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Sociologia
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O Estudo da Antropologia - O que é Antropologia?

Prof. Braian 07:59

Nesta videoaula você irá estudar o que é antropologia. Verá que a antropologia tem como função principal entender a diversidade humana e que o foco antropológico é o que está distante cultural e geograficamente. Entre as principais questões da antropologia está dar voz ao nativo. Aula online apresentada de forma bastante didática para ajudar você a entender melhor este tema.

Olá! Eu sou o professor Braian e estou guiando você num curso de sociologia. Nós estamos nos fundamentos da sociologia vendo alguns módulos de estruturação desse pensamento sociológico. Hoje começamos um novo bloco que é o estudo da antropologia. Iniciaremos com esta aula entendendo o que é a antropologia. Veremos aí em alguns minutos do que se trata esse estudo antropológico. Veremos isso brevemente e nas próximas aulas a gente avança com mais detalhes. A gente viu até agora a sociologia, sociologia propriamente dita, o estudo sociológico. Como se caracteriza a sociologia ou estudo da sociologia? Sociologia procura entender o homem no seu próprio tempo e no seu próprio espaço, o presente. A sociologia procura entender nós seres humanos aqui na nossa atmosfera, na nossa região, hoje tal como nós vivemos, ainda que utilize recursos históricos, como a gente viu nas aulas passadas, o foco da sociologia é entender o nosso mundo hoje. No meu caso, eu estou aqui em São Paulo, estou aqui na Stoodi o que interessa para sociologia é entender esse nicho aqui, que eu e os outros colegas formamos aqui em São Paulo, que sociedade é essa que nós formamos. Já a antropologia tem uma proposta um pouco diferente. Antropologia, vem da junção de duas palavras gregas: ‘antropos’, que significa homem, e ‘logos’ que é razão. O que quer dizer então antropologia? O estudo racional do homem. Em que sentido? Ora, com a razão, o ser humano abre um leque de opções de vida, conforme a gente viu lá no nosso início do curso, o ser humano vai determinar várias linhas diferentes de crescimento, de evolução. A antropologia vai procurar entender justamente estas linhas, essa diversidade que o ser humano vai fazer, que o ser humano vai criar. E essa diversidade é justamente a sua cultura. A antropologia vai procurar entender esses diversos aspectos que o ser humano elabora através da sua cultura. A diversidade cultural é um ponto central aqui pra antropologia, vai procurar entender antropologia procura entender essas várias formas de se fazer cultura. Olhem aí alguns exemplos: vocês estão vendo aí algumas imagens de culturas, de sociedades diferentes, uma diferente da outra. É claro que elas têm pontos em comum entre elas. Mais umas se distanciam um pouco mais, outras um pouco menos, mas elas têm algumas coisas em comum. E o que interessa para a antropologia? Aquilo que tem de diferente. É por isso a antropologia, mais do que pegar uma sociedade próxima, seja São Paulo, Rio de Janeiro ou aqui em São Paulo e lá em Fortaleza ou então aqui no Brasil, Estados Unidos, a gente vai distanciando, Brasil e França, é uma distância maior. Mas o que interessa mais mesmo para a antropologia é o que tiver mais distante possível. O foco da antropologia vai ser aquilo que estiver distante, a distância não só geográfica, geográfica também e culturalmente, o que interessa é estudar aquilo que está geograficamente distante e culturalmente distante e entender uma outra maneira de se viver. Veja alguns exemplos aí novamente: vocês estão acompanhando uma tribo brasileira embora seja geograficamente perto é culturalmente distante da maneira como a maioria da população brasileira vive. É uma outra relação social, é uma outra cultura, é uma outra maneira de lidar com os seres humanos. Muito diferente dessa é este exemplo que vocês estão vendo, que é um povo da Indonésia, uma região específica da Indonésia que tem esse tipo de configuração cultural. E uma outra ainda, um outro exemplo que eu passo é esse da África, mais especificamente na Namíbia, um povo da Namíbia. Também tem uma maneira de viver completamente diferente da nossa e é essa diferença que chama atenção para a antropologia. A gente poderia olhar para eles e fazer as questões: Por que eles são tão primitivos? Por que estes povos são selvagens, bárbaros e até mesmo atrasados? Aqui a gente tem que parar tudo. Essas questões já nos trazem alguns problemas nos trazem alguns preconceitos, com preconceito no sentido próprio conceito previamente estabelecido. A gente parte do princípio que eles são primitivos, que eles são selvagens, que são bárbaros, que são atrasados, estabelece a nossa cultura como parâmetro para comparar as outras e aí não dá muito certo. A gente pega culturas tão diferentes, como aquela tribo indígena ou na Indonésia ou na Namíbia que são radicalmente diferentes umas das outras e considera elas como iguais, quando elas não são. Quando não tem um nada igual de uma para a outra ou tem pouca coisa de igual.Então o foco da antropologia vai mudar um pouco, esses aspectos aqui, a gente pode até apagar essas questões, não são interessantes para a antropologia. O que me interessa um pouco mais é entender uma outra maneira da hierarquia. Outra hierarquia de valores, não colocar os nossos valores no primeiro plano e rebaixar outras culturas dizendo que elas são primitivas, que elas são inferiores, são pouco desenvolvidas. Não. O que interessa é dar voz àqueles nativos, procurar entender que valores eles têm, não os nossos valores para julgá-los, mas ver como eles criam os valores deles e como eles julgam a si próprios, a nós também, ao mundo. Que hierarquia eles estabelecem? Como eles vão lidar com o mundo? Que tipo de cultura vai ser construída? Com isso, a gente vai procurar então entender o outro, mas do que entender a nós mesmos, entender o outro, primeiro passo, entender o outro ou os outros, essa diversidade de culturas, para daí a gente poder ter uma ideia um pouco melhor do que é o próprio ser humano. Entender esse ‘antropo’, o próprio homem. Vamos nós entender. Conhecendo melhor os outros homens, podemos ter um conhecimento do ser humano um conhecimento bem mais racional e aí sim tendo essa ideia, essa amplitude da nossa visão a gente pode entender melhor a nós mesmos, podemos entender melhor a nossa própria cultura, que é o que a gente vai fazer a partir das próximas aulas com um pouquinho mais de detalhes. Nos vemos lá! Tchau, tchau!

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