Resumo de Drogas - Biologia

Quer estudar Drogas? Aqui no Stoodi você encontra resumos grátis de Biologia que podem ser salvos em PDF para ajudar na sua preparação para o Enem e principais vestibulares.

Para gerar o PDF dos resumos, Assine o Stoodi.
lock Gerar PDF do Resumo

AULA 1

Aspectos Gerais e Canabinóides

Assistir aula

Definição

Substâncias naturais ou não que causam efeitos do tipo psicodisléptico ao organismo que as utiliza. Em geral, são derivadas de extratos vegetais. O uso de tais substâncias tem contexto histórico cultural e/ou reliogioso, e dentre os mais comuns distúrbios estão as alucinações, delírios e psicoses.

 

Canabinoides

Grupo de drogas onde se incluem as drogas maconha, haxixe e a planta cânhamo (esta, possui usos têxteis). O efeito principal relacionado ao uso dessas drogas é o relaxamento e anestesia das sensações (psicolepsia).

A maconha é derivada da planta Cannabis sativa e é uma das drogas ilícitas mais usadas no mundo atual, seja por uso hedonístico ou terapêutico. O efeito prolongado do uso inclui remoção de memórias, retardo do movimento e da cognição.

Folha da planta Cannabis sativa

AULA 2

Álcool, Cigarro e Definições

Assistir aula

Cigarro

Produto comercial lícito no qual se inala o tabaco, composto da plantaNicotiana tabacum. O cigarro é composto por diversos componentes maléficos ao usuário:

Nicotina: efeitos relacionados com o vício e dependência.

Metais pesados: efeitos relacionados com lesões hepáticas, pulmonares e renais.

Alcatrão: efeitos relacionados a formação de manchas de pele.

Monóxido de Carbono: efeitos relacionados com asfixia e derrame cerebral.

O cigarro ainda causa muco espesso e pode causar aos fumantes passivos efeitos tão negativos quanto aos consumidores de cigarro.

 

Álcool

Droga lícita ingerida em forma de bebidas e possui efeito psicotrópico, principalmente caracterizado por um inicio psicoanaléptico e o uso prolongado psicoléptico.

Causa efeitos maléficos diretos no fígado pâncreas e coração e indiretos relacionados a alteração de comportamento e violência.

 

Conceitos Importantes sobre Drogas

Lícita X Ilícita: Drogas comercialmente legalizadas e comercialmente ilegais, respectivamente.

Natural X Sintética X Semissintética: Droga que é o composto bruto; que é quimicamente produzida; que é quimicamente produzida e com composto ativo natural alterado, respectivamente.

Depressora X Estimulante X Perturbadora: sinônimos de psicolépticas, psicoanalépticas e psicodislépticas, ou seja, que retardam, estimulam ou perturbam a atividade cerebral, respectivamente.

AULA 3

Feniletilaminas e Dependência

Assistir aula

Feniletilaminas

Drogas mistas e entactógenas, com efeito estimulante e alucinónego. Tem efeito superestimulante nas células e estimulam movimentos voluntários. São exemplos a cocaína, o crack e o ecstasy. Em geral, agem em sistema dopaminérgicos, que alteram a quantidade de produção de dopamina.

 

Alcaloides Indólicos

Drogas que geralmente agem sobre sistemas serotonérgicos e possuem efeito sinestésico e alucinógeno. É exemplo o LSD (dietilamida do ácido lisérgico).

 

Vício e dependência

Consequência de alterações do mecanismo de recompensa de substâncias como dopamina e serotonina, que altera as propriedades de expressão de receptores de membrana.

AULA 4

Alcalóides e Estatísticas

Assistir aula

Alcaloides tropânicos

Anti-colinergicos naturais, que causam alterações cardíacas e midríase.Ex: Atropa belladona.

 

Outras drogas comuns

Chá de cogumelo e Ayahuasca:drogas alucinógenas

Heroína: componente derivado do ópio, causa bem estar e relaxamento, mas é altamente viciante podendo levar a morte.

 

Resumo estatístico

As drogas afetam grande porcentagem da população mundial, e acometem mais jovens da faixa etária de 15-25 anos. Ao longo dos anos, tanto a faixa etária de impacto tem aumentado, quanto o número de morte ligado às drogas tem expandido, tendo portanto este assunto de grande influência para as políticas de controle.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login