Exercícios de Reações Orgânicas de Adição

Voltar para Reações Orgânicas de Adição

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Reações Orgânicas de Adição dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Química com esses e mais de 12000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UNIRIO 2000
    O etino, sob o ponto de vista industrial, constitui uma das mais importantes matérias-primas. A partir dele pode-se obter o cloro-eteno ou cloreto de vinila, precursor para a fabricação de canos e tubulações de plastico, cortinas para box, couro artificial, etc. A preparação do cloro-eteno a partir do etino e do ácido clorídrico é uma reação de:
  2. 2. UNIFOR 2014
    Os alcenos sofrem reação de adição. Considere a reação do eteno com o ácido clorídrico (HCl) e assinale a alternativa que corresponde ao produto formado.
  3. 3. FUVEST
    Cicloalcanos sofrem reação de bromação conforme mostrado a seguir: Considerando os produtos formados em I, II e III, o que se pode afirmar a respeito da estabilidade relativa dos anéis com três, quatro e cinco átomos de carbono?
  4. 4. Stoodi
    Considerando a teoria das tensões nos anéis, proposta por Bayer, os hidrocarbonetos cíclicos não-aromáticos (cicloalcanos ou ciclanos) podem tanto sofrer reações de adição como também reação de substituição. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
  5. 5. UNIFESP 2002
    Muitos álcoois podem ser obtidos peIa hidratação catalisada por ácidos, de alcenos. Nessa reação de adição, o H da água se adiciona ao carbono que tem mais hidrogênios ligados a ele e o grupo hidroxila se Iiga ao carbono menos hidrogenado (regra de Markovnikov). Sabendo-se que os álcoois formados na hidratação de dois alcenos são respectivamente 2-metiI-2-pentanol e 1-etilciclopentanol, quais os nomes dos alcenos correspondentes que lhes deram origem?
  6. 6. ENEM 2012
    O benzeno é um hidrocarboneto aromático presente no petróleo, no carvão e em condensados de gás natural. Seus metabólitos são altamente tóxicos e se depositam na medula óssea e nos tecidos gordurosos. O limite de exposição pode causar anemia, câncer (leucemia) e distúrbios do comportamento. Em termos de reatividade química, quando um eletrófilo se liga ao benzeno, ocorre a formação de um intermediário, o carbocátion. Por fim, ocorre a adição ou substituição eletrofílica. Disponível em: www.sindipetro.org.br. Acesso em: l mar. 2012 (adaptado).   Com base no texto e no gráfico do progresso da reação apresentada, as estruturas químicas encontradas em I, II e III são, respectivamente:
  7. 7. UESPI
    A adição de uma molécula de água a um alcino forma sempre um enoI e um outro composto que, dependendo da posição da insaturação na cadeia, pode ser
  8. 8. UERN 2013
    Se a reação de Sabatier-Sandres fosse transformar um alceno num alcano, não teria importância pratica. O processo seria antieconômico. No entanto, a ideia geral dessa reação é importantíssima: consiste em adicionar hidrogênio... (Ricardo Feltre. Química Orgânica. Vol. 3. "O uso prático das reações de adição".) Com base no trecho anterior, é correto afirmar que a reação transforma:
  9. 9. UFSM 2014
    Muitas plantas podem servir como alternativa terapêutica pela atividade antimicrobiana comumente associada aos seus óleos essenciais. Também é promissora a utilização desses óleos como aditivos alimentares, para retardar a deterioração dos alimentos ou para evitar o crescimento de patógenos alimentares e micro-organismos resistentes aos antibióticos. A figura mostra a estrutura química de dois constituintes de óleos essenciais de famílias de plantas brasileiras já estudadas, o limoneno e o alfaterpineol. A transformação de um desses constituintes em outro no organismo do vegetal é mediada por enzimas e ocorre de modo bem específico; entretanto, em laboratório de química. se for conduzido um experimento para adição de água sob catálise ácida ao Iimoneno, supondo que ocorresse somente uma reação de adição por molécula, a mistura resultante seria constituida principalmente do que está representado na aIternatIva:
  10. 10. UFRGS 2006
    Observe a reação a seguir, que representa a transformação do geraniol (composto 1), terpeno natural encontrado em plantas, no composto 2. Com relação a essa reação, considere as seguintes afirmações. I - Trata-se de uma reação de adição, onde são consumidos 2 moIs de hidrogênio por mol de geraniol. II - O nome IUPAC do produto formado (composto 2) é 2,6-dimetiI-8-octanol. III - O geraniol não apresenta isomeria geométrica. Quais estão corretas?
  11. 11. PUC-PR 1999
    A adição de uma molécula de ácido bromídrico ao 1,3-butadieno resultará na formação de:
  12. 12. MACKENZIE
    Sobre um alcadieno, sabe-se que: I. sofre adição 1,4; II. quando hidrogenado parcialmente, produz. em maior quantidade, o hexeno-3. O nome desse dieno é:
  13. 13. PUCCAMP 2018
    A margarina é produzida a partir de óleo vegetal, por meio da hidrogenação. Esse processo é uma reação de .....I...... na qual uma cadeia carbônica .....II...... se transforma em outra .....III......saturada. As lacunas I, II e III são correta e respectivamente substituídas por
  14. 14. FUVEST 2014
    No processo tradicional, o etanol é produzido a partir do caldo da cana-de-açúcar por fermentação promovida por leveduras naturais, e o bagaço de cana é desprezado. Atualmente, leveduras geneticamente modificadas podem ser utilizadas em novos processos de fermentação para a produção de biocombustíveis. Por exemplo, no processo A, o bagaço de cana, após hidrólise da celulose e da hemicelulose, também pode ser transformado em etanol. No processo B, o caldo de cana, rico em sacarose, é transformado em farneseno que, após hidrogenação das ligações duplas, se transforma no "diesel de cana". Esses três processos de produção de biocombustíveis podem ser representados por: Com base no descrito acima, é correto afirmar:
  15. 15. ALBERT EINSTEIN 2017
    Os cicloalcanos reagem com bromo líquido (Br2) em reações de substituição ou de adição. Anéis cíclicos com grande tensão angular entre os átomos de carbono tendem a sofrer reação de adição, com abertura de anel. Já compostos cíclicos com maior estabilidade, devido à baixa tensão nos ângulos, tendem a sofrer reações de substituição. Considere as substâncias ciclobutano e cicloexano, representadas a seguir Em condições adequadas para a reação, pode-se afirmar que os produtos principais da reação do ciclobutano e do cicloexano com o bromo são, respectivamente,
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login