Confira agora suas respostas com o gabarito Enem do Stoodi!

Quer ter acesso aos nossos resumos completos?

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com conteúdos exclusivos!

Resumo de Modernismo Europeu - Arte

Quer estudar Modernismo Europeu? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Arte que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Introdução

Assistir aula

Definição geral

  • Conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos

  • Arte e design

  • Primeira metade do século XX

  • Convergências, diferenças e antagonismos

  • Literatura, arquitetura, design, pintura, esculturas, teatro, música

 

Propostas

  • Ruptura com a forma tradicional

  • Novas formas – progresso

  • Moderno em contraponto ao ultrapassado

  • Busca pelo contemporâneo

 

Contexto histórico

  • Séc. XIX – 1ª. Metade

    • Guerras e revoluções

    • Romantismo

    • Indivíduo e natureza – Expressão subjetiva

  • Séc. XIX – 2ª. Metade

    • Real domina o subjetivo

    • Alemanha – Realpolitk – Bismarck

    • França – Positivismo – Comte

    • Inglaterra – Era Vitoriana

    • Processo de institucionalização

    • Realismo

 

Antecedentes

  • Impressionismo

  • Simbolismo

  • 2ª. Revolução Industrial

  • Marco: Torre Eiffel (1887-1889)

 

Advento do Modernismo

  • Rejeita a tradição

  • Nova perspectiva

  • Ruptura em 1890

 

AULA 2

Expressionismo

Assistir aula

  • Vanguarda – Alemanha – início do século XX

  • Transversalidade – Arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia

  • Coincide com o FAUVISMO

  • Reação ao positivismo

  • Arte pessoal – intuição, visão interior, expressão

  • Deformação da realidade

    • Expressar subjetivamente o ser humano e a natureza

  • Reflete a solidão e angústia antes da Primeira Guerra Mundial

 

Die Brücke – A Ponte

  • Arte contemporânea e arte do futuro

  • Busca da realidade

  • Contraste e tensões sociais

  • Cores fortes, solidão, temática da Primeira Guerra Mundial

  • Destaques – Nus e ambientes naturais

  • Durou até 1933

    Der Blaue Reiter

  • Munique – 1911

  • Conjunto de artistas – ARTE = expressão do interior do artista

  • Oposição ao Impressionismo e Positivismo

  • Captar a essência da realidade – purificar os sentidos

  • Artistas:

    • Ernest L. Kirchner


       

    • Edvard Munch

      http://www.sabercultural.com/template/obrasCelebres/fotos/O-Grito-Edvard-Munch-Foto01.jpg



       

       

​​​​​​​

AULA 3

Fauvismo

Assistir aula

Les Fauves – AS FERAS

1905 – 1907 – Principal artista – HENRI MATISSE

http://3.bp.blogspot.com/-0sdbINLlO9Y/Tq25xZTfWLI/AAAAAAAADFI/bsBPyQaEokA/s1600/A+Dan%25C3%25A7a+%25281909-1910%2529.jpg

 

  • Arte do equilíbrio, da pureza, da serenidade

  • Sem perturbação ou depressão

  • Características:

    • Cores violentas

    • Arbitrariedade

    • Influência da Segunda Revolução Industrial

    • Pintar sensações

    • Reflete o dinamismo das relações na Revolução Industrial

    • Influências de Van Gogh e Gauguin

    • Simplificação das formas

    • Utilização maciça de cores puras

    • Pouca ou nenhuma gradação de matizes

    • Espontaneidade

    • Matizes sem relação com a realidade

    • Ritmo, impulsividade, experimentação

    • Temas cotidianos – EMOÇÃO/ALEGRIA de VIVER

    • Sensações elementares

AULA 4

Cubismo

Assistir aula

  • Século XX

  • Pablo Picasso

    http://clikaki.com.br/wp-content/uploads/2012/11/cubismo-analytico-picasso.jpg

 

  • George Braque

    http://www.moma.org/wp/moma_learning/wp-content/uploads/2012/07/Georges-Braque.-Man-with-a-Guitar-288x413.jpg

 

  • Representar a natureza através de formas geométricas

  • Cones, esferas, cilindros

  • Representações em três dimensões

  • Superfícies planas

  • Predomínio de linhas retas

  • Características

  • Geometrização

  • Renúncia à perspectiva

  • Claro/escuro sem função

  • Volume colorido sobre o plano

  • Sensação de pintura escultórica

  • Coloração austera e fechada

AULA 5

Abstracionismo

Assistir aula

  • Vanguarda – século XX

  • Não representa objetos da realidade concreta

  • Relações formais entre cores, linhas e superfície – NÃO REPRESENTAÇÃO

  • Recusa o academicismo e a herança clássica

 

Abstracionismo Lírico

  • Expressivo ou informal

  • Instintivo, inconsciente, intuitivo

  • Arte imaginária – necessidade interior

  • Influência – Expressionismo

  • Formas orgânicas e cores vibrantes

  • Destaque: Wassily Kandinsky

    http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2007/09/kandinsky.jpg

 

Abstracionismo Geométrico

  • Racionalização e análise intelectual

  • Formas e cores organizadas

  • Expressão da composição geométrica

  • Destaque: Piet Mondrian

    http://www.piet-mondrian.org/images/paintings/broadway-boogie-woogie.jpg

AULA 6

Suprematismo

Assistir aula

  • Vanguarda russa – formas geométricas básicas

  • Primeira escola sistemática de pintura abstrata no Modernismo

  • Arte livre de finalidades práticas

  • Ruptura com a ideia de imitação da natureza

  • 1ª. Obra: Quadrado em fundo branco (Malevich – 1915)

    https://iconographiahafluc.files.wordpress.com/2014/06/kazimir_malevich_1915_black_suprematic_square_oil_on_linen_canvas_79-5_x_79-5_cm_tretyakov_gallery_moscow.jpg

 

AULA 7

Construtivismo russo

Assistir aula

  • Rússia – 1919

  • Movimento de vanguarda artística

  • Nega a arte pura

  • A arte serve à construção do novo mundo socialista

  • Durou até 1934

  • Características:

    • Formas geométricas

    • Cores primárias

    • Fotomontagem

    • Tipografia

  • Influências em:

    • Destijl

    • Bauhaus

    • Suprematismo

  • Destaques

    • Vladimir Tatlin

      http://www.moma.org/interactives/exhibitions/2012/inventingabstraction/img/works/226.jpg


 

AULA 8

Futurismo

Assistir aula

  • Movimento artístico literário – 1909: Manifesto Futurista – Filipo Marinetti

    http://www.uv.es/moltoe/webquest/futurismo/images/f20.jpg

 

  • Rejeição ao moralismo e ao passado

  • Bases: Velocidade e tecnologia

  • Exaltação da guerra e da violência

  • Repercussões no Dadaísmo e no Concretismo

  • Desvalorização da tradição e do moralismo

  • Valorização da tecnologia e da indústria

  • Propaganda e comunicação

  • Onomatopeias

  • Cores vivas e contrastes

  • Sobreposição de imagens e traços

  • Pequenas deformações

  • Ideia de movimento e dinamismo

AULA 9

Dadaísmo e Surrealismo

Assistir aula

Dadaísmo

  • Zurique – SUI – 1916

  • Non sense

  • Reação à Primeira Guerra Mundial

  • Reação aos padrões artísticos

  • Parâmetros que influenciam a arte até hoje

  • Espontaneidade

  • Explicar o ser humano – IMPOSSÍVEL

  • Na negação dos valores estéticos – INCOMPREENSÍVEL

 

Surrealismo

  • Paris – FRA – 1920

  • Influência – Freud e a Psicanálise – inconsciente na atividade criativa

  • 1924 – Manifesto Surrealista

  • Combinação – representativo + abstrato + irreal + inconsciente

  • Libertação da razão e da lógica

  • Rejeição da razão e dos valores burgueses

  • Buscar restauras os poderes da imaginação

  • Contra o utilitarismo

  • Destaques:

    • Artes plásticas

      • Pablo Picasso

        http://www.educacaopublica.rj.gov.br/cultura/artes/0015/picasso1.jpg
         

      • Salvador Dalí

        http://4.bp.blogspot.com/-mRLcuHM61rM/T9uEzn9lr1I/AAAAAAAAAGM/16YGYIcWQRw/s1600/salvador_dali.jpg
         

      • Joan Miró

        https://carlosduarte12av1.files.wordpress.com/2012/11/joanmiro3.jpg

         

      • Cinema

        • Luis Buñuel

          http://3.bp.blogspot.com/-RsiFnJ4VSNo/TtkpO9rd2sI/AAAAAAAABxU/E_8zH2O507k/s1600/el-angel-exterminador.gif

AULA 10

Salvador Dali e Joan Miró

Assistir aula

Salvador Dalí (1904-1989)

http://uploads5.wikiart.org/images/salvador-dali.jpg!Portrait.jpg

  • Principal representante do surrealismo

  • Grande variação política

  • Simbolismo

  • Pintura técnica

  • Ciência

  • Ilusão de óptica

  • Religião

 

Joan Miró (1893-1983)

http://www.joan-miro.net/images/joan-miro.jpg

  • Fauvismo, Dadaísmo, Surrealismo

  • Fantasioso

  • Sem profundidade psicanalítica

  • Pinturas murais

  • Espontaneidade X Técnicas

AULA 11

Arquitetura

Assistir aula

  • Arquitetura Moderna é uma designação genérica de movimentos e escolas arquitetônicas entre as décadas de 1910 e 1950

    • Bauhaus (Alemanha)

    • Le Corbusier (França/Suiça)

    • Lloyd Wright (EUA)

    • Construtivismo (Rússia)

  • Características

    • Ruptura com o Ecletismo e Ornamento do século XIX

    • Abstração e geometrismo

    • Industrialização, economia e design

    • Menos é mais (Van der Rohe)

    • A forma segue a função (Sullivan)

  • Três linhas evolutivas

    • O moderno tem a ver com a causa social

    • Novos caminhos para a estética do futuro

    • Surge com o movimento moderno

  • Final do século XIX – Arquitetura do ferro – advento da Segunda Revolução Industrial e urbanização acelerada

    • Exemplos:

      • Crystal Palace (ING – 1851)

        http://mirrorsydney.files.wordpress.com/2013/06/crystal-palace-02-gty.jpg
         

      • Torre Eiffel (FRA – 1889)

        http://www.curiosidadesdomundo.com/wp-content/uploads/construcao-da-torre-eiffel.jpg



 

Bauhaus

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/Bauhaus.JPG

 

  • 1919 – Walter Gropius

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b5/WalterGropius-1919.jpg/200px-WalterGropius-1919.jpg

  • Escola de arquitetura, escultura, pintura, desenho industrial (desing)

  • A função é fundamental

  • Linhas simples – “Clean”

  • Linhas retas, geometrização

  • Fechada em 1933 por Adolph Hitler

 

Le Corbusier (1887-1965)

http://us.steelclassic.com/media/catalog/category/le_corbusier.jpg

  • Arquitetura funcionalista

  • Cinco pontos

  • Construção sobre pilotis

  • Terraço jardim

  • Planta livre de estrutura

  • Fachada livre de estrutura

  • Janelas em fita

  • Criador do Unité d`Habitation

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/35/Corbusier_Unite_Berlin.jpg

 

Franklin Lloyd Wright (1967-1959)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/99/Frank_Lloyd_Wright_LC-USZ62-36384.jpg/800px-Frank_Lloyd_Wright_LC-USZ62-36384.jpg

  • Projeto em três níveis – individual, localização finalidade

  • Escola de Chicago (EUA) – Arranha céus

    http://img3.adsttc.com/media/images/5512/994d/e58e/cec3/6900/00d2/large_jpg/frank-lloyd-wright-price-tower-skyscrapers-nyc1.jpg?1427282238

 

  • Projetos residenciais – Prairie Houses

    http://blogs.democratandchronicle.com/rochesterarts/files/2013/04/FrankLloydeWright.jpg

  • Considerado o maior e mais importante arquiteto da História dos EUA até hoje

 

AULA 12

Tendência da escultura moderna

Assistir aula

  • Auguste Rodin (1840-1917) – Precursor

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/78/Paris_2010_-_Le_Penseur.jpg

 

Características

  • Herdeira do Impressionismo

  • Associada às vanguardas europeias – cubismo, dadaísmo, primitivismo, abstracionismo

  • Construtivismo – novos materiais

  • Destaques:

    • Constantin Brancusi

      http://1.bp.blogspot.com/-HxDkDWLsHxM/TXkpSrHT0sI/AAAAAAAAFPY/QKDI70w-YFo/s1600/Constantin%2BBrancusi-O%2Bbeijo.jpg
       

    • Pablo Picasso

      http://s2.glbimg.com/vTK-jTPzG_yUZZ2xAAPMqvivOvw=/smart/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2015/09/11/exposicao-picasso-moma-05.jpg
       

    • Henry Moore

      https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e1/HenryMoore_RecliningFigure_1951.jpg/225px-HenryMoore_RecliningFigure_1951.jpg
       

    • Eric Gill

      http://pt.wahooart.com/Art.nsf/O/9DGQQH/$File/Eric+Gill-Nativity+And+The+Adoration+Of+The+Magi.JPG



 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.