Isomeria Espacial

7 vídeos timer 92 min

Este módulo é a sequência do estudo da isomeria dos compostos orgânicos.

Vale lembrar que compostos isômeros são aqueles que possuem igual fórmula molecular, mas se diferem em algum ponto da estrutura da molécula.

Abordaremos o estudo da isomeria espacial a partir do reconhecimento e de suas principais características:

• Isomeria Geométrica ou também conhecida como Isomeria Cis-Trans. Caso de isomeria onde os compostos apresentam átomos ou grupos de átomos dispostos em regiões distintas do plano de moléculas que apresentam ligações duplas ou então em compostos cíclicos.
  • Isomeria Óptica – Presença de carbono quiral ou assimétrico. Compostos que apresentam átomos de carbono com exatamente quatro ligantes (átomos ou grupos de átomos) diferentes entre si e que são capazes de rotacionar a luz plano-polarizada.

Ao final do módulo apresentaremos uma recapitulação dos casos de isomeria plana estudadas para melhor fixação deste conteúdo bastante cobrado em questões de vestibulares.