Quer ter acesso a todas as aulas de Sociologia?

Assine o Stoodi e estude tudo que você precisa para garantir sua aprovação!

G1 - IFSC 2014

No Brasil, o futebol conquistou adeptos na incipiente classe trabalhadora do Rio de Janeiro, o que levou alguns intelectuais a condená-lo. O escritor mulato Lima Barreto, por exemplo, foi um dos organizadores da Liga Contra o Futebol. Mais tarde, o romancista Graciliano Ramos também iria questionar o esporte bretão, dizendo que o futebol não iria conquistar o sertão. Já o escritor Coelho Neto, figurão bem situado na sociedade carioca, não só foi entusiasta do futebol como dois de seus filhos, Mano e Preguinho, tornaram-se grandes jogadores. Ele morava em frente ao campo do Fluminense e virou torcedor desvairado de um clube que não aceitava negros em seu time.

Disponível em: http://resistenciacoral.blogspot.com.br/2010/06/vencer-ou-morrer-futebol-geopolitica-e.html. Acesso: 27 fev. 2014. [Adaptado]

Leia e analise as afirmações abaixo:

I. De acordo com o texto acima, o futebol no Brasil era praticado por todas as classes sociais e em todos os recantos.
II. Infere-se do texto acima, que o futebol moderno tem suas origens na Ásia.
III. Considerando o texto acima, inicialmente, havia restrições da inclusão de afrodescentes nos clubes de futebol no Brasil.
IV. As relações entre Estado e futebol sempre foram nebulosas, muito especialmente nos Estados autoritários, o que, porém, não equivale a dizer que dirigentes eleitos democraticamente também não tenham procurado se apropriar do prestígio que o esporte oferece.

Assinale a alternativa CORRETA.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login