Resumo de Modernismo Europeu - Arte

Quer estudar Modernismo Europeu? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Arte que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

AULA 1

Introdução

Assistir aula

Definição geral

  • Conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos

  • Arte e design

  • Primeira metade do século XX

  • Convergências, diferenças e antagonismos

  • Literatura, arquitetura, design, pintura, esculturas, teatro, música

 

Propostas

  • Ruptura com a forma tradicional

  • Novas formas – progresso

  • Moderno em contraponto ao ultrapassado

  • Busca pelo contemporâneo

 

Contexto histórico

  • Séc. XIX – 1ª. Metade

    • Guerras e revoluções

    • Romantismo

    • Indivíduo e natureza – Expressão subjetiva

  • Séc. XIX – 2ª. Metade

    • Real domina o subjetivo

    • Alemanha – Realpolitk – Bismarck

    • França – Positivismo – Comte

    • Inglaterra – Era Vitoriana

    • Processo de institucionalização

    • Realismo

 

Antecedentes

  • Impressionismo

  • Simbolismo

  • 2ª. Revolução Industrial

  • Marco: Torre Eiffel (1887-1889)

 

Advento do Modernismo

  • Rejeita a tradição

  • Nova perspectiva

  • Ruptura em 1890

 

AULA 2

Expressionismo

Assistir aula

  • Vanguarda – Alemanha – início do século XX

  • Transversalidade – Arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia

  • Coincide com o FAUVISMO

  • Reação ao positivismo

  • Arte pessoal – intuição, visão interior, expressão

  • Deformação da realidade

    • Expressar subjetivamente o ser humano e a natureza

  • Reflete a solidão e angústia antes da Primeira Guerra Mundial

 

Die Brücke – A Ponte

  • Arte contemporânea e arte do futuro

  • Busca da realidade

  • Contraste e tensões sociais

  • Cores fortes, solidão, temática da Primeira Guerra Mundial

  • Destaques – Nus e ambientes naturais

  • Durou até 1933

    Der Blaue Reiter

  • Munique – 1911

  • Conjunto de artistas – ARTE = expressão do interior do artista

  • Oposição ao Impressionismo e Positivismo

  • Captar a essência da realidade – purificar os sentidos

  • Artistas:

    • Ernest L. Kirchner


       

    • Edvard Munch

      http://www.sabercultural.com/template/obrasCelebres/fotos/O-Grito-Edvard-Munch-Foto01.jpg



       

       

​​​​​​​

AULA 3

Fauvismo

Assistir aula

Les Fauves – AS FERAS

1905 – 1907 – Principal artista – HENRI MATISSE

http://3.bp.blogspot.com/-0sdbINLlO9Y/Tq25xZTfWLI/AAAAAAAADFI/bsBPyQaEokA/s1600/A+Dan%25C3%25A7a+%25281909-1910%2529.jpg

 

  • Arte do equilíbrio, da pureza, da serenidade

  • Sem perturbação ou depressão

  • Características:

    • Cores violentas

    • Arbitrariedade

    • Influência da Segunda Revolução Industrial

    • Pintar sensações

    • Reflete o dinamismo das relações na Revolução Industrial

    • Influências de Van Gogh e Gauguin

    • Simplificação das formas

    • Utilização maciça de cores puras

    • Pouca ou nenhuma gradação de matizes

    • Espontaneidade

    • Matizes sem relação com a realidade

    • Ritmo, impulsividade, experimentação

    • Temas cotidianos – EMOÇÃO/ALEGRIA de VIVER

    • Sensações elementares

AULA 4

Cubismo

Assistir aula

  • Século XX

  • Pablo Picasso

    http://clikaki.com.br/wp-content/uploads/2012/11/cubismo-analytico-picasso.jpg

 

  • George Braque

    http://www.moma.org/wp/moma_learning/wp-content/uploads/2012/07/Georges-Braque.-Man-with-a-Guitar-288x413.jpg

 

  • Representar a natureza através de formas geométricas

  • Cones, esferas, cilindros

  • Representações em três dimensões

  • Superfícies planas

  • Predomínio de linhas retas

  • Características

  • Geometrização

  • Renúncia à perspectiva

  • Claro/escuro sem função

  • Volume colorido sobre o plano

  • Sensação de pintura escultórica

  • Coloração austera e fechada

AULA 5

Abstracionismo

Assistir aula

  • Vanguarda – século XX

  • Não representa objetos da realidade concreta

  • Relações formais entre cores, linhas e superfície – NÃO REPRESENTAÇÃO

  • Recusa o academicismo e a herança clássica

 

Abstracionismo Lírico

  • Expressivo ou informal

  • Instintivo, inconsciente, intuitivo

  • Arte imaginária – necessidade interior

  • Influência – Expressionismo

  • Formas orgânicas e cores vibrantes

  • Destaque: Wassily Kandinsky

    http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2007/09/kandinsky.jpg

 

Abstracionismo Geométrico

  • Racionalização e análise intelectual

  • Formas e cores organizadas

  • Expressão da composição geométrica

  • Destaque: Piet Mondrian

    http://www.piet-mondrian.org/images/paintings/broadway-boogie-woogie.jpg

AULA 6

Suprematismo

Assistir aula

  • Vanguarda russa – formas geométricas básicas

  • Primeira escola sistemática de pintura abstrata no Modernismo

  • Arte livre de finalidades práticas

  • Ruptura com a ideia de imitação da natureza

  • 1ª. Obra: Quadrado em fundo branco (Malevich – 1915)

    https://iconographiahafluc.files.wordpress.com/2014/06/kazimir_malevich_1915_black_suprematic_square_oil_on_linen_canvas_79-5_x_79-5_cm_tretyakov_gallery_moscow.jpg

 

AULA 7

Construtivismo russo

Assistir aula

  • Rússia – 1919

  • Movimento de vanguarda artística

  • Nega a arte pura

  • A arte serve à construção do novo mundo socialista

  • Durou até 1934

  • Características:

    • Formas geométricas

    • Cores primárias

    • Fotomontagem

    • Tipografia

  • Influências em:

    • Destijl

    • Bauhaus

    • Suprematismo

  • Destaques

    • Vladimir Tatlin

      http://www.moma.org/interactives/exhibitions/2012/inventingabstraction/img/works/226.jpg


 

AULA 8

Futurismo

Assistir aula

  • Movimento artístico literário – 1909: Manifesto Futurista – Filipo Marinetti

    http://www.uv.es/moltoe/webquest/futurismo/images/f20.jpg

 

  • Rejeição ao moralismo e ao passado

  • Bases: Velocidade e tecnologia

  • Exaltação da guerra e da violência

  • Repercussões no Dadaísmo e no Concretismo

  • Desvalorização da tradição e do moralismo

  • Valorização da tecnologia e da indústria

  • Propaganda e comunicação

  • Onomatopeias

  • Cores vivas e contrastes

  • Sobreposição de imagens e traços

  • Pequenas deformações

  • Ideia de movimento e dinamismo

AULA 9

Dadaísmo e Surrealismo

Assistir aula

Dadaísmo

  • Zurique – SUI – 1916

  • Non sense

  • Reação à Primeira Guerra Mundial

  • Reação aos padrões artísticos

  • Parâmetros que influenciam a arte até hoje

  • Espontaneidade

  • Explicar o ser humano – IMPOSSÍVEL

  • Na negação dos valores estéticos – INCOMPREENSÍVEL

 

Surrealismo

  • Paris – FRA – 1920

  • Influência – Freud e a Psicanálise – inconsciente na atividade criativa

  • 1924 – Manifesto Surrealista

  • Combinação – representativo + abstrato + irreal + inconsciente

  • Libertação da razão e da lógica

  • Rejeição da razão e dos valores burgueses

  • Buscar restauras os poderes da imaginação

  • Contra o utilitarismo

  • Destaques:

    • Artes plásticas

      • Pablo Picasso

        http://www.educacaopublica.rj.gov.br/cultura/artes/0015/picasso1.jpg
         

      • Salvador Dalí

        http://4.bp.blogspot.com/-mRLcuHM61rM/T9uEzn9lr1I/AAAAAAAAAGM/16YGYIcWQRw/s1600/salvador_dali.jpg
         

      • Joan Miró

        https://carlosduarte12av1.files.wordpress.com/2012/11/joanmiro3.jpg

         

      • Cinema

        • Luis Buñuel

          http://3.bp.blogspot.com/-RsiFnJ4VSNo/TtkpO9rd2sI/AAAAAAAABxU/E_8zH2O507k/s1600/el-angel-exterminador.gif

AULA 10

Salvador Dali e Joan Miró

Assistir aula

Salvador Dalí (1904-1989)

http://uploads5.wikiart.org/images/salvador-dali.jpg!Portrait.jpg

  • Principal representante do surrealismo

  • Grande variação política

  • Simbolismo

  • Pintura técnica

  • Ciência

  • Ilusão de óptica

  • Religião

 

Joan Miró (1893-1983)

http://www.joan-miro.net/images/joan-miro.jpg

  • Fauvismo, Dadaísmo, Surrealismo

  • Fantasioso

  • Sem profundidade psicanalítica

  • Pinturas murais

  • Espontaneidade X Técnicas

AULA 11

Arquitetura

Assistir aula

  • Arquitetura Moderna é uma designação genérica de movimentos e escolas arquitetônicas entre as décadas de 1910 e 1950

    • Bauhaus (Alemanha)

    • Le Corbusier (França/Suiça)

    • Lloyd Wright (EUA)

    • Construtivismo (Rússia)

  • Características

    • Ruptura com o Ecletismo e Ornamento do século XIX

    • Abstração e geometrismo

    • Industrialização, economia e design

    • Menos é mais (Van der Rohe)

    • A forma segue a função (Sullivan)

  • Três linhas evolutivas

    • O moderno tem a ver com a causa social

    • Novos caminhos para a estética do futuro

    • Surge com o movimento moderno

  • Final do século XIX – Arquitetura do ferro – advento da Segunda Revolução Industrial e urbanização acelerada

    • Exemplos:

      • Crystal Palace (ING – 1851)

        http://mirrorsydney.files.wordpress.com/2013/06/crystal-palace-02-gty.jpg
         

      • Torre Eiffel (FRA – 1889)

        http://www.curiosidadesdomundo.com/wp-content/uploads/construcao-da-torre-eiffel.jpg



 

Bauhaus

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/Bauhaus.JPG

 

  • 1919 – Walter Gropius

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b5/WalterGropius-1919.jpg/200px-WalterGropius-1919.jpg

  • Escola de arquitetura, escultura, pintura, desenho industrial (desing)

  • A função é fundamental

  • Linhas simples – “Clean”

  • Linhas retas, geometrização

  • Fechada em 1933 por Adolph Hitler

 

Le Corbusier (1887-1965)

http://us.steelclassic.com/media/catalog/category/le_corbusier.jpg

  • Arquitetura funcionalista

  • Cinco pontos

  • Construção sobre pilotis

  • Terraço jardim

  • Planta livre de estrutura

  • Fachada livre de estrutura

  • Janelas em fita

  • Criador do Unité d`Habitation

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/35/Corbusier_Unite_Berlin.jpg

 

Franklin Lloyd Wright (1967-1959)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/99/Frank_Lloyd_Wright_LC-USZ62-36384.jpg/800px-Frank_Lloyd_Wright_LC-USZ62-36384.jpg

  • Projeto em três níveis – individual, localização finalidade

  • Escola de Chicago (EUA) – Arranha céus

    http://img3.adsttc.com/media/images/5512/994d/e58e/cec3/6900/00d2/large_jpg/frank-lloyd-wright-price-tower-skyscrapers-nyc1.jpg?1427282238

 

  • Projetos residenciais – Prairie Houses

    http://blogs.democratandchronicle.com/rochesterarts/files/2013/04/FrankLloydeWright.jpg

  • Considerado o maior e mais importante arquiteto da História dos EUA até hoje

 

AULA 12

Tendência da escultura moderna

Assistir aula

  • Auguste Rodin (1840-1917) – Precursor

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/78/Paris_2010_-_Le_Penseur.jpg

 

Características

  • Herdeira do Impressionismo

  • Associada às vanguardas europeias – cubismo, dadaísmo, primitivismo, abstracionismo

  • Construtivismo – novos materiais

  • Destaques:

    • Constantin Brancusi

      http://1.bp.blogspot.com/-HxDkDWLsHxM/TXkpSrHT0sI/AAAAAAAAFPY/QKDI70w-YFo/s1600/Constantin%2BBrancusi-O%2Bbeijo.jpg
       

    • Pablo Picasso

      http://s2.glbimg.com/vTK-jTPzG_yUZZ2xAAPMqvivOvw=/smart/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2015/09/11/exposicao-picasso-moma-05.jpg
       

    • Henry Moore

      https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e1/HenryMoore_RecliningFigure_1951.jpg/225px-HenryMoore_RecliningFigure_1951.jpg
       

    • Eric Gill

      http://pt.wahooart.com/Art.nsf/O/9DGQQH/$File/Eric+Gill-Nativity+And+The+Adoration+Of+The+Magi.JPG



 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login