Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Émile Durkheim dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Sociologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    UEL 2007

    Segundo Émile Durkheim “[...] constitui uma lei da história que a solidariedade mecânica, a qual a princípio é quase única, perca terreno progressivamente e que a solidariedade orgânica, pouco a pouco, se torne preponderante”. Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Tradução de Carlos A. B. de Moura. São Paulo: Abril Cultural, 1977, p. 67. Por esta lei, segundo o autor, nas sociedades simples, organizadas em hordas e clãs, prevalece a solidariedade por semelhança, também chamada de solidariedade mecânica. Nas organizações sociais mais complexas, prevalece a solidariedade orgânica, que é aquela que resulta do aprofundamento da especialização profissional. De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que:

  2. 2

    IFSP 2011

    Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da Sociologia, segundo Emile Durkheim.

  3. 3

    UEL 2011

    Leia o texto a seguir.     De acordo com Susie Orbach, “Muitas coisas feitas em nome da saúde geram dificuldades pessoais e psicológicas. Olhar fotos de corpos que passaram por tratamento de imagem e achar que correspondem à realidade cria problema de autoimagem, o que leva muitas mulheres às mesas de cirurgia. Na geração das minhas filhas, há garotas que gostam e outras que não gostam de seus corpos. Elas têm medo de comida e do que a comida pode fazer aos seus corpos. Essa é a nova norma, mas isso não é normal. Elas têm pânico de ter apetite e de atender aos seus desejos”. (Adaptado: “As mulheres estão famintas, mas têm medo da comida”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 ago. 2010, Saúde. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2010). Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Émile Durkheim, é correto afirmar:

  4. 4

    UEL 2009

    Leia o texto a seguir. “Tribunais do crime” mataram ao menos 9 [...] Os ‘tribunais’ [do crime] são ‘julgamentos’ comandados por um presidiário do PCC que assume o papel de ‘juiz’ para determinar, por meio de um celular, a morte ou não de uma pessoa – seja ela ligada ou não ao PCC. Escutas telefônicas mostram como funcionam os ‘tribunais do crime’: Pessoa 1: Alô [...] Pessoa 2: Então, é aquilo que eu falei lá! Se o cara quiser vir, pode arrancar esse moleque aí, pegar, matar, raspar e sair fora, que é para [ele] ficar esperto [...]. É essa a ideia: se quiser, é já para esticar o cerol [matar]. (Folha de São Paulo, 21 set. 2008. Caderno cotidiano, p. C – 4.) O texto retrata uma prática que tem se tornado comum em várias cidades brasileiras devido à existência de organizações criminosas ligadas, principalmente, ao tráfico de drogas. De acordo com a perspectiva teórica de Émile Durkheim, o texto expressa:

  5. 5

    UEL 2005

    “A despeito de se viver na era dos direitos, são significativos os homicídios no mundo inteiro, as condições sub-humanas a que são submetidas centenas de milhões de pessoas [...]. No Brasil, aí estão assassínios praticados por graúdos mandantes que se servem de pistoleiros profissionais, trabalho escravo, tráfico de mulheres, menores para prostituição, a deplorável guerra do tráfico de drogas e as chacinas em grandes cidades brasileiras, em pleno século XXI [...]. Pelo número de concepções, leis, tratados, etc., está-se na era dos direitos. No plano da efetivação dos direitos, para utilizar a expressão de Lipovetsky [...], não se estaria na era do vazio [de direitos]?” [Situações sociais desse tipo são analisadas por alguns sociólogos a partir da consideração de que nos encontramos em] “uma condição social em que as normas reguladoras do comportamento perderam a sua validade, [onde] a eficácia das normas está em perigo”. (Folha de São Paulo, São Paulo, 30 ago. 2004. p. A 3.) Assinale a alternativa que indica o conceito utilizado por Emile Durkheim (1858-1917) para definir uma “condição social” do tipo descrito no texto.

  6. 6

    UFU 2009

    Segundo Durkheim, o crime é um fato social presente em toda sociedade. Para esse autor, nem todo o crime é anômico, mas apenas aquele que corresponde a uma crise de coesão social. De acordo com essas informações, marque a alternativa correta sobre anomia em Durkheim.

  7. 7

    UNICENTRO 2011

    O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir meu pensamento, o sistema de moedas que emprego para pagar as minhas dívidas, os instrumentos de crédito que utilizo nas minhas relações comerciais, as práticas seguidas na minha profissão, etc., etc., funcionam independentemente do uso que faço delas. Tais afirmações podem ser estendidas a cada um dos membros de que é composta a sociedade, tomados uns após outros. Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais. DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. José Albertino Rodrigues (Org.). Tradução Laura Natal Rodrigues. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1984. Nesse trecho, Durkheim trata, sobretudo,

  8. 8

    UNIOESTE 2013

    O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), em sua obra As Regras do Método Sociológico, ocupou-se em estabelecer o objeto de estudo da sociologia. Entre as constatações de Durkheim, está a de que o fato social não pode ser definido pela sua generalidade no interior de uma sociedade. Nessa obra, Durkheim elabora um tratamento científico dos fatos sociais e cria uma base para a sociologia no interior de um conjunto coeso de disciplinas sociais, visando fornecer uma base racional e sistemática da sociedade civil. Sobre o significado do fato social para Durkheim, é correto afirmar que

  9. 9

    UENP 2011

    Analise as proposições a seguir, que se referem ao pensamento de Durkheim. I. A divisão social do trabalho induz a substituição da solidariedade mecânica, que tem por fundamento a coesão social, pela solidariedade orgânica. II. A solidariedade mecânica é caracterizada pela cooperação entre indivíduos e grupos, segundo a correlação de suas funções sociais, enquanto a solidariedade orgânica tem por fundamento a adesão total do indivíduo ao grupo a que pertence. III. A mudança nos modelos de solidariedade que fundamentam as sociedades implica transformações nas estruturas sociais, inclusive nos seus fundamentos morais. Está(ão) correta(s) apenas a(s) proposição(ões):

  10. 10

    UNICENTRO 2010

    Considerado o “Pai” da Sociologia Moderna, Émile Durkheim definiu que os Fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia, pois decorrem da vida em sociedade. Segundo ele, fatos sociais são "coisas". São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Dessa forma, não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos. O sociólogo francês defende que os fatos sociais possuem três características básicas.

  11. 11

    ENEM 2016

    A sociologia ainda não ultrapassou a era das construções e das sínteses filosóficas. Em vez de assumir a tarefa de lançar luz sobre uma parcela restrita do campo social, ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada. Não é com exames sumários e por meio de intuições rápidas que se pode chegar a descobrir as leis de uma realidade tão complexa. Sobretudo, generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova. DURKHEIM, E. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000. O texto expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na

  12. 12

    Stoodi

    Durkheim se propôs a tarefa de realizar uma teoria da investigação sociológica. De fato, ele empreendeu tal tarefa. E foi o primeiro sociólogo que conseguiu atingir semelhante objetivo, em condições difíceis com um êxito que só pode ser contestado quando se toma uma posição diferente em face das condições, limites e ideais de explicação científica na sociologia. (FERNANDES, F. Fundamentos empíricos da explicação sociológica, p.77-78) Para que Durkheim atingisse o objetivo proposto, foi preciso

  13. 13

    Stoodi

    Utilizando a sociologia de Durkheim para interpretar a tirinha acima, constata-se que comprar é um(a)

  14. 14

    UEL 2014

    A cidade desempenha papel fundamental no pensamento de Émile Durkheim, tanto por exprimir o desenvolvimento das formas de integração quanto por intensificar a divisão do trabalho social a ela ligada. Com base nos conhecimentos acerca da divisão de trabalho social nesse autor, assinale a alternativa correta.

  15. 15

    UEL 2010

    Leia o texto a seguir: A aluna Geisy Villa Nova Arruda, 20, não poderá mais frequentar o prédio em que estudava antes do dia 22 de outubro, quando foi perseguida, encurralada, xingada e ameaçada por cerca de 700 alunos, no campus de São Bernardo (de uma Universidade particular), alegadamente por causa do microvestido que trajava. (Adaptado de: Folha de São Paulo. (Universidade particular) decide “exilar” Geisy em outro prédio. Caderno cotidiano, C1, 11 nov. 2009.) A matéria refere-se ao recente episódio, de repercussão nacional na mídia e que teve como desfecho a readmissão da aluna à referida instituição, após o posicionamento da opinião pública. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Durkheim, é correto afirmar que o acontecimento citado revelou

  16. 16

    UENP 2013

    Sobre o conceito de solidariedade mecânica e orgânica, em Durkheim, o que é correto afirmar, respectivamente?

  17. 17

    UNISC 2009

    Em relação aos conceitos de solidariedade orgânica e de solidariedade mecânica na sociologia de Émile Durkheim, é correto afirmar que I- a solidariedade mecânica é típica de sociedades capitalistas. II- nas sociedades onde predomina a solidariedade mecânica, a consciência coletiva exerce todo seu poder de coerção sobre os indivíduos. III- a divisão do trabalho social cria, ao mesmo tempo, solidariedade orgânica e solidariedade mecânica. IV- em sociedades onde predomina a solidariedade orgânica, a consciência coletiva se afrouxa, ao mesmo tempo em que a divisão do trabalho social promove uma interdependência que garante a coesão social. V- nas sociedades onde predomina a solidariedade mecânica, cada um tem a liberdade de crer, de querer e de agir conforme suas preferências. Assinale a alternativa correta

  18. 18

    UFU 1998

    De acordo com a distinção que Durkheim faz entre o fato social normal e o patológico, podemos afirmar que I- as formas sociais mais gerais constituem o estado normal da vida social. II- o fato social é patológico, quando impede o progresso social. III- a excepcionalidade da forma social revela seu caráter patológico. IV- o fato social é normal, quando corresponde às condições de existência da sociedade.

  19. 19

    UNICENTRO 2010

    “[...] Cada sociedade, considera num momento determinado do seu desenvolvimento, tem um sistema de educação que se impõe sobre o indivíduo como uma força geralmente irresistível. É inútil pensarmos que podemos criar os nossos filhos como queremos. Há costumes com os quais temos que nos conformar; se os infringimos, eles vingam-se em nossos filhos. Estes, uma vez adultos, não se encontrarão em condições de viver no meio dos seus contemporâneos, com os quais não estão em harmonia. Quer tenham sido criados com ideias muito arcaicas ou muito prematuras, não importa; tanto num caso como no outro, não são do seu tempo e, por conseguinte, não estão em condições de vida normal. Há pois, em cada momento do tempo, um tipo regulador de educação de que podemos desligar sem chocar com as vivas resistências que reprimem as veleidades das dissidências”. O fragmento acima foi escrito por qual autor clássico da Sociologia?

  20. 20

    UNIMONTES 2013

    Na sociedade, os laços que unem os membros entre si e ao próprio grupo constituem a solidariedade, a qual pode ser orgânica ou mecânica, de acordo com o tipo de sociedade cuja coesão procura garantir. É autor dessa proposição:

  21. 21

    UNICENTRO 2012

    A relação indivíduo e sociedade é um dos eixos dos estudos sociológicos. Sobre esse assunto, um dos autores clássicos da Sociologia observa a primazia da sociedade e dos grupos sociais, que exercem determinado tipo de coerção sobre os indivíduos, fazendo-os assumir papéis sociais específicos em relação a determinados fenômenos particulares.   Trata-se, nesse caso, de

  22. 22

    UFMA 2008

    Émile Durkheim (1858-1917) introduz no primeiro capítulo da sua obra As regras do método sociológico o conceito de:

  23. 23

    UFFS 2011

    Na perspectiva clássica da sociologia encontramos em Durkheim a análise do que chamou de:

  24. 24

    UPE 2015

    TEXTO I [...] toda maneira de agir, fixa ou não; suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então, ainda que seja geral na extensão de uma sociedade dada, apresenta uma existência própria, independentemente das manifestações individuais que possa ter. SILVA, José Otacílio da. Elementos da sociologia geral. 2. ed. Cascavel: Edunioeste, 2006. p. 102 (adaptado).   TEXTO II A interação entre torcedor e jogador constitui-se em um fenômeno social, pois seus agentes têm um ao outro como referência para seus atos. Do mesmo modo, podem ser tratadas todas as interações existentes no âmbito do esporte, que, no geral, tomam o comportamento do jogador como referência, orientando seus atos a partir desse parâmetro. DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. p. 15.   Os estudos sociológicos se baseiam em vários objetos que são temas específicos de investigação.   Os objetos de estudos descritos nos Textos I e II são, respectivamente,

  25. 25

    UEL

    A concepção fundamental de ciência, de Emile Durkheim (1858-1917), é realista, no sentido de defender o princípio segundo o qual nenhuma ciência é possível sem definição de um objeto próprio e independente.  FERNANDES, F. Fundamentos empíricos da explicação sociológica. Rio de Janeiro: Cia. Editorial Nacional, 1967. p. 73.   O objeto próprio da sociologia, segundo Emile Durkheim (1858-1917), é

  26. 26

    UFU 1999

    Assinale a alternativa correta. O surgimento da sociologia foi propiciado pela necessidade de

  27. 27

    UFFS 2011

    Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associa­ção, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só passou a ser conside­rada ciência quando um determinado autor passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias.     Qual foi esse autor?

  28. 28

    UNICENTRO 2010

    É a partir de Durkheim “que a Sociologia ganha um formato mais ‘técnico’, sabendo o que e como ela iria buscar na sociedade. Com métodos próprios, a Sociologia deixou de ser apenas uma idéia e ganhou ‘status’ de ciência” (Sociologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 33).   Estabelecendo que a sociologia tem como seu principal objeto de estudo os fatos sociais, Durkheim atribuiu aos mesmos três características. Quais são elas?

  29. 29

    UFMA 2011

    Os conceitos de alienação, física social e solidariedade mecânica estão relacionados, respectivamente, a quais teóricos?

  30. 30

    UPE

    Dentre os principais autores articuladores da Sociologia na sua fase inicial de desenvolvimento, é correto citar os nomes de 

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos