de água é polarizada, ou seja, apesar de ter carga elétrica total igual a zero, possui carga elétrica parcial negativa na região do oxigênio e carga elétrica parcial positiva na região de cada hidrogênio. II) Na água em estado líquido, a atração entre moléculas vizinhas cria uma espécie de rede fluida, em contínuo rearranjo, com pontes de hidrogênio se formando e se rompendo a todo momento. III) A tensão superficial está presente nas gotas de água, sendo responsável pela forma peculiar que elas possuem. IV) O calor específico é definido como a quantidade de calor absorvida durante a vaporização de uma substância em seu ponto de ebulição.   Assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas CORRETAS.

  19. 19

    ENEM 2018

    Usando um densímetro cuja menor divisão da escala, isto é, a diferença entre duas marcações consecutivas, é de, um estudante realizou um teste de densidade: colocou este instrumento na água pura e observou que ele atingiu o repouso na posição mostrada. Em dois outros recipientes A e B contendo 2 litros de água pura, em cada um, ele adicionou 100 g e 200 g de NaCl, respectivamente. Quando o cloreto de sódio é adicionado à água pura ocorre sua dissociação formando os íons e . Considere que esses íons ocupam os espaços intermoleculares na solução. Nestes recipientes, a posição de equilíbrio do densímetro está representada em:

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos