Sabe aquela vaga na universidade dos sonhos? Ela pode ser sua!

Matricule-se agora
Vagas abertas para o Extensivo 2022
Pessoa com tinta no rosto e com a palavra 'aprovadx' na testa sorrindo

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de O que é o Homem? dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Sociologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    UNESP 2012

    Uma mãe canadense defendeu a decisão tomada por ela e por seu marido de manter em segredo o sexo de seu filho mais novo, para dar à criança a oportunidade de desenvolver a sua identidade sexual por conta própria. A decisão tomada por Kathy Witterick, 38 anos, e David Stocker, 39, de não revelar o gênero de seu bebê Storm, de quatro meses de idade, gerou uma avalanche de reações – positivas e negativas – após reportagem do jornal “Toronto Star”, publicada nesta semana [28.05.2011]. (www.g1.globo.com. Adaptado.) De acordo com o texto, pode-se afirmar que:

  2. 2

    ENEM PPL 2013

    Imagine uma festa. São centenas de pessoas aparentemente viajadas, inteligentes, abertas a novas amizades. Você seleciona uma delas e começa um diálogo. Apesar do assunto envolvente, você olha para o lado, perde o foco e dá início a um novo bate-papo. Trinta segundos depois, outra pessoa desperta a sua atenção. Você repete a mesma ação. Lá pelas tantas você se dá conta de que não lembra o nome de nenhuma das pessoas com quem conversou. A internet é mais ou menos assim, repleta de coisas legais, informações relevantes. São janelas e mais janelas abertas. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 19 fev. 2013 (adaptado). Refletindo sobre a correlação entre meios de comunicação e vida social, o texto associa a internet a um padrão de sociabilidade que se caracteriza pelo(a)

  3. 3

    UEG 2008

    Classe média   Sou classe média Papagaio de todo telejornal Eu acredito Na imparcialidade da revista semanal   Sou classe média Compro roupa e gasolina no cartão Odeio "coletivos" E vou de carro que comprei a prestação   Só pago impostos, Estou sempre no limite do meu cheque especial Eu viajo pouco, no máximo um pacote CVC tri-anual   Mais eu "tô nem aí" Se o traficante é quem manda na favela Eu não "tô nem aqui" Se morre gente ou tem enchente em Itaquera Eu quero é que se exploda a periferia toda Mas fico indignado com o estado quando sou incomodado Pelo pedinte esfomeado que me estende a mão   O para-brisa ensaboado É camelo, biju com bala E as peripécias do artista malabarista do farol   Mas se o assalto é em Moema O assassinato é no "Jardins" A filha do executivo é estuprada até o fim   Aí a mídia manifesta a sua opinião regressa De implantar pena de morte, ou reduzir a idade penal   E eu que sou bem informado concordo e faço passeata Enquanto aumenta a audiência e a tiragem do jornal   Porque eu não "tô nem aí" Se o traficante é quem manda na favela Eu não "tô nem aqui" Se morre gente ou tem enchente em Itaquera Eu quero é que se exploda a periferia toda Toda tragédia só me importa quando bate em minha porta   Disponível em: Acesso em: 10 set 2007.   A letra da canção acima, de Max Gonzaga, traz vários elementos comuns tanto para a reflexão sociológica quanto filosófica, entre outras conexões com várias disciplinas. Temas sociológicos, como violência, classe social, consciência, meios de comunicação, e filosóficos, como ética, consciência, projeto e responsabilidade, estão presentes no texto.   A concepção do texto sobre consciência corresponde à seguinte proposição:

  4. 4

    UFG 2014

    Analise o cartaz a seguir. Elaborado durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), o cartaz apresentado transmite uma imagem de família estruturada sobre um princípio que

  5. 5

    ENEM 2013

    O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para

  6. 6

    ENEM 2015

    Só num sentido muito restrito, o indivíduo cria com seus próprios recursos o modo de falar e de pensar que lhe são atribuídos. Fala o idioma de seu grupo; pensa à maneira de seu grupo. Encontra a sua disposição apenas determinadas palavras e significados. Estas não só determinam, em grau considerável, as vias de acesso mental ao mundo circundante, mas também mostram, ao mesmo tempo, sob que ângulo e em que contexto de atividade os objetos foram até agora perceptíveis ao grupo ou ao indivíduo. MANNHEIM, K. Ideologia e utopia. Porto Alegre: Globo, 1950 (adaptado). Ilustrando uma proposição básica da sociologia do conhecimento, o argumento de Karl Mannheim defende que o(a)

  7. 7

    ENEM 2014

    Queijo Minas vira patrimônio cultural brasileiro O modo artesanal da fabricação do queijo em Minas Gerais foi registrado nesta quinta-feira (15) como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O veredicto foi dado em reunião do conselho realizada no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. O presidente do Iphan e do conselho ressaltou que a técnica de fabricação artesanal do queijo está “inserida na cultura do que é ser mineiro”. Folha de S. Paulo, 15 maio 2008. Entre os bens que compõem o patrimônio nacional, o que pertence à mesma categoria citada no texto está representado em:

  8. 8

    Stoodi

    O relacionamento entre homens e demais animais é complexa. Há animais que dificilmente se domesticam, como tubarões e leões. Por outro lado, há tantos outros que se adequam à civilização. É o caso de animais domésticos (cães, gatos) e pastoris (cavalo, gado). Mas, o mais importante de tudo é que essa domesticação é relativa a cada cultura, como por exemplo: I) a sacralização da vaca na Índia. II) a especialização ao tratamento de cães e gatos (pet shop). III) a lentidão natural de um bicho-preguiça. Dentro os itens acima, é correto:

  9. 9

    ENEM 2012

    O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem, retirar-lhe sua existência absoluta para dar-lhe uma relativa, e transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no todo. ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999. A visão de Rousseau em relação à natureza humana, conforme expressa o texto, diz que 

  10. 10

    UEMA 2009

    Second life, criado por Philip Rosidale em 2003, é um mundo virtual onde os indivíduos (avatares) vivenciam novas formas de sociabilidade, como uma realidade paralela. Porém, as interações são mais dinâmicas e intensas, há uma sobreposição entre o real e o virtual. Doravante, as interações ocorrem “chats de internet, orkut ou qualquer outra plataforma de interação virtual” em que as fronteiras espaço e tempo se diluem. FIGUEIRA, Mara. Second life: febre na rede. In: Sociologia: ciência & vida. São Paulo: Escala, ano 1, v.9, 2007. Com base nessas novas formas de interações sociais, é correto afirmar que sociedade é    

  11. 11

    UPE 2012

    Leia o texto abaixo: “Cultura (...) é aquele todo complexo, que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade”. TYLOR, Edward Burnett. A ciência da Cultura. In: CASTRO, Celso (org.) Evolucionismo cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p.69. Nessa ampla definição, Tylor incorpora, no conceito de cultura, todas as possibilidades de realização humana e enfatiza o aprendizado como um aspecto importante para a formação social do homem. Nessa perspectiva, todas as alternativas abaixo apresentam uma compreensão sociológica do conceito acima, exceto:

  12. 12

    UNESP 2012

    A convite da Confederação Nacional de Seguros, instituição privada, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do TST (Tribunal Superior do Trabalho) participaram de seminário em hotel de luxo no Guarujá (SP), no início de outubro. O evento, que aconteceu num hotel cinco estrelas, começou numa quinta-feira e prolongou-se até domingo. No período, as diárias variavam de R$ 688,00 a R$ 8.668,00. Além dos ministros, desembargadores e juízes de tribunais estaduais participaram do seminário. Foram discutidos assuntos de interesse dos anfitriões, como o julgamento de processos sobre previdência complementar e a boa-fé nos contratos de seguros. (Folha de S.Paulo, 14.11.2011. Adaptado.) A relevância jornalística do fato retratado pode ser relacionada a questões

  13. 13

    UNIMONTES 2015

     Interação social é ação social, orientada mutuamente, de dois ou mais indivíduos em contato direto. A interação social pressupõe significados e expectativas em relação às ações das pessoas. Portanto, é INCORRETO afirmar que

  14. 14

    UPE 2013

    Observe a foto a seguir:   Ela apresenta a interação entre pessoas de um mesmo grupo. O processo de sociabilidade se desenvolve no grupo, com base em um conceito sociológico expresso na foto acima . Sobre ele, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA.

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos